O que é decoração minimalista e como aplicá-la?
A decoração minimalista é uma das mais usadas nos dias de hoje, principalmente por causa da alta procura por apartamentos pequenos, de 30 a 45 m², nas cidades brasileiras.
A decoração minimalista é uma das mais usadas nos dias de hoje, principalmente por causa da alta procura por apartamentos pequenos, de 30 a 45 m², nas cidades brasileiras.
O estilo de decoração minimalista foi criado no final do século XX, mas ganhou força no século XXI, e tende a continuar em voga por muitos e muitos anos.
Então, o que é decoração minimalista, quais são as características dela e como aplicá-las em uma casa ou um apartamento? O blog do Viva Real preparou um artigo especial para resolver todas suas dúvidas e ajudar você a aplicar esse estilo na sua residência. Confira tudo o que você precisa saber a seguir!
O que é decoração minimalista?
A decoração minimalista é um estilo cuja estética preza por linhas muito limpas e formas simples, além da premissa de que “menos é mais”. Ela quase “rejeita” objetos decorativos, prezando principalmente pela simplicidade.
Uma casa minimalista possui cores específicas e móveis, objetos e outros elementos com funções que trazem praticidade ao ambiente. Em outras palavras, é uma residência com poucos móveis e objetos, além de muito espaço disponível.
Trata-se de um tipo de decoração que, diferentemente do que muita gente acredita, não gera ambientes desinteressantes e monótonos, pelo contrário! A estética é cheia de elegância e muita personalidade.
Como aplicar a decoração minimalista? Confira 5 dicas!
Um dos princípios da decoração minimalista é a redução do número de móveis e objetos na casa. Tudo que compõe o ambiente deve ser escolhido minuciosamente para não criar um ambiente visualmente carregado (repleto de coisas por todos os lados).
A organização e o estilo “clean” criam um ambiente aconchegante e muito confortável para o dia a dia. Quer saber como aplicar a decoração minimalista na sua casa? Preparamos cinco dicas incríveis para ajudar! Confira a seguir.
1 – Cores minimalistas
A princípio, o branco é a base do minimalismo. A cor é fundamental nesse tipo de decoração, principalmente porque traz amplitude ao ambiente e ressalta a luminosidade, a limpeza e a tranquilidade. Além dela, cinza, bege, marrom e preto também são muito utilizados.
É importante destacar que não é necessário usar apenas uma dessas cores em uma decoração minimalista. Combinar esses tons é fundamental! O cinza com o branco, por exemplo, vem sendo muito utilizado, bem como o preto com o branco, o marrom com o branco ou o marrom com o cinza.
2 – Menos é mais, sempre!
Você é o tipo de pessoa que acumula objetos e móveis “inúteis” em casa? Se quiser criar uma decoração do estilo minimalista na sua casa, é necessário se livrar de tudo que não é utilizado no seu dia a dia.
Lembre-se de que a premissa do “menos é mais” é o ponto principal do minimalismo. Então, privilegie espaços vazios e evite excessos para criar um ambiente mais confortável e menos carregado.
3 – Móveis minimalistas
Como foi dito anteriormente, cada móvel deve ter uma função, ou seja, nada deve ser inútil. Além disso, o estilo exige a presença de móveis e objetos com design em linha reta, que se harmonizam facilmente entre si e trazem um ar de modernidade para o ambiente.
Em um quarto minimalista, por exemplo, a cama box com baú é um item valioso, pois combina com o estilo da decoração e contribui para a organização do cômodo. Ao mesmo tempo, uma mesa de escritório retrátil pode ser guardada a qualquer momento e não atrapalha a circulação no dia a dia.
4 – Espelhos são primordiais em uma decoração minimalista
Os espelhos não podem faltar em uma casa minimalista! Isso porque eles são capazes de trazer a sensação de amplitude aos espaços e, quando são combinados com as cores certas, essa impressão é potencializada.
Portanto, se você mora em uma casa ou um apartamento pequeno, invista em grandes espelhos e coloque-os em lugares estratégicos da residência, como a parede de frente para a janela da sala, por exemplo.
Porém, é importante destacar que os espelhos duplicam todos os itens do ambiente. Dessa maneira, se o local estiver repleto de objetos e a posição do espelho refleti-los, isso pode tornar o ambiente bastante carregado.
5 – Capriche na iluminação (natural e artificial)
Por fim, é impossível criar um ambiente minimalista sem uma boa iluminação, seja natural, seja artificial. Isso porque a claridade é muito importante para trazer um ar de limpeza ao lar. Portanto, aproveite bastante a luz solar e invista em lâmpadas de led, spots, lustres, etc.
Visite o blog do Viva Real para ver mais dicas de decoração
E aí, o que achou das nossas dicas de decoração minimalista? Agora, basta colocar a mão na massa para deixar seu lar com a sua cara! Para ver mais dicas sobre decoração, visite o blog do Viva Real e fique por dentro das principais novidades!