imagem de prédios

Tipos de arquitetura: confira os principais

Viva Real Publicado em 28/07/2023
Tempo de leitura 6 min

Ao procurar um imóvel, normalmente, as pessoas priorizam aspectos funcionais, como a quantidade de exposição solar, o tamanho do imóvel em metros quadrados e a localização. Por outro lado, os tipos de arquitetura também impactam bastante vários aspectos da casa ou do apartamento.

Alguns estilos de arquitetura são mais comuns no mercado imobiliário atualmente. Neste conteúdo, vamos falar tudo sobre os principais. Prossiga com a leitura para entender com qual estilo você se identifica mais!

Arquitetura clássica

O estilo de arquitetura clássica dificilmente sai de moda. Com origem na arquitetura greco-romana, especialmente nas civilizações da Antiguidade, esse tipo de arquitetura é sinônimo de riqueza de detalhes.

A harmonia, a proporção e a simetria são muito valorizadas por esse estilo que é um dos tipos de arquitetura mais requintados e luxuosos. Construções clássicas possuem linhas elegantes e sofisticadas, além de fachadas imponentes, com grandes colunas e muitos ornamentos.

Em apartamentos ou casas que se inspiram nesse estilo, majoritariamente neoclássicos (uma releitura do clássico), você vai encontrar pilares e mobiliários grandes. Os materiais mais usados são madeiras escuras, além de pedras nobres, como mármore, bastante utilizado em cozinhas e banheiros.

A paleta de cores desse estilo é repleta de tons claros, como branco, off-white, amarelo e pêssego, além de elementos em dourado e prata. Já em decoração e mobiliário, usa-se artigos de porcelana, lustres grandes, estofados de veludo e capitonê. Para um estilo clássico, aposte em:

  • colunas e ornamentos impressionantes;
  • mobiliários grandes em madeiras e pedras nobres;
  • paleta de cores em tons claros;
  • elementos decorativos em dourado, prata e porcelana.

Arquitetura contemporânea ou modernista

Já a arquitetura contemporânea é o inverso da clássica. Esse estilo é caracterizado por linhas limpas, design minimalista e uso de materiais modernos, como vidro, concreto e aço. A partir de uma abordagem inovadora, a arquitetura contemporânea busca atender às necessidades das pessoas atualmente.

Por isso, as casas modernas costumam ser espaçosas e funcionais. O aproveitamento da luz natural é uma característica importante desses tipos de arquitetura moderna. As grandes janelas e claraboias permitem que a luz do sol inunde os interiores.

Já em relação aos apartamentos, usa-se um design compacto, projetado para maximizar o uso eficiente do espaço, especialmente em áreas urbanas, onde o espaço é limitado.

Uma característica em comum entre os dois tipos de arquitetura são os espaços abertos e fluidos. Com ambientes internos conectados, é gerada uma sensação de amplitude no imóvel. Outro ponto em comum é o uso de materiais como vidro, concreto, aço e alumínio. Veja como são as residências modernas:

  • projetos usam vidro, concreto, aço e alumínio para criar estruturas funcionais e visualmente impressionantes;
  • os ambientes internos são abertos e conectados;
  • busca-se a eficiência e praticidade no design dos cômodos;
  • a luz natural é prioridade – são casas com grandes janelas e muita iluminação;
  • o design é mais minimalista e simples.

Arquitetura mediterrânea

Similar à arquitetura das construções gregas, a arquitetura mediterrânea é inspirada na cultura dos países banhados pelo Mar Mediterrâneo, como Grécia, Itália, Turquia e Espanha. Por isso, é um estilo de design muito procurado por pessoas que moram perto do mar, já que possui muitas características litorâneas.

Os imóveis desses tipos de arquitetura têm muita luz e ventilação naturais. Por isso, janelas largas e uma boa posição solar são essenciais. Imagine, por exemplo, uma casa italiana próxima à praia, com espaços amplos e bem arejados, aspecto limpo e sofisticado.

Por fora, esses imóveis costumam ser brancos ou pintados de alguma cor clara e neutra. As paredes podem ter acabamentos com gesso ou pedra. O piso, por outro lado, pode apresentar tons de terracota, madeira ou revestimento cerâmico.

Já na decoração, é possível misturar paredes e móveis brancos com peças mais coloridas em tons de azul, verde, laranja e amarelo. Para transmitir o calor típico do verão dessa região, aposte em itens feitos com materiais naturais, como vime, madeira e mármore. Confira o resumo dos principais pontos desse estilo:

  • prioridade para a entrada de luz e ventilação natural;
  • espaços amplos e claros;
  • acabamentos em gesso ou pedra;
  • revestimento de piso em terracota, madeira ou cerâmica;
  • uso de materiais como vime, madeira e mármore na decoração.

Imagem de casa antigas

Arquitetura escandinava

Por fim, o estilo escandinavo é um bom exemplo de arquitetura minimalista. Residências com esse estilo possuem uma paleta de cores mais neutra, como paredes brancas e móveis cinzas-claro. Elas também se inspiram em elementos naturais, com móveis de madeira e artigos de decoração feitos com materiais orgânicos.

Essa vertente tem origem em países do norte da Europa, na região da Escandinávia, como Noruega, Dinamarca e Suécia. Logo, o que dá o tom do estilo escandinavo é o clima tipicamente mais frio e solar que no Brasil, por exemplo.

Em geral, pode-se dizer que a arquitetura escandinava também busca referências em estilos de arquitetura como o retrô e a contemporânea. Por isso, é mais minimalista, com foco na simplicidade e na funcionalidade. Se você quer implementar esse design no seu imóvel, use as seguintes dicas:

  • aposte em paredes de cores claras, como branco, rosa ou cinza-claro;
  • opte por janelas grandes;
  • insira muitas plantas na decoração.
  • decore os espaços com móveis minimalistas, de linhas retas, design discreto e matéria-prima de madeira.

Imóvel é no Viva Real

E aí, você se identificou com algum desses estilos? Ao escolher um tipo de arquitetura para comprar um imóvel novo, a decoração certamente fica mais harmônica e coesa. Por isso, busque um ambiente bem planejado, onde o design da residência, os itens de decoração e o mobiliário combinem entre si.

De qualquer forma, a melhor dica é entender sua preferência e escolher um ou mais tipos de arquitetura de que você mais gosta. Assim, você pode decorar sua casa ou seu apartamento de acordo com a sua personalidade.

BANNER_Cobranded_VIVA_ZAP_1024x380