Imagem de uma sala decorada

15 dicas de estilos de decoração para você aplicar na sua casa

Viva Real Publicado em 24/01/2024
Tempo de leitura 10 min

Atualmente existem tantos estilos de decoração para a casa, que na hora de fazer a reforma, fica a pergunta: “como escolher o melhor para a minha?” 

Para responder a essa pergunta, você deve analisar qual deles tem mais a ver com seu perfil e, é claro, com o da sua residência.

O processo de decoração da casa demanda muita pesquisa, principalmente na etapa de buscar referências entre as variadas propostas e tendências no universo do design de interiores.

Embora pareça algo um tanto simples, sabemos que escolher apenas um entre os principais estilos de decoração pode ser um grande desafio para muitas pessoas. 

Se você ainda não tomou essa decisão e está em busca da estética ideal para sua casa, vai encontrar um excelente guia aqui no nosso conteúdo!

O Viva Real preparou uma lista com 15 estilos de decoração para você explorar, conhecer e decidir qual mais combina com a sua personalidade — preparado para mudar os ares da sua casa?

Acompanhe até o final e boa leitura!

Que tal saber mais sobre os principais tipos de arquitetura? Confira depois nosso conteúdo sobre esse tema aqui no blog.

Como escolher o melhor estilo de decoração?

Se acabou de comprar/alugar uma casa ou um apartamento, é normal que você já tenha imaginado como será a decoração de cada cômodo da residência. 

No entanto, antes de ir às compras de todos os móveis, é fundamental escolher entre os diversos estilos de decoração.

Sem isso, você pode cometer um erro muito comum: selecionar móveis e peças de diferentes estilos, transformando os ambientes da sua casa em um tremendo carnaval — você pode pecar na harmonia da decoração.

Então quais são os estilos de decoração e como escolher? 

A ideia é conhecer cada um deles para, assim, decidir qual faz mais sentido em relação aos seus gostos e às sensações que você quer sentir ao estar no ambiente: em outras palavras, a estética escolhida precisa se encaixar no clima que você deseja criar na sua casa. 

A seguir, conheça os principais estilos de decoração e as características de cada um.

estilos de decoração interna

1. Decoração retrô

estilos de decoração: retrô

A decoração retrô é um estilo que, como o próprio nome já entrega, remete ao passado. 

Porém, não se preocupe: isso não significa que você precisa comprar um aparelho de rádio antigo, por exemplo.

A ideia é utilizar peças e móveis parecidos com aqueles que eram usados antigamente — móveis antigos e peças raras de colecionador também não fazem parte desse estilo. 

Eles até podem participar da composição, mas a ideia é optar por itens mais modernos que apenas tenham a estética inspirada em outros tempos.

2. Decoração vintage

estilos de decoração: vintage

Embora seja bem parecida com a retrô, a decoração vintage tem uma diferença significativa: apenas peças e móveis realmente antigos, que passaram de geração para geração, são usados. 

Na retrô, por sua vez, é feita apenas uma releitura dos velhos tempos.

Esse é um dos estilos de decoração escolhidos por quem deseja criar um ambiente nostálgico e romântico, mas que também conta com algumas peças antigas de família disponíveis para o uso!

Estamos falando de itens como sofás, poltronas, luminárias, relógios de parede, vitrolas, discos de vinil, aparelhos de telefone, entre outros.

3. Decoração rústica

estilos de decoração: rústica

Também conhecida como colonial, a decoração rústica funciona muito bem quando o objetivo é trazer uma sensação de conforto, simplicidade e natureza. 

É um estilo muito utilizado em hotéis-fazenda e casas de campo, mas vem ganhando destaque em todos os tipos de residência.

Se a sua ideia é ter um ambiente cômodo e casual, que resgata o contato com a natureza de forma mais simples, leve e descomplicada, apostar na decoração rústica é uma excelente alternativa.

4. Decoração minimalista

estilos de decoração: minimalista

“Menos é mais”: esse é o fundamento da decoração minimalista

Trata-se de um dos tipos decorativos mais utilizados, principalmente em apartamentos, por causa da praticidade e do aproveitamento dos espaços disponíveis.

