Reparo e conservação – Sofás

Reparo e conservação – Sofás

Viva Real Publicado em 21/01/2014
Tempo de leitura 2 min

Seja para tirar aquela soneca, namorar, assistir um bom filme ou relaxar, o sofá é um dos móveis queridinhos da casa. Além de ser muito útil no lar, o sofá também compõe a decoração do imóvel e, com o desgaste causado pelo uso, acaba perdendo a beleza. Cuidar desse móvel pode ser mais fácil do que você pensa! Veja como manter o seu sofá bonito por mais tempo:
Sofá de couro
Para limpar é facinho: sabão de côco (em pedra ou líquido), pano limpo e água. O couro é resistente, mas a tinta não é, então, não use esponjas. Esfregue levemente o sofá com o pano embebido em água e sabão, em seguida, passe um pano limpo e úmido para retirar a sujeira e seque com um pano limpo e seco.  Como a limpeza remove a hidratação natural do couro, recomendamos que você faça uma impermeabilização do sofá, para diminuir a frequência de limpeza necessária. Você também pode passar vaselina líquida ou hidratantes para couro, com um pano limpo e seco, logo após a limpeza.
Sofá de corino (sintético) 
Podem ser limpos da mesma maneira que os sofás de couro, mas dispensam a hidratação. Neste caso, a impermeabilização acaba não compensando, devido ao custo benefício do material (corino).
Sofá de tecido
Primeiro, use o aspirador de pó para limpar entre as dobras e as almofadas do sofá. Depois limpe as partes mais sujas com uma escovinha macia ou algodão, sabão de côco e água. Esse procedimento deve ser feito a cada quinze dias, para evitar o acúmulo de poeira, exceto se cair alguma coisa que suje o sofá, antes disso. Se houver alguma mancha, veja aqui como tirar as manchas do tecido. Em seguida, seque com o secador de cabelos em temperatura média.
Todos os tipos de sofá
Evite a exposição do sofá ao Sol, pois isso pode causar manchas no móvel.
Proteja os “pezinhos” ou apoios do sofá com pedaços de feltro para evitar danos ao móvel e também ao piso.
Não apoie pratos e copos nos apoios de braço do móvel, para evitar que fiquem molhados e sujos. Hoje em dia, existem algumas bandejas de sofá para essa finalidade.