baixada fluminense

Baixada Fluminense: o guia completo dessa região do RJ

Viva Real Publicado em 30/05/2024
Tempo de leitura 8 min

Pertencente à Grande Rio, famosa região metropolitana do Rio de Janeiro, a Baixada Fluminense é a composição de 13 cidades da capital carioca e é uma das áreas mais populosas do RJ.

Repleta de história, diversidade e potencial econômico, essa parte da Cidade Maravilhosa oferece uma gama de oportunidades e experiências — tanto para moradores quanto para visitantes.

Isso porque a Baixada abriga municípios muito diferentes entre si: cada cidade desse complexo possui características e atrativos únicos, reunindo o que há de melhor no Rio de Janeiro.

Está pensando em visitar a região fluminense e não sabe muito sobre o local? A gente te ajuda!

O Viva Real preparou um guia completo sobre a Baixada e te apresenta aqui a história dessa região, quais as cidades compreendidas por ela, seus bairros mais famosos e boas dicas de o que fazer por lá.

Pronto para mergulhar em mais um capítulo da história do Rio de Janeiro?

Então acompanhe até o final e boa leitura!

Quais são os melhores bairros para morar no RJ? Separamos uma lista atualizada com 11 excelentes opções: confira aqui no blog.

Um pouco da história da Baixada Fluminense

A ocupação da Baixada Fluminense teve início durante o período colonial, com a chegada de exploradores e colonos portugueses; a presença de rios e áreas alagadiças contribuiu para o desenvolvimento da agricultura, como o cultivo de cana-de-açúcar, café e arroz.

Isso se manteve durante os séculos XIX e XX porque foi aqui, especialmente após a Segunda Guerra Mundial, que a Baixada passou por um processo de industrialização e urbanização acelerado.

A instalação de indústrias, principalmente do setor metalúrgico, petroquímico e têxtil, atraiu mão de obra e contribuiu para o crescimento urbano da região, com a formação de novos bairros, vilas operárias e centros industriais.

O crescimento populacional da Baixada Fluminense, impulsionado pela migração de trabalhadores em busca de emprego nas indústrias, resultou em um rápido aumento da urbanização e da demanda por infraestrutura e serviços públicos.

Atualmente, a Baixada é uma região dinâmica e diversificada, com uma economia que engloba setores como indústria, comércio, serviços, agricultura e turismo.

Quais as cidades da Baixada Fluminense?

cidades da Baixada Fluminense

Como citamos, a Baixada é composta por 13 cidades cariocas, que são:

Bairros mais conhecidos da Baixada Fluminense

Cidades famosas são compostas por bairros emblemáticos — e a Baixada está repleta deles em seus municípios!

Sendo uma região extensa e populosa, a Baixada possui diversos bairros conhecidos por sua história, características culturais e importância econômica.

Citamos os principais deles abaixo:

  • Chatuba, em Mesquita: conhecido por sua intensa atividade comercial, com feiras livres, lojas e mercados populares;
  • Austin, em Nova Iguaçu: bairro emblemático de Nova Iguaçu, conhecido por sua vida cultural, comércio diversificado e forte presença de escolas de samba;
  • Areia Branca, em Belford Roxo: conhecido por sua atmosfera tranquila, com praças, escolas e comércio local, sendo um bairro residencial bastante procurado;
  • Centro, em Duque de Caxias: área comercial e administrativa importante, com diversas lojas, bancos, repartições públicas e movimento intenso de pessoas;
  • Vilar do Teles, em São João de Meriti: um dos bairros mais movimentados e comerciais da cidade, com uma grande variedade de estabelecimentos comerciais, restaurantes e serviços.

A Baixada Fluminense é perigosa?

Baixada Fluminense é perigosa?

A segurança em qualquer região do Brasil pode variar de acordo com diversos fatores, incluindo políticas públicas, presença policial, condições socioeconômicas, entre outros aspectos. 

Em uma perspectiva geral, a Baixada Fluminense, assim como em outras regiões urbanas, possui áreas que podem apresentar desafios relacionados à segurança pública — e, atualmente, essa é considerada uma das regiões mais perigosas da Grande Rio.

Vale destacar, no entanto, que a Baixada é uma região ampla e diversificada, e a segurança pode variar significativamente de um bairro para outro. 