Esse é um dos estilos de decoração que busca usar pouquíssimos elementos na composição e, ao mesmo tempo, utilizar móveis funcionais para ocupar o menor espaço possível.

Embora tenha surgido ainda no século XX, por meio da influência da cultura japonesa, a decoração minimalista é uma das mais usadas atualmente. 

Além da ideia de usar apenas o que é necessário, selecionar cores claras faz parte desse tipo de composição e é ótimo para dar uma sensação de profundidade ao ambiente.

5. Decoração oriental

estilos de decoração: oriental

Por último, a decoração oriental traz referências das culturas japonesa, chinesa e de outros países asiáticos; é o estilo perfeito para quem quer ter uma casa harmoniosa, tranquila e equilibrada.

Os amantes da cultura oriental adoram se inspirar em decorações vistas em países como China, Japão, Índia, Tailândia, Turquia, entre outras nações. 

É um estilo em que prevalece a organização, a sutileza e a otimização dos espaços.

A verdade é que essa é uma decoração muito diferente em comparação com os outros estilos — por essa razão, contar com um arquiteto ou um designer de interiores é uma boa ideia para ajudar você a criar um ambiente harmônico e cheio de personalidade.

6. Decoração maximalista

estilos de decoração: maximalista

No estilo de decoração maximalista, o mais é considerado mais mesmo: o excesso e o exagero são celebrados, dentro das expressões e personalidade do morador da casa.

O maximalismo é caracterizado por combinar, de forma audaciosa, padrões, cores e texturas nos elementos decorativos, incluindo a mobília.

Aqui, estão muito presentes estampas como listras, xadrez, animal print e florais; as cores predominantes são as vibrantes, como amarelos vivos, azuis elétricos e tons em neon.

Ainda, a decoração maxi recebe muitos quadros nas paredes, bem como espelhos ornamentados e fotografias — todas em molduras de tamanhos variados e que não precisam seguir um padrão de disposição nos cômodos.

7. Decoração industrial

estilos de decoração: industrial

Com materiais como madeira e ferro predominando no ambiente, a decoração industrial não é um estilo que se preocupa muito com a perfeição, oferecendo uma estética mais “bruta”.

Isso porque espaços decorados com esse estilo recebem muitas influências de elementos urbanos e industriais, como as estruturas expostas: é comum que vigas, pilares e dutos fiquem bem à mostra.

Ainda, materiais rústicos e naturais ajudam a compor o ambiente, com grande utilização de tijolos, concreto, metal e madeira envelhecida, tudo à vista.

Esses mesmos materiais são aplicados no mobiliário, com mesas de ferro, armários de aços e bancos de bar; a iluminação é deixada com seus filamentos à vista, e a paleta de cores varia entre cinza, preto, branco e marrom, para uma atmosfera mais sóbria.

8. Decoração geek

estilos de decoração: geek

Divertida e moderna, a decoração geek recebe muitas influências da cultura pop, sendo colorida e com itens do entretenimento em geral.

É um dos estilos de decoração favoritos de quem é fã de títulos como Harry Potter, Star Wars e Senhor dos Anéis, e é comum que os objetos de decoração dessa tendência sejam os bonecos colecionáveis e estampas com padrão de histórias em quadrinhos.

Quadros e pôsteres de filmes e jogos decoram as paredes, e também é bem presente a prática do DIY, com cores vibrantes e intensas.

9. Decoração moderna

estilos de decoração: moderna

O estilo moderno tem como premissa focar no que é funcional, evitando excessos e se preocupando bastante com o equilíbrio entre as cores e os objetos.

Aqui, as linhas simples e retas são muito valorizadas, bem como as cores neutras como branco, cinza e tons terrosos; o mesmo se aplica para os tecidos de tapetes e cortinas, predominantemente em algodão, linho e lã.

Ainda, destaca-se a presença de itens de vidro e outros materiais modernos, como o metal e o aço inoxidável, com formatos inovadores e práticos.

10. Decoração boho

estilos de decoração: boho

Para um ambiente cheio de personalidade, o estilo boho é a melhor combinação: uma mistura equilibrada entre o vintage e o romântico.

