reforma de casa

Reforma de casa: como fazer? Conheça o passo a passo!

Viva Real Publicado em 29/01/2024
Tempo de leitura 6 min

Um assunto que costuma dar um bocado de trabalho é a reforma de casa: são tantos detalhes para se pensar no momento de reformar um imóvel, não é mesmo?

Seja ela casa ou apartamento, a residência que vai passar por um reparo, total ou parcial, vai demandar de seus responsáveis muita análise e tempo, uma vez que uma série de profissionais precisam estar envolvidos no processo.

Ainda, existem diferentes tipos de reforma de acordo com a sua finalidade: você acabou de comprar um imóvel e deseja reformá-lo? A família aumentou e a casa precisa aumentar também?

Também existem as reformas para preparar um imóvel para um aluguel; inclusive, de acordo com dados do DataZAP, 43% das pessoas que desejam alugar um imóvel dão prioridade para casas e apartamentos recém-reformados.

A verdade é que, independentemente da finalidade, a reforma de uma casa vai precisar de um planejamento — e você sabe por onde começar?

Viva Real preparou um conteúdo especial sobre esse tema, e apresenta aqui um guia completo para ajudar você com essa missão.

Acompanhe abaixo para entender o melhor passo a passo para uma reforma de casa e dar início à sua.

Boa leitura!

Quer saber como fazer a reforma dos armários da sua cozinha? Temos um guia aqui que pode te ajudar: confira no blog.

Quais os tipos de reforma de casa?

reforma de casa principais tipos

Como citamos, existem reformas diferentes a depender do objetivo final para repaginar o imóvel, e é por isso que o planejamento é tão importante!

O que você prioriza mudar na sua casa ou apartamento? Confira abaixo os principais tipos de reformas para entender qual melhor se encaixa no que você pensa para o seu lar:

Troca de pisos e revestimentos

Muitas vezes, infiltrações e problemas afins são uma questão que precisa de atenção na casa, além de oferecer uma nova cara ao ambiente!

Seja total ou parcial, trocar pisos e revestimentos deixa o espaço mais seguro e bonito, mas é um tipo de reforma que demanda paciência e um bom investimento.

Resolução de problemas estruturais

Quando a estrutura do imóvel está comprometida, como rachaduras nas paredes, aberturas no telhado ou questões na rede elétrica ou hidráulica, a reforma não é somente uma opção: é uma necessidade!

Assim, o mais rápido possível, comece a planejar a reforma e mapear quais pontos precisam ser corrigidos.

Modificação no layout do imóvel

Já se você deseja trabalhar o espaço da casa, para garantir mais conforto e beleza para o ambiente, o tipo de reforma que você está prestes a iniciar é a que muda o layout do imóvel!

Aqui, considere o que você mais gostaria de modificar no seu lar: derrubar paredes para aumentar cômodos, trocar pintura e iluminação, comprar um novo mobiliário e questões afins.

Reforma de casa: como fazer?

reforma de casa como fazer

Decidir reformar a casa é algo desafiador e emocionante ao mesmo tempo!

Existem vários fatores que levam a iniciar esse processo: melhorar a funcionalidade do ambiente com novas tecnologias, seguir as tendências mais recentes, ou simplesmente querer dar uma cara nova ao ambiente, mudando os ares.

Não importando qual seja a sua motivação, reformar o imóvel segue um passo a passo bem similar na grande maioria das vezes — e são essas etapas que vamos explorar logo abaixo para ajudar você!

Acompanhe para saber como fazer uma reforma de casa:

Crie um planejamento

O primeiro passo para qualquer grande ação é o planejamento e, no caso de uma reforma, ele precisa ser bem detalhado.

Faça uma avaliação completa do imóvel, identificando as áreas que precisam de reforma — tanto do ponto de vista estético quanto do estrutural.

Ainda, nessa etapa, liste suas prioridades e estabeleça metas claras para a reforma, ajustadas para a sua realidade.

Defina o orçamento da reforma

Estabelecer um orçamento fiel à sua possibilidade de investimento é outra etapa muito importante na reforma da casa.

Considere todos os custos de materiais, de mão-de-obra, documentações e permissões envolvidas, além de uma possível margem extra para imprevistos.

Ainda, certifique-se de que o orçamento esteja sempre alinhado de acordo com suas metas e expectativas para a obra.

Faça um cronograma da reforma

Determinar prazos exequíveis para a sua reforma também é indispensável para uma execução de sucesso!

Escolha uma data para começar e que não gere muito impacto na sua rotina, de modo a dar espaço para o acompanhamento da obra.

Considere nesse cronograma a logística necessária, incluindo entrega de materiais e demais imprevistos que possam surgir nas datas.

Selecione os materiais

A depender da finalidade da sua reforma, escolha com atenção os materiais que vão ser usados: essa é uma etapa que demanda bastante pesquisa, principalmente se você deseja economizar!

Sempre que possível, dê preferência para materiais que sejam sustentáveis — além de eles oferecerem muita durabilidade e eficiência energética, também vão ajudar o planeta.

Busque profissionais capacitados

Contratar profissionais qualificados é crucial para o sucesso de qualquer reforma de casa!

Arquitetos, designers de interiores e empreiteiros são os profissionais especializados em projetos assim, a depender da complexidade da reforma.

Para encontrar as melhores opções, faça uma boa pesquisa: obtenha referências, analise os portfólios e nunca deixe de assinar contratos detalhados, para garantir transparência e tranquilidade em todo o processo.

O Viva Real é a vitrine imobiliária que você está procurando! Para anunciar ou adquirir seu imóvel, a sua busca termina aqui: confira nosso site.

O Viva Real é um dos maiores portais imobiliários do Brasil!

Seguir passo a passo detalhado para a reforma de casa é o que vai garantir que o processo todo seja um sucesso, com uma obra eficiente e que atenda a todas as suas expectativas.

Lembre-se, ainda, de que uma reforma bem-sucedida requer muita paciência e a orientação de profissionais qualificados — ao passar por cada etapa com cuidado e atenção aos detalhes, a sua casa vai se tornar um espaço único e ideal para você e sua família!

Quer anunciar seu imóvel reformado ou está procurando pelo lar ideal? O Viva Real é um dos maiores portais imobiliários do país: confira nosso site.

Quer mais dicas e conteúdos como este? Confira nosso blog completo e não perca nenhuma atualização!