imagem de decoração sustentavel em sala e cozinha

5 dicas para montar uma decoração sustentável

Se você quer ajudar a preservar o meio ambiente, precisa tentar diminuir o impacto ambiental. Para isso, é preciso adotar algumas medidas, como reduzir o consumo de energia elétrica, economizar água e apostar em uma decoração sustentável para a sua casa.

Viva Real Publicado em 20/09/2022
Tempo de leitura 5 min

Se você quer ajudar a preservar o meio ambiente, precisa tentar diminuir o impacto ambiental. Para isso, é preciso adotar algumas medidas, como reduzir o consumo de energia elétrica, economizar água e apostar em uma decoração sustentável para a sua casa.

Para unir decoração e sustentabilidade, você precisa escolher móveis e peças decorativas fabricados com materiais sustentáveis, como bambu e argila, além de reaproveitar objetos e embalagens. Confira sete dicas para montar uma decoração sustentável!

1- Reaproveite embalagens usadas para fazer objetos de decoração

Uma das formas mais comuns de montar uma decoração com baixo impacto ambiental é reaproveitando embalagens de produtos usados, como latas de leite, caixa de ovos e garrafas PET.

Você pode criar um cachepot com uma lata de leite para suas plantas. Dessa forma, você reaproveita uma embalagem que iria para o lixo e ainda deixa a sua casa mais bonita e personalizada.

Também é possível transformar garrafas de vinhos, sucos e até de cerveja em vasos para flores. Dependendo do tipo de embalagem, tudo o que você vai precisar fazer é retirar o rótulo, lavar e colocar as suas flores. 

Outra ideia para quem quer montar uma decoração sustentável é usar latas de alimentos como porta-canetas. Apenas retire o rótulo da embalagem, lave bem e pinte ou cole um adesivo para personalizar.

2- Use caixotes e pallets para fazer móveis 

Os caixotes de feira e os pallets (estrados de madeira) também são ótimas opções para quem quer montar uma decoração sustentável. Isso porque é possível fazer alguns móveis com essas peças, como estantes, nichos decorativos e até escrivaninha de pallets.

Você pode criar várias peças com os caixotes de feira, como mesas de cabeceira, para a decoração sustentável para quarto, estantes, fruteiras e mesas de centro.  

Além disso, você ainda pode aproveitar esse material para fazer nichos de caixote de madeira. Você pode pendurar essas estruturas na parede e colocar qualquer coisa nelas, como plantas, livros e brinquedos. 

3 – Use tintas ecológicas

Para ter uma decoração sustentável, você também precisa escolher bem a tinta usada para pintar as paredes da sua residência e decorar os objetos que você vai transformar em móveis ou peças decorativas. 

As tintas convencionais são feitas à base de petróleo e outros materiais tóxicos, que agridem o meio ambiente. Por isso, se for possível, opte pelas tintas ecológicas, produzidas com matérias-primas naturais, por isso, possuem baixo impacto ambiental.

Outro benefício dessas tintas é que elas são mais seguras para pessoas alérgicas e crianças, pois não possuem COVs (Compostos Orgânicos Voláteis), substâncias que podem fazer mal à saúde, pois impactam de forma direta a qualidade do ar do local onde são aplicadas.

Sendo assim, além de não prejudicar o meio ambiente, as tintas orgânicas são mais seguras e ainda ajudam a controlar a umidade do cômodo no qual elas são aplicadas, evitando mofo.

4 – Opte por peças feitas com materiais sustentáveis

Se você precisar comprar alguns objetos para a sua casa, escolha aqueles feitos com materiais sustentáveis. Isso porque matérias-primas como o plástico possuem um grande impacto ambiental, já que demoram muito tempo para se decompor, mais de 400 anos.

Sendo assim, na hora de comprar qualquer peça decorativa para a sua residência, certifique-se de que aquele objeto foi realmente produzido com materiais sustentáveis, como o bambu.

Imagem de decoração sustentavel

Além disso, caso você precise comprar algum móvel de madeira, verifique se aquela peça foi produzida com madeira de reflorestamento, plantada com a finalidade de servir de matéria-prima para mobílias e outras peças.

Ao comprar um móvel feito com madeira de reflorestamento, você tem a certeza de que aquela peça não foi produzida com madeiras nativas, oriundas de florestas ou áreas de preservação ambiental.

5 – Garimpe objetos de decoração e móveis em feiras de antiguidades

Outra maneira de montar uma decoração sustentável é optando por móveis e objetos decorativos usados. É possível encontrar peças em bom estado de conservação e ótima qualidade em antiquários e feiras de antiguidades.

Sendo assim, se você se preocupa com o meio ambiente e quer reduzir o seu impacto ambiental, vale a pena garimpar peças de segunda mão para a sua residência. Além disso, esses móveis e objetos costumam ser mais baratos, o que vai ajudar você a economizar na hora de decorar a sua casa.

Seu próximo imóvel está no Viva Real 

Agora que você já sabe o que é e como aplicar a decoração sustentável na sua residência, está na hora de procurar um novo imóvel para aplicar todas essas dicas.

Acesse o site do Viva Real e confira todos os imóveis disponíveis. Há várias opções de casas e apartamentos em várias cidades do Brasil. Certamente, você vai encontrar um imóvel que atenda a todas as suas necessidades.