As peças artesanais e os tecidos texturizados são o destaque desse estilo de decoração, bem como o uso de plantas e outros elementos naturais; a iluminação é aconchegante, trazendo uma atmosfera mais boêmia.

Aqui, misturam-se estilos como o indiano e o africano para trazer diversidade cultural, sempre variando entre tons como o terracota, o amarelo e o vermelho, aplicados em estampas florais, étnicas e geométricas.

11. Decoração clássica

estilos de decoração: classica

Para trazer os ares de requinte e classe, aplicados em ambientes amplos e com mobiliário de qualidade notável, o estilo clássico é o mais aplicado.

As cores neutras trazem muita sofisticação e elegância, variando em uma paleta suave que usa marfim, bege e demais tons pastéis; essas cores ajudam na combinação de elementos com molduras, com tecidos luxuosos e com a aplicação de obras de arte e antiguidades.

O mobiliário valoriza peças esculpidas e ornamentadas, com sofás estofados, cadeiras com curvas graciosas e mesas refinadas.

12. Art déco

estilos de decoração: art deco

Cheio de geometria e natureza abstrata, o estilo art déco valoriza peças de luxo e o uso de materiais que refletem nobreza e harmonia.

As cores vibrantes são frequentemente combinadas com tons sóbrios, como preto e branco, ouro e azul e duplas afins, para causar contraste visual; as linhas geométricas são aplicadas nesses tons, formando os retângulos, triângulos e padrões em chevron.

O mobiliário lacado e polido é o mais utilizado, sempre com cantos afiados e linhas curvas, mantendo uma estética glamourosa e exuberante.

13. Decoração romântica

estilos de decoração: romantica

Com uma proposta gentil e delicada, a decoração romântica se caracteriza pela predominância dos tons pastéis em paredes e mobiliário, trazendo uma atmosfera aconchegante e apaixonada.

Aqui, marcam presença tecidos leves e fluidos como a seda e a renda, aplicados nas almofadas e cortinas; são comuns as estampas florais e os babados.

Os móveis são muito femininos e com influência do estilo vintage, sempre com muito detalhes delicados — são bons exemplos as camas com dossel, porcelanas e vasos com arranjos.

14. Decoração colonial

estilos de decoração: colonial

Remetendo ao período do Brasil Colônia, esse estilo de decoração traz com força o uso da madeira como principal elemento para uma atmosfera rústica e antiga.

A paleta de cores varia entre marrom, ocre e bege, e os tecidos seguem uma linha mais natural, com muitos itens com algodão e linho.

Para o mobiliário, a decoração colonial usa móveis cheios de entalhes e de madeira maciça, com mesas, cômodas e cadeiras robustas e com detalhes em marchetaria.

15. Decoração tropical

estilos de decoração: tropical

Trazendo frescor e alegria, a decoração no estilo tropical é uma combinação divertida e vibrante com muitos elementos da natureza.

Valorizando o ar rústico que consegue ser leve, esse estilo usa muito das folhas e plantas para estampar tecidos e papéis de parede, com cores vivas como o laranja e o amarelo presente nas flores que trazem destaque ao ambiente.

Materiais naturais como o bambu, a juta e a madeira compõem o mobiliário, que é predominantemente leve e com designs mais arejados.

Procurando o imóvel perfeito para decorar e chamar de lar? O Viva Real tem opções de casas e apartamentos em todo o Brasil! Venha conferir nosso site.

Gostou das nossas dicas? Não deixe de visitar o blog do Viva Real!

E aí, o que achou das nossas dicas de estilos de decoração? Agora, basta escolher o melhor para a sua casa e mãos à obra! 

Para mais dicas sobre decoração, notícias e informações sobre o mercado imobiliário brasileiro, não deixe de visitar o blog do Viva Real!

Já se estiver procurando uma casa ou um apartamento para comprar ou alugar, não deixe de conferir nosso marketplace! Utilize todas as nossas ferramentas de busca por tipo, preço e localização para achar a propriedade ideal em qualquer canto do país.