Imagem de um conjunto de louças orientais

O que é e como usar o estilo minimalista oriental?

Viva Real Publicado em 04/01/2023
Tempo de leitura 5 min

O estilo minimalista oriental se inspira nas culturas de diferentes países asiáticos, como o Japão, a China, a Índia e a Tailândia. Ele prega a simplicidade e segue a filosofia do “menos é mais”.

Se você aprecia esse modo de vida, saiba que é possível compor uma decoração seguindo o estilo oriental na sua casa. Você pode escolher apenas um cômodo para decorar de acordo com os preceitos do Oriente ou fazer isso em toda a residência. Dessa forma, seu lar ficará mais aconchegante e personalizado.

O que é o estilo minimalista oriental?

A decoração oriental é complementada pelo estilo minimalista que, apesar de ter sido criado nos Estados Unidos, possui muitos preceitos que estão de acordo com o que os povos do Oriente acreditam. Alguns deles são: a valorização da simplicidade e o combate ao acúmulo excessivo de bens materiais.

Sendo assim, quem segue o estilo minimalista oriental busca uma vida mais tranquila e equilibrada, e não tenta se apegar tanto aos bens materiais, independentemente do valor deles.

Esses preceitos são levados para dentro do lar por meio da decoração oriental, que busca criar espaços simples, sem excessos, mas muito aconchegantes e convidativos, com móveis e peças que remetem aos usados nos países asiáticos.

Como levar o minimalismo oriental para casa?

Se você gostou do estilo minimalista oriental e quer adotá-lo na sua casa, saiba que é possível fazer isso escolhendo os móveis, os objetos decorativos e as cores em alinhamento com essa forma de decorar.

Além disso, para adequar sua residência ao estilo oriental, não é preciso mudar toda a decoração de uma só vez. Você pode ir aos poucos, começando por um cômodo e, caso goste do resultado, planejando a decoração dos outros. A seguir, confira sugestões para esse processo.

1. Móveis

Um dos passos mais importantes para quem quer usar esse tipo de decoração é escolher móveis no estilo oriental, que são muito diferentes das peças usadas na maioria dos lares brasileiros.

Uma das principais características desses móveis é a madeira, um material natural que traz uma sensação de aconchego para as casas. Além disso, muitos deles são baixos, especialmente as camas e as mesas de centro. Outra característica das peças é o design minimalista, com linhas simples e retas, sem muitos detalhes nem ornamentos.

Outro ponto que deve ser considerado por quem seguir o estilo minimalista oriental de decoração é dar prioridade para móveis funcionais. Isso porque não há espaço para excessos nessa forma de decorar.

Imagem de um conjunto de louças orientais

2. Cores

Tanto o estilo minimalista quanto o oriental buscam criar ambientes sem excessos, mais tranquilos e propícios para o descanso. Por isso, para seguir esse tipo de decoração, é interessante optar por tonalidades claras e neutras.

Outra vantagem de aplicar as cores neutras na decoração é que elas ajudam a valorizar a iluminação natural, um elemento muito usado no minimalismo. As tonalidades espalham os raios solares por todo o ambiente.

3. Objetos de decoração

Apesar de o estilo minimalista seguir a filosofia do “menos é mais” e priorizar móveis e peças com uma função clara nos ambientes, você pode escolher alguns objetos decorativos para compor seus espaços, mas sem exageros.

Nesse estilo, é interessante buscar objetos que remetam à cultura oriental, como peças de porcelana ou quadros com elementos tradicionais dos países asiáticos. Outras opções de peças decorativas são as luminárias de papel e os espelhos.

Como fazer uma decoração minimalista oriental?

Agora que você já conhece os principais elementos do estilo minimalista oriental, confira como aplicá-lo na decoração de diferentes cômodos da sua casa de uma forma prática.

1. Sala

Para fazer uma decoração oriental para sala, é interessante optar por móveis funcionais, simples e práticos. Um dos elementos essenciais é uma mesa de centro baixa, para servir o chá tão tradicional na cultura japonesa.

Além disso, vale a pena investir em alguns futons e colocá-los ao redor da mesa de centro. Dessa forma, as pessoas terão um lugar confortável para se sentar enquanto bebem o chá.

2. Quarto

Na hora de decorar o quarto, busque uma cama baixa e feita de madeira, que é o estilo tradicional da cultura japonesa. Se for possível, coloque um tapete debaixo do móvel, para deixar o ambiente mais aconchegante.

Uma boa opção aqui é substituir os abajures tradicionais dos dormitórios por luminárias de papel, que também fazem parte dos elementos da cultura japonesa. Você pode pendurá-las em cima das mesas de cabeceira.

3. Cozinha

Móveis feitos de madeira também fazem parte do estilo minimalista oriental na cozinha. Caso você possua uma coleção de louças de porcelana, saiba que elas podem ser usadas para decorar o ambiente.

Elas podem ficar expostas em uma prateleira, uma bancada ou uma cristaleira. Nesse estilo de decoração, evite deixar uma lixeira em cima da pia da cozinha. Essa peça pode ficar embutida em um móvel ou no chão, longe do local de preparo dos alimentos.

Seu próximo imóvel está no Viva Real

Se você quer encontrar um imóvel para decorá-lo seguindo o estilo oriental, saiba que há várias opções de casas e apartamentos disponíveis no Viva Real, localizadas nas mais diversas cidades brasileiras.

Sendo assim, acesse o site do Viva Real, confira todas as propriedades disponíveis para locação ou compra e comece a planejar quanto antes uma decoração seguindo o estilo minimalista oriental na sua nova residência.

BANNER_Cobranded_VIVA_ZAP_1024x380