Imagem de uma cozinha decorada com tons terrosos

5 tipos de pisos para cozinha e como escolher

Viva Real Publicado em 18/10/2022
Tempo de leitura 5 min

Escolher um modelo entre os vários tipos de pisos para cozinha pode não ser uma tarefa tão fácil quanto muita gente imagina. Para falar a verdade, essa escolha deve ir muito além do fator estético.

Saber quais são os pisos mais indicados para cozinha é importante porque esse é o ambiente mais “delicado” da casa, muito por conta do constante contato com água, gordura, comida, fumaça e por aí vai.

A partir disso, a escolha do tipo de pisos para cozinha da sua casa deve ser muito bem pensada. Cores, estilos, tipos de material, modelos, tudo deve ser considerado neste momento.

Para ajudar você a tomar a melhor decisão, o blog do Viva Real preparou um artigo incrível com uma lista dos melhores pisos para cozinha disponíveis no mercado. Continue a leitura e veja tudo!

Tipos de piso para cozinha

O tipo dos pisos para cozinha deve ser selecionado com base nas necessidades e nas funcionalidades do ambiente. Para isso, é fundamental conhecer um pouco das características de cada material. A seguir, veja os principais!

1 – Porcelanato

O porcelanato é um dos pisos para cozinha mais populares do mercado. Ele é prático, versátil e altamente resistente, com pouca absorção, além de excelentes texturas e molduras.

Os pisos para cozinha de porcelanato também são muito fáceis de limpar. Apenas um pano com água e detergente neutro normalmente já é suficiente. Em contrapartida, é preciso ter um pouco de cuidado, pois alguns modelos podem manchar com facilidade.

2 – Cerâmica

O piso cerâmico também faz parte dos mais utilizados para decorar a cozinha, embora seja ainda mais comum em outros ambientes da casa. Assim como o porcelanato, ele é muito prático de limpar, mas é menos resistente e pode precisar de manutenção periódica.

A boa notícia é que esses pisos para cozinha são muito mais baratos em comparação com o próprio porcelanato e há uma imensa variedade de cores, modelos e texturas diferentes.

3 – Mármore e granito

As pedras naturais como o mármore e o granito também são excelentes alternativas de pisos de cozinha. Além de trazer muita beleza e sofisticação, essas opções são fáceis de limpar e resistentes a riscos e impactos, e possuem versões com várias tonalidades e modelos diferentes.

No entanto, é importante destacar que tanto o mármore quanto o granito são pisos um pouco escorregadios. Por essa razão, eles podem não ser boas alternativas para casas com crianças, idosos ou pessoas com mobilidade reduzida.

4 – Piso vinílico

O piso vinílico, por sua vez, faz parte da categoria de “pisos flutuantes”. Isso porque ele não é colado diretamente no cimento, o que facilita bastante a instalação, além de ser bem resistente, barato e seguro.

5 – Ladrilho hidráulico

Por último, o ladrilho hidráulico é um dos pisos de cozinha mais tradicionais e utilizados no país. Ele conta com várias opções de cores, desenhos e texturas, lembrando bastante o estilo vintage ou retrô.

Essa versatilidade permite a criação de vários mosaicos decorativos, dando mais personalidade ao ambiente. A desvantagem é que, por serem feitos de forma artesanal, esses pisos para cozinha podem ser um pouco mais caros em comparação com os outros modelos.

Como escolher os pisos para cozinha?

Você já deve ter percebido que todos os tipos de materiais possuem prós e contras que influenciam sua escolha de piso para a cozinha. Por isso, abaixo, confira três dicas que certamente vão ajudar nesse momento.

Imagem de uma cozinha branca

1 – Evite pisos escorregadios

Basicamente, é muito importante que os pisos da sua cozinha não sejam tão escorregadios. Afinal, normalmente, mexemos com água, óleo quente e alimentos gordurosos nesse ambiente. Então, ter um piso escorregadio pode causar acidentes dentro de casa.

Se for possível, busque por opções antiderrapantes, mas tenha cuidado durante a escolha. Isso porque alguns tipos podem ser porosos demais, por isso mais difíceis de limpar e mais fáceis de manchar.

2 – Piso claro ou escuro?

A ideia de que os pisos para cozinha devem ser brancos já foi desmistificada há bastante tempo. Atualmente, há vários tipos e modelos com cores mais escuras que deixam qualquer cozinha muito estilosa!

Então, é melhor seguir os tradicionais pisos claros ou inovar com os mais escuros? A princípio, tudo depende dos outros acabamentos e dos móveis escolhidos por você para decorar o ambiente.

Por exemplo, se os armários forem brancos, os pisos pretos podem trazer mais elegância e modernidade. Porém, é importante lembrar que os pisos escuros “diminuem” o ambiente, por isso são mais indicados para as cozinhas maiores.

3 – Fuja dos pisos difíceis de limpar

Por último, fuja dos pisos muito difíceis de limpar e abrace os mais resistentes à água e à gordura. Lembre-se de que a cozinha é um ambiente que suja com muita facilidade. Portanto, tudo precisa ser muito prático!

Gostou das nossas dicas?

E aí, gostou das nossas dicas de pisos para cozinha? Agora, basta escolher a melhor opção para a sua casa e… mãos à obra! Para ver mais dicas de decoração, além de conteúdos sobre o mercado imobiliário brasileiro, não deixe de visitar o blog do Viva Real!