Imagem de uma pessoa entregando chaves para a outra

Consórcio de imóveis: como funciona e quais são as vantagens

Viva Real Publicado em 25/04/2023
Tempo de leitura 5 min

Uma alternativa para quem sonha em conquistar a casa própria, mas não está disposto a pagar juros altos ou não tem dinheiro para pagar a entrada do financiamento imobiliária, é fazer um consórcio de imóveis.

O consórcio é organizado por uma instituição financeira que reúne um grupo de pessoas que estão interessadas em comprar um imóvel. Confira como essa prática funciona e saiba se essa é a melhor alternativa para você.

Como funciona o consórcio de imóveis?

Quem participa de um consórcio imobiliário faz pagamentos periódicos a uma instituição financeira que administra um fundo que tem como objetivo financiar a compra de um imóvel.

Todos os meses, a instituição responsável por administrar o consórcio de imóveis sorteia um participante para ser contemplado com a carta de crédito para compra de imóvel.

Um consórcio para compra de imóvel pode durar até 16 anos. Isso significa que alguns participantes serão sorteados logo após a formação do grupo, já outros só serão contemplados no último ano do consórcio.

Sendo assim, essa modalidade de compra de imóvel pode não ser muito indicada para as pessoas que têm pressa em adquirir uma casa ou apartamento. Contudo, quem participa de um consórcio de imóveis pode ofertar um lance para aumentar as suas chances de ser sorteado.

O que são lances no consórcio?

O lance é uma oferta que o participante faz para aumentar as chances dele receber a carta de crédito contemplada. Existem três principais tipos de lances, o primeiro é o livre, no qual o participante pode oferecer qualquer valor, desde que respeite o lance mínimo da carta de crédito.

Algumas administradoras podem estabelecer um valor de lance fixo. Nesses casos, a instituição financeira pode fazer um sorteio geral e outro somente para os participantes que ofertarem o lance fixo. Também existe o lance embutido, no qual o participante pode usar parte do valor da carta de crédito para fazer a sua oferta.

Imagem de uma pessoa segurando uma miniatura de casa

Como é feito o cálculo do valor das prestações do consórcio?

O cálculo dos pagamentos do consórcio é feito com base no valor da carta de crédito, no tempo de duração do consórcio e na taxa de administração cobrada pela instituição financeira responsável pelo programa.

Além disso, em alguns casos, os participantes também precisam pagar um seguro. As parcelas podem apresentar um valor fixo durante toda a duração do consórcio, sendo somente reajustadas anualmente de acordo com uma taxa fixa determinada em contrato, como o IPCA.

Contudo, algumas instituições financeiras oferecem a opção de parcelas decrescentes. O valor das parcelas de quem opta por essa forma de pagamento vão caindo ao longo do tempo.

É possível usar o FGTS no consórcio de imóveis?

Quem participa de um consórcio imobiliário pode utilizar o FGTS para quitar uma parte ou a totalidade das parcelas do programa. Além disso, esse dinheiro também pode ser usado para fazer ofertas de laces.

O dinheiro do FGTS ainda pode ser utilizado para complementar o valor da carta de crédito para compra de imóvel, dessa forma, o participante poderá comprar um imóvel maior e melhor.

Quais são as vantagens desse modelo?

Agora que mostramos como funciona o consórcio de imóveis, saiba que essa prática apresenta vários benefícios quando comparada a outras formas de adquirir propriedades.

Uma das principais vantagens do consórcio imobiliário é que não há cobrança de taxa de juros nem de impostos, como o IOF. Sendo assim, quem decide comprar um imóvel dessa forma acaba gastando menos do que aqueles que optam por contratar um empréstimo bancário.

Outra vantagem dessa prática é que o participante não precisa pagar uma entrada para adquirir a propriedade. Já quem contrata uma linha de crédito imobiliária precisa pagar uma entrada que costuma variar entre 10% a 20% do valor do imóvel.

Além disso, as exigências para participar de um consórcio são muito menores do que para contrair um empréstimo bancário, sendo que algumas instituições financeiras nem obrigam os participantes a comprovarem renda.

Quais são as desvantagens do consórcio imobiliário?

Apesar das vantagens do consórcio de imóveis, essa prática também apresenta algumas desvantagens que devem ser levadas em consideração por quem está analisando diferentes maneiras de comprar um imóvel. A principal desvantagem é que o participante pode demorar muitos anos para ser contemplado com a carta de crédito. Isso significa que a pessoa terá que pagar pelo consórcio sem poder usufruir do imóvel.

Outra desvantagem é a perda do poder de compra da carta de crédito em relação à valorização do mercado imobiliário. Para exemplificar essa situação, imagine uma pessoa que entrou em um consórcio sonhando em comprar um apartamento de três quartos.

Contudo, esse participante só foi sorteado após cinco anos e, quando finalmente foi contemplado com a carta de crédito, o valor recebido já não era mais suficiente para adquirir o imóvel que ele queria. Portanto, nem sempre as pessoas que participam do consórcio conseguem comprar os imóveis que desejam.

O que acontece com quem não pagar a cota do consórcio de imóveis?

Quem não pagar as parcelas do consórcio pode ser excluído do grupo, caso ainda não tenha sido contemplado com a carta de crédito para compra de imóvel. Contudo, se essa pessoa já tiver sido sorteada, ela poderá perder a propriedade adquirida para quitar a dívida.

No entanto, caso o atraso no pagamento seja de apenas alguns dias, o participante deverá pagar uma multa. Por isso, é fundamental tentar manter os pagamentos do consórcio sempre em dia.

Seu próximo imóvel está no Viva Real

Se você participa de um consórcio de imóveis e foi contemplado com a carta de crédito, continue no site do Viva Real para encontrar o imóvel dos seus sonhos. Na nossa página é possível encontrar uma grande variedade de casas e apartamentos localizados nas mais diversas cidades brasileiras.

BANNER_Cobranded_VIVA_ZAP_1024x380