Descubra quais são os melhores tipos de pedra para a cozinha
Existem vários tipos de pedra para a cozinha, mas, infelizmente, apenas um pode ser escolhido para fazer parte do “coração” da sua casa. É a partir daí que tudo começa a ficar difícil, não é mesmo?
Existem vários tipos de pedra para a cozinha — difícil é escolher qual é o melhor na hora de planejar a sua. Portanto, se você está construindo ou reformando essa área, saber quais pedras são mais recomendadas para cada parte do cômodo pode ajudar muito.
Pensando nisso, continue a leitura e confira nossas cinco dicas dos melhores tipos de pedras. Descubra qual é o mais indicado para a sua reforma ou construção a seguir!
1 – Granito
Em primeiro lugar, temos a pedra de granito para cozinha, a mais usada nas decorações do coração da casa. Ela é uma escolha muito comum devido à sua durabilidade e resistência a riscos e manchas. Isso sem contar que a limpeza é simples e fácil: basta um pano úmido com água e detergente neutro!
O granito é constituído pelos minérios quartzo, feldspato e mica. Por ser uma pedra natural e mesclada com vários tipos de minérios, não tem uma cor fixa. Assim, ele possui uma ampla variedade de cores e padrões naturais, oferecendo uma aparência sofisticada à cozinha. Você o encontra nas cores:
- Acqualux;
- Arabesco;
- Blue star;
- Branco-dallas;
- Branco-marfim;
- Café-imperial;
- Preto-absoluto;
- Verde-lavras;
- Verde-ubatuba;
- Verde-esmeralda.
2 – Mármore
Em segundo lugar, o mármore também faz sucesso nas cozinhas mundo afora. Originário do calcário, ele é apreciado por sua beleza e pela elegância que confere à cozinha.
Já a coloração do mármore para cozinha varia de acordo com os minérios presentes em sua composição. Portanto, também é possível encontrar mármores em diferentes cores e “estampas”. As principais são:
- branco;
- cinza;
- creme;
- tons esverdeados;
- tons escuros, como o preto.
Essa pedra é parecida com o granito, mas é menos resistente. O mármore tem alta porosidade, baixa resistência ao calor e alta absorção de líquidos, sendo mais suscetível a manchas.
Por esses motivos, o mármore não é recomendado para bancada de cozinha com pia para evitar o contato com a água. Dessa maneira, o ideal é utilizar essa pedra em balcões de apoio e superfícies de outros móveis.
3 – Quartzo ou silestone
Sabia que a pedra de silestone é constituída de 94% quartzo natural e 6% resina? Pois é, esse tipo de “quartzo composto” também é uma opção muito utilizada para cozinhas no Brasil.
A composição mista ajuda a melhorar a resistência e a diminuir a permeabilidade do quartzo para cozinha. Esse tipo de pedra está disponível em uma ampla variedade de cores. Em contrapartida, ela conta com dois pontos negativos: o preço alto e a resistência baixa ao calor.
4 – Ardósia
Conhece a pedra de ardósia? Também conhecida como pedra-lousa, era usada para produzir quadros negros. Com o passar dos anos, ela começou a ser usada também na decoração de imóveis, em pisos, revestimentos e, atualmente, como um dos tipos de pedra para a cozinha.
Ela é considerada uma das mais bonitas e resistentes do mercado. Por ser durável e resistente a manchas, uma pia de ardósia para cozinha, por exemplo, é uma boa escolha.
As principais cores da ardósia são cinza, preto, ferrugem e verde. Além disso, você pode escolher a pedra em diferentes texturas, como escovada, lixada, polida, natural ou envelhecida. Sendo assim, a ardósia é uma escolha interessante, especialmente para quem está construindo uma cozinha no estilo rústico.
5 – Porcelanato
O porcelanato é muito usado em pisos e paredes, mas o que pouca gente sabe é que ele também é uma excelente opção entre os tipos de pedra para a cozinha. Inclusive, por esse motivo, o material é considerado um dos mais versáteis que existem atualmente.
Os maiores benefícios de escolher o porcelanato para a bancada da cozinha, por exemplo, são a alta resistência e a durabilidade. Além disso, ao contrário de materiais como granito e mármore, o porcelanato não mancha e possui um excelente custo-benefício se for comparado aos outros tipos de pedra para a cozinha.
No entanto, vale destacar que a mão de obra pode ser uma dificuldade, caso você opte por usar o porcelanato na sua cozinha. Isso porque nem todos os profissionais são aptos a realizar a instalação. Por isso, procure mão de obra especializada e invista em uma boa instalação.
Escolha sua cozinha com a ajuda do Viva Real
Antes de comprar móveis ou começar uma obra na sua cozinha, lembre-se de considerar o estilo de decoração de cozinha que você busca. Para cada um, o tipo de pedra recomendada muda.
Além disso, verifique o seu orçamento, a durabilidade desejada e o nível de manutenção antes de escolher entre os tipos de pedra para a cozinha. Por fim, é sempre recomendável consultar um especialista no assunto para obter a orientação adequada sobre a melhor opção para suas necessidades específicas.
Agora, se você está buscando um imóvel com a cozinha dos sonhos, faça uma pesquisa no Viva Real! Nossa plataforma possui milhões de casas e apartamentos à venda. Use os filtros de busca avançada para pesquisar a opção ideal e confira as fotos e descrição para encontrar o imóvel dos sonhos.