Imagem de uma planta de um imóvel com alguns itens em cima dela

Entenda o que é e como calcular área construída

Viva Real Publicado em 19/04/2023
Tempo de leitura 5 min

Você sabe como calcular área construída? Neste conteúdo, vamos mostrar a fórmula usada para conseguir essa medida que causa várias dúvidas em quem está adquirindo um apartamento ou construindo uma casa.

Além de explicar o que significa essa metragem, vamos exemplificar a diferença entre área construída e área útil. Continue a leitura para aprender tudo sobre o assunto!

O que é considerado área construída?

Muitas pessoas que estão adquirindo ou construindo um imóvel têm dúvidas sobre o que conta como área construída. Em geral, é considerado área construída toda parte do imóvel que possui piso e teto, ou seja, os ambientes habitáveis e cobertos. Basicamente, pode ser vista como o tamanho de uma edificação.

Assim, a área construída é a soma da área de todos os pavimentos de uma edificação, calculada usando a metragem do perímetro externo. Se você medir o perímetro externo de uma casa de 10 metros de largura por 30 de comprimento, por exemplo, terá 300 metros quadrados de área construída.

Portanto, o tamanho de todos os cômodos (internos e externos) entra na conta na hora de saber como calcular área construída. Garagens e varandas cobertas também devem ser incluídas.

Já em uma casa de dois pavimentos, cada um conta como área do imóvel construída, sendo a somatória de todos os ambientes cobertos e habitáveis do térreo e do pavimento superior. Em relação à escada, só é contabilizada uma única vez a área que a escada ocupa.

O que não é área construída?

Então, o que não é considerado área construída? A resposta pode variar de acordo com cada prefeitura e as leis de zoneamento do município, por isso, vale a pena conferir com antecedência. Em geral, porém, os espaços que não são cobertos, não são área construída e não contam na hora de como calcular área construída.

Imagine um quintal ao ar livre, por exemplo. Se ele não possui nenhuma edificação, como uma área coberta com churrasqueira, não conta como área construída. Reservatórios localizados na cobertura e no subsolo, bem como pergolados abertos também costumam ficar de fora desse cálculo, por não serem cobertos.

Os beirais de telhado também costumam levantar dúvidas. Trata-se da última fileira de telhas que ultrapassa as paredes e serve para protegê-las da chuva. Nesse caso, beirais de até 50 centímetros normalmente não são considerados parte da área construída, mas vale consultar com a sua prefeitura antes de calcular.

Diferença entre área construída e área útil

Sabia que até mesmo a espessura das paredes é considerada no cálculo de área construída? Pois é! Por esse motivo, a metragem de área construída é diferente da metragem de área útil. Área útil significa que o espaço pode ser usado pelos moradores sem restrições.

Imagine, por exemplo, que você contratou um arquiteto e está construindo uma casa com 100 metros quadrados. No entanto, há 92 metros quadrados na planta baixa do projeto. Nesse caso, pode ser que os 8 m² restantes sejam de espessura das paredes, resultando em menos 8 m² de área útil do imóvel.

Sendo assim, a área útil também é chamada de “área de vassoura”. Afinal, compreende todo o espaço do piso de um imóvel em que as pessoas conseguem transitar, e a vassoura pode ser usada para varrer — daí a referência. Quartos, sala, cozinha, banheiro e área de serviço são parte da área útil, por exemplo.

Imagem de um homem olhando para papéis e um computador

Como medir área construída

Para calcular a área construída de um imóvel, é necessário medir a área de cada cômodo da casa ou do apartamento e somar os tamanhos. Siga os seguintes passos para chegar lá:

  • faça um levantamento com todas as medidas de cada cômodo e área externa construída, incluindo a espessura das paredes, utilizando uma trena ou fita métrica;
  • anote as medidas em uma folha de papel ou planilha, dividindo-as por ambiente;
  • multiplique a largura pela altura de cada cômodo para obter o tamanho em metros quadrados. Por exemplo, se uma sala tem 4 metros de largura e 5 metros de comprimento, a área dela será de 20 metros quadrados (4 m x 5 m = 20 m²).
  • por fim, basta somar todas as áreas medidas para obter como resultado a área construída do imóvel.

É interessante saber o que significa e como calcular área construída. Em geral, porém, você não vai precisar fazer esse cálculo com frequência. Portanto, deixe que os profissionais envolvidos no projeto de desenvolvimento e construção do seu imóvel se preocupem com esse dado.

Pesquise imóveis por área mínima e máxima no Viva Real

Depois de saber como calcular área construída, está na hora de conferir os imóveis disponíveis no Viva Real! Nossa plataforma reúne mais de cinco milhões de propriedades à venda espalhadas por todas as cidades do Brasil.

O melhor é que você pode usar os filtros de busca avançada para encontrar o imóvel perfeito, exatamente do jeito que sonhou. Acesse os imóveis à venda e faça uma pesquisa usando o filtro de área mínima e área máxima, por exemplo. Encontre a casa ou apartamento ideal para você e a sua família!

BANNER_Cobranded_VIVA_ZAP_1024x380