Imagem de um chuveiro ligado

Confira o passo a passo de como trocar chuveiro

Viva Real Publicado em 13/04/2023
Tempo de leitura 5 min

Você já deve ter chegado em casa com muita vontade de tomar um banho quente e, quando abriu o registro do chuveiro, percebeu que ele não estava funcionando. Por isso, é importante saber como trocar chuveiro.

Muitas pessoas têm receio de trocar chuveiro, pois acreditam que esse processo é difícil, ou têm medo de mexer com a rede elétrica. Contudo, com um passo a passo bem explicado e tomando os cuidados necessários, é possível fazer essa troca com segurança.

O que é necessário considerar antes de trocar o chuveiro?

Antes de aprender como trocar chuveiro, é fundamental que você saiba como escolher o melhor equipamento para a sua casa e quais são os cuidados necessários para fazer esse tipo de procedimento.

Quando for comprar um chuveiro elétrico novo, certifique-se de que o modelo que deseja adquirir possui a mesma voltagem da sua residência — seja de 127V, seja de 220V.

Além disso, é importante verificar se o chuveiro é compatível com o disjuntor da sua casa, cuja corrente elétrica é expressa em amperes (A). Para descobrir essa informação, basta dividir a potência máxima do equipamento com a voltagem dele, por exemplo: 5.500 W por 127V, que é igual a 43,30.

Sendo assim, o disjuntor da casa de quem quiser comprar um chuveiro novo com as características do exemplo citado acima precisa ter, no mínimo, 43A, e, no máximo, 50A. Isso porque os disjuntores são projetados para suportar uma determinada corrente elétrica.

Quais materiais são necessários para fazer a troca de chuveiro?

Agora que já mostramos o que é necessário levar em consideração antes de comprar esse tipo de aparelho, confira quais materiais você vai precisar utilizar ao trocar o chuveiro:

  • fita veda-rosca;
  • conector elétrico de porcelana;
  • chave Philips;
  • chave-teste
  • chave de fenda;
  • escada.

Além dos materiais necessários para realizar a troca de chuveiro, é muito importante que você esteja calçado ao fazer esse procedimento. O ideal é utilizar um sapato com sola de borracha.

Passo a passo de como trocar chuveiro

Se você quer descobrir como trocar chuveiro elétrico de maneira fácil, confira o passo a passo a seguir. Dessa forma, você vai conseguir realizar esse procedimento com segurança e poderá voltar a tomar banhos quentes.

2. Desligue o disjuntor

Um dos passos mais importantes para quem quer aprender como trocar chuveiro é desligar o disjuntor da casa antes de iniciar o procedimento. Isso porque não é seguro realizar a troca desse equipamento com a corrente elétrica ligada.

Para se certificar de que a energia do banheiro está realmente desligada, é importante usar uma chave de teste, verificando se não está passando nenhuma corrente elétrica no local.

A utilização da chave de teste é muito simples: basta encostar a ponta dela em um terminal de energia para verificar se está passando alguma corrente elétrica ali. Caso o dispositivo acenda uma luz ou emita um som, é sinal de que o local está energizado. Antes de usar esse equipamento, leia as instruções do fabricante.

2. Feche o registro do banheiro

O próximo passo é fechar o registro de água do banheiro. Após fazer isso, abra o registro do chuveiro e espere toda a água que está no encanamento escorrer para realizar a instalação da nova peça. Em seguida, feche o registro do chuveiro.

Imagem de um chuveiro ligado

3. Fixe o chuveiro na parede

Retire o chuveiro antigo da parede, se houver um, e prepare-se para instalar o novo. Para isso, faça o encaixe do cano do chuveiro e passe a fita veda-rosca no sentido horário oito vezes. Isso vai ajudar a evitar possíveis vazamentos.

Caso você more no primeiro andar de um prédio muito alto ou a pressão da água no seu imóvel for muito grande, pode ser interessante colocar um redutor de pressão na entrada de água. Isso ajuda a evitar que o equipamento fique danificado.

Em seguida, você deve rosquear o corpo do chuveiro na parede até que ele fique totalmente firme. Também é importante verificar se o aparelho está reto, para que a água caia em linha reta quando o registro for aberto.

4. Conecte os fios

O próximo passo é conectar os fios do chuveiro com os fios da parede. Para isso, utilize um conector elétrico de porcelana, pois esse material não derrete caso seja superaquecido.

O chuveiro possui três fios: o terra, que pode ser verde e amarelo ou só verde; o fase, que costuma ser marrom, preto ou vermelho; e o neutro, que é azul. É importante conectar cada fio do aparelho com o seu correspondente na parede. Para deixar os fios bem fixados no conector, utilize uma chave Philips.

5. Conecte os acessórios

Nessa etapa, tudo o que você precisa fazer é conectar os acessórios que vêm com o chuveiro, como o chuveirinho e a haste de mudança de temperatura. É importante que essa instalação seja feita da forma descrita no manual do fabricante.

6. Abra o registro de água e ligue o disjuntor

Após finalizar a instalação do chuveiro e dos acessórios desse equipamento, abra o registro do banheiro e do chuveiro e deixe a água fluir por alguns instantes. Veja se há algum vazamento no local de encaixe do aparelho. Caso esteja tudo certo, ligue o disjuntor e verifique se a água está esquentando.

Se mesmo após ler este passo a passo você não se sentir seguro para trocar o chuveiro da sua casa, não hesite em chamar um eletricista para realizar esse serviço.

Confira mais dicas de cuidados com o lar no blog do Viva Real

Gostou de aprender como trocar chuveiro? Então, saiba que no blog do Viva Real você vai encontrar vários conteúdos úteis sobre cuidados com o lar. Sendo assim, continue no nosso blog para descobrir como cuidar da sua casa da melhor maneira possível.

BANNER_Cobranded_VIVA_ZAP_1024x380