Motivos para alugar chácaras em Ibiúna perto de represas

Motivos para alugar chácaras em Ibiúna perto de represas

Viva Real Publicado em 23/11/2016
Tempo de leitura 4 min

Situada na Região Metropolitana de Sorocaba (SP), Ibiúna preenche os requisitos estaduais para ser considerada uma estância turística. Isso quer dizer que ela ganha uma verba pública maior para manter seus pontos de visitação. Para quem aluga chácaras em Ibiúna, essa informação é importante, pois garante um município cheio de coisas para fazer.
Se você está considerando a locação de um espaço na cidade, seja para morar ou para temporada, confira esses motivos que fazem de Ibiúna um ótimo lugar para passar o tempo livre.

Represas que são verdadeiros pontos turísticos

Os interioranos de Ibiúna não sofrem com a falta de praia. Suas represas e prainhas formadas em alguns de seus pontos cumprem bem o papel de espaço de lazer para a população.
A represa Itupararanga é uma delas. Formada pela união dos rios rios Sorocamirim e Sorocabuçú, ela possui uma extensão de aproximadamente 40 km. Em diversos pontos de suas margens, é possível encontrar a formação de prainhas.
A Prainha de Piratuba é um exemplo disso. Com 2 km de dimensão, ela reúne visitantes que querem aproveitar o espaço para praticar esportes aquáticos.
Já a Prainha do Escritório está sempre cheia, chegando a receber até 4 mil pessoas em dias de alto verão.
Na represa, os turistas também aproveitam de um passeio de escuna, feito pelo Comandante Ronaldo Condesso. O barco passa por diversos pontos de contemplação e paisagens ibiunenses.

Cachoeiras de tirar o fôlego

Outra atração que pode ser aproveitada por quem decide alugar uma chácara em Ibiúna são as cachoeiras.
A Cachoeira da Fumaça, por exemplo, possui duas quedas próximas das margens da represa. Com opção de trilhas, ela é ideal para quem gosta de se aventurar. Ela está localizada dentro do Parque Estadual do Jurupará e tem alternativa de acesso via barco.
Localizada a 16 km do centro da cidade, a Cachoeira Vargem do Salto é muito procurada por quem quer se banhar em suas águas. Suas quedas chegam a até 35 metros de altura.
Para quem tem disposição, vale a pena caminhar 40 minutos observando passados e plantas exóticas. O destino é a Cachoeira do Murundu, que possui diversas quedas águas límpidas para banho.

Cultura oriental

Com uma grande colônia nipo-brasileira, Ibiúna é um grande ponto para conhecer e se aprofundar na cultura oriental. Lá é possível explorar vários pontos, como o Centro Cultural de Ibiúna, que possui uma grande estrutura com objetivo de repassar costumes. No local há aulas de língua japonesa, um amplo salão de festas, campo de baseball, pista de atletismo e duas quadras poliesportivas. Há também espaços para a prática de esportes tradicionais do País, como Mallet-Golf e Gate-ball.
Dentro do espaço são realizados diversos eventos que reúnem diversos turistas, como a Festa do Yakissoba, o Undokai, a Noite Sukiyaki e a Noite de Tambores Japoneses.
Na cidade ainda se localiza o Templo Budista Jodoshu Nippakuji, que possui altitude é de 1,1 mil metros em comparação ao nível médio do mar, criando o clima ideal para orações e meditações.
A Academia de Treinamento Espiritual de Ibiúna recebe anualmente mais de 40 mil pessoas em eventos da religião Seicho-No-Ie. No espaço estão localizados o Santuário Hoozo do Brasil e o Monumento em Memória dos Anjinhos Anônimos.

Outros pontos turísticos em Ibiúna

Há diversas opções do que fazer em Ibiúna. Um espaço muito bonito e perfeito para contemplação é o Mirante da Figueira, a 4 km do centro da cidade. O local proporciona uma vista panorâmica de toda região.
Outro ponto muito visitado é a Capela e a Gruta de São Sebastião. Ao descer 1 km da capela, é possível chegar a diversas grutas. Lá, os turistas observam a Mata Atlântica, pedras de até 7 metros de altura e diversas cachoeiras. A cidade também possui uma feira de artesanatos, que acontece aos sábados na Praça do Fórum.
Quem aluga um sítio ou chácara em Ibiúna para temporada ou para morar está em uma localização privilegiada, rodeada de locais onde se pode celebrar a natureza ou conhecer uma nova cultura. Não deixe de conhecer a cidade e descobrir tudo o que ela tem para proporcionar a seus visitantes.
Você já visitou a cidade? Pretende passar uma temporada ou viver nela? Comente!