Imagem de plantas para ambientes internos

5 tipos de plantas para ambientes internos

Não é preciso ter um quintal para ter a natureza por perto. Existem várias plantas para ambientes internos que podem fazer parte da decoração da sua casa. Além de muita beleza ao ambiente, elas trazem uma série de benefícios para os moradores.

Viva Real Publicado em 24/10/2022
Tempo de leitura 5 min

Não é preciso ter um quintal para ter a natureza por perto. Existem várias plantas para ambientes internos que podem fazer parte da decoração da sua casa. Além de muita beleza ao ambiente, elas trazem uma série de benefícios para os moradores.

Então, como escolher as melhores plantas para ambientes internos? De quais cuidados elas precisam no dia a dia? Se você quer ter uma casa viva e repleta de áreas verdes, a seguir, confira todas as dicas que o blog do Viva Real preparou para ajudar.

Quais são os benefícios de ter uma planta dentro de casa?

As vantagens de ter plantas em casa vão muito além da estética decorativa. Elas são benéficas até para a saúde. Para se ter uma ideia, elas purificam o ar da casa, devido à troca de oxigênio, reduzindo a concentração de diversas substâncias que contaminam o ambiente.

Também não para por aí: de acordo com estudos do Departamento de Ciências Hortícolas da Universidade do Texas A&M, nos Estados Unidos, a presença de plantas para ambientes internos pode aumentar a memória em até 20% e contribui para aumentar a produtividade.

O mesmo estudo norte-americano também revelou que ter plantas dentro de casa traz mais felicidade e tranquilidade, além de reduzir consideravelmente os níveis de estresse e ansiedade.

Já deu para perceber que ter plantas de ambiente interno faz muito bem para todo mundo enquanto dá um toque especial de natureza na decoração, não é mesmo?

5 tipos de plantas para ambientes internos

Ter algumas plantas para ambientes internos não significa que elas não precisam de nenhum tipo de cuidado no dia a dia, muito pelo contrário. A seguir, confira alguns tipos de plantas que você pode ter na sua casa e como mantê-las saudáveis.

Imagem de plantas para ambientes internos

1 – Espada-de-são-jorge

Certamente, a espada-de-são-jorge é uma das plantas mais vistas nas casas mundo afora. A planta é conhecida mundialmente por afastar energias negativas do ambiente e não exige quase nenhum cuidado específico, o que talvez explique a popularidade dela.

Durante o inverno, a espécie pode ficar até 20 dias sem ser regada e precisa ser adubada apenas uma vez ao ano. Em contrapartida, vale um alerta para quem tem pets em casa: a espada-de-são-jorge é extremamente tóxica para eles. Por isso, é preciso ter muito cuidado.

2 – Costela-de-adão

Já a costela-de-adão é uma das espécies de plantas para ambientes internos com pouca luz, uma vez que é capaz de sobreviver a locais mais escuros sem nenhum problema.

No entanto, isso não significa que a costela-de-adão não precisa de luz no dia a dia. É fundamental manter as folhas na iluminação indireta e com uma leve ventilação. Em relação aos cuidados no dia a dia, ela precisa ser regada até três vezes por semana e limpa com frequência, por conta de poeiras.

3 – Suculentas e cactos

Com diferentes cores, formatos e tamanhos, as suculentas e os cactos são fortes tendências de decoração para ambientes internos, perfeitas para quem não tem muito tempo para dedicar aos cuidados com as plantas no dia a dia.

O único cuidado tem relação com as regas: de uma a duas vezes por mês durante o outono e o inverno, uma vez por semana durante o verão ou quando o tempo estiver um pouco mais seco. Viu como é fácil?

4 – Orquídeas

As orquídeas são lindas e possuem diferentes cores e formatos que certamente vão combinar com a decoração da sua casa. A beleza faz parecer que essas plantas exigem muitos cuidados no dia a dia, mas não é bem dessa forma que acontece.

Essas plantas para ambientes internos não podem ser regadas em excesso, e o ideal é nunca deixar água parada no prato do vaso. Regá-las a cada cinco dias, conforme a temperatura, pode ser suficiente. Além disso, elas precisam de pouca exposição ao sol e, assim como a água, o excesso pode fazer mal.

5 – Palmeira areca-bambu

Conhecida popularmente como palmeira de jardim, a palmeira areca-bambu é uma planta poderosa que, além de muito bonita, é capaz de limpar e purificar o ar da sua residência, eliminando alguns poluentes.

Esse é um dos tipos de plantas para ambientes internos mais comuns em casas brasileiras. A palmeira areca-bambu deve ser regada entre duas e três vezes por semana em períodos quentes ou secos. Durante o inverno, a rega pode ser semanal.

Veja mais dicas como essas no blog do Viva Real!

E aí, o que achou das nossas dicas? Agora que você já sabe tudo sobre plantas para ambientes internos e os cuidados que elas exigem no dia a dia, não deixe de visitar o blog do Viva Real para ver mais dicas de decoração, notícias e informações sobre o mercado imobiliário brasileiro.

Se estiver procurando uma casa ou um apartamento para alugar, não deixe de conferir nosso marketplace! Use todas as nossas ferramentas de busca por tipo, preço e localização para achar a propriedade ideal em qualquer canto do país.