Existem áreas tranquilas, com baixos índices de criminalidade, assim como há regiões que demandam maior atenção e investimentos em segurança.

O que fazer na região? 5 lugares para conhecer

A Baixada Fluminense é uma excelente região para celebrar a diversidade e as inúmeras manifestações culturais da Cidade Maravilhosa — e, para você programar a sua visita ao local, separamos 5 lugares para explorar nessa parte da capital carioca.

Confira:

1. Feira de Artesanato de Nova Iguaçu

A Feira de Artesanato de Nova Iguaçu é uma das atrações culturais mais importantes e tradicionais da cidade. 

Essa feira reúne artesãos locais e visitantes em um ambiente vibrante e diversificado, onde é possível encontrar uma grande variedade de produtos artesanais, artísticos e culturais. 

Nas quartas e sextas, ela acontece na Praça Rui Barbosa e, nas terças e quintas, na Praça Antônia Flores; o horário varia, mas costuma começar pela manhã e se estender até o final da tarde.

2. Parque Natural Municipal do Gericinó

No município de Nilópolis fica o Parque Natural do Gericinó, uma importante área de preservação ambiental da Baixada e que, além de ser um famoso espaço turístico, desempenha um papel fundamental na conservação da biodiversidade local.

O parque possui uma diversidade de ambientes naturais, incluindo florestas, trilhas, riachos e áreas de vegetação típica da Mata Atlântica; além disso, oferece diversas opções de atividades ao ar livre, como trilhas para caminhadas, piqueniques e educação ambiental.

Ele abre todos os dias, das 6h às 19h.

3. Centro Cultural Donana

Um dos espaços culturais mais famosos de Belford Roxo, o Centro Cultural Donana foi criado com o objetivo de proporcionar acesso à cultura, promover a inclusão social e valorizar a diversidade cultural da Baixada Fluminense.

O centro cultural oferece uma programação diversificada de atividades culturais, incluindo exposições de arte, apresentações musicais, peças teatrais, oficinas artísticas, debates, palestras e eventos temáticos.

Ainda, o centro cultural desenvolve ações educativas e sociais, como projetos de formação artística, cursos, workshops, intercâmbios culturais e atividades voltadas para crianças, jovens, adultos e idosos.

Vale conferir a página do Instagram para saber mais sobre horários e atrações disponíveis.

4. Shopping Grande Rio

Na cidade de São João de Meriti fica um dos principais centros comerciais da Baixada: o Shopping Grande Rio é o mais completo shopping da região, com ampla variedade de lojas, serviços, entretenimento e opções gastronômicas.

Quem passa pela cidade não pode deixar de visitar o Shopping Grande Rio, seja para fazer compras, ir ao cinema, ou comer em um dos diversos restaurantes da praça de alimentação.

O Grande Rio funciona de segunda a sábado, das 10h às 22h, e nos domingos e feriados das 11h às 22h; ele fica na Rua Maria Soares Sendas, no coração de São João de Meriti.

5. Museu Ciência e Vida

Localizado em Duque de Caxias, o Museu Ciência e Vida é uma instituição dedicada à divulgação científica, à educação e ao estímulo ao interesse pela ciência.

O museu oferece exposições interativas que abordam temas variados relacionados à ciência, tecnologia, meio ambiente, saúde, física, química, biologia, astronomia, entre outros; ainda, as exposições são projetadas para proporcionar uma experiência de aprendizado envolvente e dinâmica.

O Museu Ciência e Vida funciona de terça a sexta, das 9h15 às 17h; vale conferir o site oficial para informações sobre exposições e valores.

Já pensou em morar na Baixada Fluminense? No Viva Real você encontra imóvel perfeito: confira as opções disponíveis no portal.

Seu lar na Baixada Fluminense está aqui no Viva Real!

A Baixada Fluminense é uma região vibrante e diversificada, que oferece uma gama de oportunidades econômicas, culturais e turísticas. 

Cada município possui suas próprias características e potencialidades, contribuindo para o desenvolvimento e a riqueza da região! 

Para moradores e visitantes, a Baixada é um lugar para explorar, conhecer e aproveitar suas belezas naturais, sua história e sua diversidade cultural.

Se você está pensando em se mudar para a região, não deixe de buscar imóveis aqui no Viva Real: são diversas oportunidades de venda e de aluguel, confira!

Para mais dicas e conteúdos como este, acesse o blog do Viva Real.