Confira as telhas e os formatos usados nos principais tipos de telhados

Confira as telhas e os formatos usados nos principais tipos de telhados

Viva Real Publicado em 20/02/2023
Tempo de leitura 5 min

É inegável a contribuição do telhado para um projeto arquitetônico em questão de segurança, conforto e estética. Desta forma, ter conhecimento sobre os tipos de telhados existentes é essencial em uma construção.

Mesmo que o telhado seja uma das últimas etapas da obra, o planejamento deve ser feito logo no início, seja em uma construção, seja em uma reforma. Isso porque a cobertura pode ser a cereja do bolo em uma casa, interferindo diretamente no estilo dela. Saiba mais!

Qual é a importância da escolha do telhado?

Quando se caminha pelos bairros, os telhados se destacam em meio às construções. A identidade visual de uma casa está fortemente atrelada ao tipo de cobertura.

Porém, sabia que os tipos de telhados também interferem diretamente no seu bem-estar dentro de casa? Além de nos livrar de alguns inconvenientes como infiltrações e goteiras, os telhados estão entre os responsáveis pelo conforto térmico e acústico da casa.

Então, você sabe quais são os tipos de telhado existentes? O blog do VIVA preparou este artigo bem detalhado para você entender as diferenças tanto em relação às telhas quanto em relação aos modelos de cobertura.

Tipos de telhados de acordo com as telhas

O material das telhas é um dos fatores que dividem os tipos de telhados. Vamos conhecer os principais na construção civil, destacando quais são as vantagens de cada e para quais tipos de projetos são mais indicados.

1. Telhado cerâmico

As telhas cerâmicas estão entre as mais populares nas construções brasileiras, porque os telhados desse material oferecem bom conforto térmico e acústico. Elas atuam como um bom isolante térmico tanto para o frio quanto para o calor, ou seja, não deixam a casa esquentar ou esfriar demais.

Feitas de barro ou argila, outro ponto forte destas telhas são os variados formatos, que agradam a diferentes gostos. A telha romana, portuguesa e colonial são alguns dos estilos que você pode encontrar.

A telha esmaltada é uma variação da cerâmica com a aplicação de uma camada de vidro colorido. Ela é mais utilizada em projetos de teto sem forro, em que as telhas ficam visíveis de dentro da casa.

2. Telhado de concreto

As duas principais vantagens do telhado de concreto são a beleza e a resistência. Por não precisar ir ao forno na fabricação, ele dificilmente se deforma. Sendo assim, é fácil de colocar e compõe um visual quase perfeito.

Além disso, este material proporciona longa durabilidade e forte resistência, inclusive em relação à absorção de água, o que inibe a formação de fungos e infiltrações. As cores claras são recomendadas para promover ambientes frescos, enquanto as escuras aquecem regiões mais frias.

Imagem do telhado de uma casa

3. Telhado metálico

O telhado metálico é mais amplamente utilizado em indústrias e galpões. No entanto, ele pode ser inserido em um projeto residencial, geralmente em lajes e coberturas.

Porém, esse material não se mostra tão eficiente quando se trata de isolamento térmico e acústico. Uma alternativa para diminuir a incidência de barulho é inserir uma camada de cobertura isolante entre a telha e o forro.

A grande vantagem deste tipo é o custo-benefício, pois a instalação é consideravelmente rápida e prática. Essas telhas também apresentam alta durabilidade e resistência a intempéries como chuvas, ventos e tempestades.

4. Telhado verde

Também chamado de ecotelhado, o telhado verde é mais comum nos topos de edifícios, mas pode ser adotado em residências. Ideal para quem está em busca de um diferencial estético e uma alternativa sustentável, ele recebe esse nome por ser constituído por plantas.

Entretanto, para implementá-lo, é necessária uma preparação e, é claro, um projeto paisagístico. Ele precisa ser feito sob uma laje impermeabilizada e reforçada, pois vai receber camadas drenantes que o tornam mais pesado.

Entre as vantagens, estão a absorção de 100% da chuva, não sobrecarregando o sistema de drenagem urbano, e o ótimo isolamento térmico e acústico. Também não devemos nos esquecer dos benefícios da vegetação no meio urbano, certo?

Modelos de telhados

Agora que você já conhece alguns dos tipos de telhados com base no material da cobertura, está na hora de conferir possibilidades de formatos. Antes de mais nada, é preciso optar por um telhado aparente ou embutido. Veja as diferenças entre eles.

Telhado embutido ou aparente

Na versão aparente, como o próprio nome indica, as telhas ficam à mostra. É um dos modelos mais comuns, transmitindo uma estética mais tradicionalista. Já no telhado embutido, as telhas ficam escondidas atrás de pequenas paredes no topo da casa, chamadas de platibandas.

Este segundo estilo foi trazido pela arquitetura moderna, sendo utilizado em projetos contemporâneos com um visual clean. Desta forma, optar entre um e outro pode fazer a diferença em todo o projeto arquitetônico de um imóvel.

Águas de telhados

Você já ouviu falar em águas de telhados? Esse termo se refere à estrutura em que a chuva cairá e seguirá em direção à calha ou ao chão. É possível categorizar os telhados de acordo com os lados que possuem escoamento, indicando a quantidade de “faces de um telhado”: uma, duas, três ou quatro águas.

As possibilidades de design de telhados também são bem variadas. Alguns exemplos são: colonial, em L, sobreposto, plano, diagonal, entre outros.

Encontre seu imóvel no VivaReal

Gostou de aprender sobre os tipos de telhados? Se quiser ficar por dentro de outros conteúdos sobre obras e construção civil, acompanhe o blog do VivaReal. Estamos sempre nos atualizando com dicas infalíveis para facilitar sua vida. Em nosso site, você ainda encontra uma variedade de imóveis à venda para todos os estilos.

BANNER_Cobranded_VIVA_ZAP_1024x380