6 dicas de reformas baratas para kitnet

6 dicas de reformas baratas para kitnet

Viva Real Publicado em 23/08/2016
Tempo de leitura 5 min

Os apartamentos pequenos, como uma kitnet, são cada vez mais comuns nos dias de hoje, especialmente nas grandes cidades. No entanto, isso não quer dizer que seus moradores precisam sofrer com a pouca área de circulação e com mobília tumultuando o espaço. Adotando algumas atitudes inteligentes, é possível otimizar os ambientes e deixar tudo mais amplo e bonito.
Quer descobrir como? Então confira as dicas.

1. Invista na cozinha para deixá-la funcional

A cozinha precisa de artefatos muito grandes, como geladeira e fogão. Se o local não for bem aproveitado e otimizado, ele poderá acabar com o espaço útil do apartamento como um todo. Por isso, é uma excelente pedida investir na modernização desse cômodo.
Um projeto inteligente e atual pode incluir até uma máquina de lavar, tornando o ambiente mais funcional. Para isso, dê preferência para eletrodomésticos modernos: além de mais econômicos, eles são mais compactos e podem contribuir até para a automação residencial.
Você também pode contar com um profissional de design ou com um arquiteto para escolher e montar uma bancada em U, por exemplo, que irá possibilitar a inclusão de todos esses itens e também acomodar uma estação para refeições do lado maior.
Outra boa ideia é embutir a iluminação no teto, especialmente se ele for feito de gesso. Investir em uma coifa também é fundamental: kitnets são estreitas e, de maneira geral, não dispõem de uma boa ventilação. Dessa maneira, é indispensável a instalação de um depurador para que a mobília e as paredes não fiquem com aquele indesejado cheiro de fritura.

2. Abuse da verticalidade

Como a kitnet não conta com uma metragem muito ampla, usar as paredes é uma excelente maneira de ganhar mais espaço e conferir um tom moderno e interessante à propriedade, especialmente se o imóvel tiver um pé direito alto. Você pode aproveitar cada centímetro até o teto!
Abuse dos nichos e prateleiras, já que eles são uma excelente saída para otimizar a organização do apartamento e podem complementar ou até substituir os armários, bancadas de cozinha, escrivaninhas, entre outros móveis que ocupariam mais espaço. Como são presos na parede, interferem pouco na área de circulação e oferecem mais compartimentos para você guardar suas coisas.
Outra grande tendência do momento são os mezaninos, caso o pé direito seja alto. Eles têm um visual bonito e podem ampliar consideravelmente a metragem útil de ambientes pequenos, além de proporcionarem a criação de um cômodo extra, como um pequeno quarto de hóspedes.

3. Compre móveis planejados

Os móveis planejados são quase indispensáveis para kitnets, pois é a alternativa mais eficaz quando o assunto é aproveitar melhor os pequenos espaços. Como eles são projetados sob medida, você garante o melhor uso de cada centímetro do apartamento, tornando-o muito mais funcional.
Outro ponto importante é manter a mobília encostada nas paredes. Isso deixa mais área livre para circulação e evita que esses itens tumultuem o ambiente, dando a impressão de que o imóvel é ainda menor.

4. Faça bom uso de vidros e espelhos

Existem alguns artifícios que são velhos conhecidos dos profissionais de arquitetura e decoração na ampliação de espaços pequenos. Os vidros, por exemplo, são uma escolha inteligente, pois permitem a propagação da luz, tornando o ambiente mais claro.
Por isso, eles são a melhor alternativa se você quiser apenas uma divisão discreta de ambientes em kitnets. Além de deixar a visão livre, esse material ainda confere um ar de modernidade e elegância ao espaço.
Já apostar em espelhos é provavelmente o troque mais utilizado e conhecido para ampliar ambientes – uma vez que aumenta o campo de visão. Além de dar uma sensação de grandeza e profundidade, eles são práticos na hora de se arrumar para sair. Uma boa opção é escolher uma parede e cobri-la quase que integralmente com uma peça grande.

5. Aposte nos tons claros

Os tons claros são excelentes para espaços pequenos como kitnets, afinal, cores escuras são capazes de deixar até os maiores ambientes densos e sufocantes. Sabendo disso, na hora de decidir sua paleta de cores, você pode apostar na neutralidade e no minimalismo.
Tonalidades como branco, cinza claro, bege, amarelo e salmão são excelentes escolhas para iluminar e ampliar os cômodos. Além disso, com uma paleta de cores baseada em tons mais leves, você pode incluir alguns objetos mais ousados e fortes, compondo uma decoração equilibrada e moderna.
Se ainda assim você quiser investir em uma coloração mais marcante, aplique-a em apenas uma parede, para não sobrecarregar o ambiente e dar ainda mais destaque à cor. Escolhendo uma cor certa e preferencialmente não muito fechada, é possível conseguir um resultado interessante.

6. Consulte um profissional

Uma boa ajuda profissional evita gastos desnecessários e definitivamente compensa o investimento, pois a execução será feita da melhor maneira possível. Uma empresa ou profissional do ramo poderá definir todo o escopo e os detalhes da obra, como o cronograma, o orçamento, e outros itens que são muito complexos para quem não tem experiência no setor.
Mais do que definir os custos e prazos de execução, um arquiteto ou designer de interiores poderá dar dicas e orientações que evitem que o proprietário acabe fazendo mudanças que possam desvalorizar o imóvel ou até comprometer suas partes estruturais. Além disso, eles indicarão os melhores de preços de materiais e mão de obra de confiança.
Gostou das sugestões? Tem mais alguma? Conte para nós nos comentários!