o que é living

O que é living? Tudo sobre esse espaço vital na casa moderna

Viva Real Publicado em 09/04/2024
Tempo de leitura 7 min

Se você está pensando em repaginar a sua casa, incorporando elementos contemporâneos e cheios de estilo, já deve ter se perguntado o que é living e como esse espaço pode ser útil — afinal de contas, todas as residências modernas contam com um!

O living muitas vezes se parece com uma sala de estar: é em ambos os ambientes que a família se reúne para momentos de convivência, entretenimento, relaxamento e socialização.

No entanto, o living é caracterizado pela sua multifuncionalidade, integrando diferentes funções da casa e transcendendo o conceito tradicional de uma simples sala.

Com uma atmosfera acolhedora e prática, o living desempenha um papel fundamental na vida cotidiana dos moradores, e tem tudo para ser o coração do seu lar!

Se você está pensando em investir neste cômodo na sua residência, veio ao lugar certo: o Viva Real é seu parceiro em dicas de reformas e decoração.

Preparamos aqui um conteúdo especial para explicar o que é living, diferenças entre a tradicional sala de estar, vantagens e dicas para montar o seu.

Acompanhe abaixo para tirar todas as suas dúvidas; boa leitura!

E o lounge? Você sabe para que serve? A gente explica tudo sobre esse outro moderno cômodo da casa aqui no blog: confira na íntegra.

O que é living?

O living é um ambiente multifuncional que geralmente está localizado no térreo da casa, próximo à entrada principal ou conectado à sala de jantar. 

É um espaço projetado para receber visitas, desfrutar de momentos de lazer em família, assistir TV, ler um livro, ou simplesmente relaxar!

A decoração do living pode variar de acordo com o estilo de vida e as preferências dos moradores, mas geralmente inclui móveis confortáveis, decoração acolhedora e elementos que promovem a interação e o conforto.

O que é um living integrado?

Um living integrado é um espaço que combina diferentes funções, como sala de estar, sala de jantar e até mesmo a cozinha, de forma fluida e sem barreiras físicas. 

Esse conceito de integração de ambientes é cada vez mais popular em projetos arquitetônicos modernos, pois promove uma sensação de amplitude, favorece a interação entre os moradores e cria um ambiente mais dinâmico e funcional.

São características indispensáveis a um living integrado:

  • espaço aberto;
  • iluminação natural;
  • fluidez na circulação;
  • ambiente multifuncional.

O que é living ampliado?

Já o living ampliado se trata de uma extensão do espaço da sala de estar que incorpora áreas adjacentes, como varandas, terraços, jardins de inverno ou espaços ao ar livre, criando um ambiente mais espaçoso e integrado. 

Esse conceito visa expandir o espaço habitável da casa, conectando o interior com o exterior e aproveitando ao máximo as áreas disponíveis — é por isso que em projetos de livings ampliados, é comum uma reforma maior, com derrubada de paredes.

Qual a diferença entre living e sala de estar?

o que é living: diferença entre sala de estar

Agora você já sabe o que é living,  deve estar se perguntando de que forma ele se diferencia da sala de estar, já que muitas vezes são tratados como sinônimos e até possuem funções muito parecidas!

Quando falamos de tamanho, o living geralmente é mais amplo e integrado, enquanto a sala de estar costuma ser um ambiente menor e mais definido.

Ainda, da perspectiva de funcionalidade, o living oferece uma série de funções, sendo versátil e abrindo diversas possibilidades; enquanto isso, a sala de estar se destina principalmente ao relaxamento e ao entretenimento.

Outro ponto que destaca a diferença entre ambos é o estilo: o living apresenta um estilo mais moderno e eclético, enquanto a sala de estar pode ter um estilo mais tradicional.

As vantagens de ter um living em seu lar

O living, mais do que um ambiente, é um estilo de vida que oferece diversos benefícios para o dia a dia. 

Confira algumas das principais vantagens de ter um living em casa:

Integração e praticidade

A integração com outros ambientes, como a cozinha e a sala de jantar, facilita a comunicação e a participação em atividades em conjunto — e é uma das principais vantagens de ter um living.

O living oferece soluções práticas para o dia a dia, otimizando o uso do espaço e facilitando a organização da casa.

Ainda, a versatilidade do living permite adaptá-lo a diferentes necessidades e momentos, desde o trabalho até o entretenimento.

Conforto

Com a escolha adequada de móveis, decoração e iluminação, o living pode se tornar um ambiente aconchegante e convidativo, proporcionando conforto e bem-estar aos moradores e visitantes.

Ainda, com o uso de materiais adequados, como isolamento térmico e acústico, o living pode oferecer um ambiente mais confortável e protegido contra variações climáticas e ruídos externos, proporcionando uma experiência de moradia mais agradável.

Convivência e socialização

O living é um ambiente projetado para receber visitas e promover a interação social entre os moradores e convidados, criando um espaço acolhedor e propício para momentos de convívio e descontração.

Também, o living pode ser utilizado como espaço de entretenimento e lazer, sendo ideal para assistir filmes, séries, jogos esportivos ou realizar eventos sociais e encontros familiares, oferecendo diversão e diversidade de atividades em casa.

Iluminação e ventilação do espaço

O living geralmente possui janelas amplas que permitem a entrada de luz natural e ventilação cruzada — e a iluminação natural contribui para um ambiente mais saudável e agradável.

Ainda, a característica ventilação cruzada proporcionada pelo espaço ajuda a manter a temperatura agradável e a reduzir a umidade do ambiente.

Dicas para montar o seu living

dicas para montar seu living

Antes de começar a, de fato, investir em um projeto de living, é fundamental iniciar o planejamento, que deve incluir as seguintes etapas:

  1. defina o estilo e a funcionalidade do living: antes de iniciar a decoração, é importante ter uma ideia clara do estilo que você deseja e como o living será utilizado;
  2. considere o tamanho do ambiente: o tamanho do living influenciará na escolha dos móveis, cores e objetos decorativos;
  3. meça o espaço: meça o ambiente antes de comprar móveis para garantir que eles se encaixarão perfeitamente;
  4. defina um orçamento: determine quanto você está disposto a gastar na decoração do living.

Depois de feito o planejamento, é hora de começar o projeto, escolhendo móveis, cores, decoração e iluminação — o que importa é deixar tudo com a sua personalidade!

Ainda, são outras boas dicas para ajudar na hora de montar seu living:

  • integre o living com outros ambientes, criando um ambiente mais amplo e convidativo;
  • espelhos podem ser utilizados para ampliar o ambiente e refletir a luz natural, faça uso deles!;
  • um ponto focal, como uma lareira, uma TV ou uma obra de arte, pode ser utilizado para criar um centro de interesse no living.

Procurando por um imóvel para decorar como quiser? No Viva Real você encontra: confira nossas opções de casas e apartamentos em todo o Brasil!

Encontre seu lar no Viva Real

Hoje, você conferiu o que é living: um espaço vital na casa moderna que proporciona conforto, convivência, funcionalidade e beleza. 

Ao investir na criação de um living acolhedor e personalizado, você estará valorizando o seu lar e construindo um espaço único para celebrar os melhores momentos da vida.

Se você está procurando um imóvel para colocar em prática todas as suas ideias de decoração, a sua busca termina no Viva Real: são milhares de anúncios de venda e aluguel em todo do país, confira!

Para mais conteúdos com dicas como as deste artigo, acesse o blog do Viva Real.