tipos de tijolos

Conheça 10 tipos de tijolos e suas características

Viva Real Publicado em 07/08/2024
Tempo de leitura 6 min

Um dos primeiros elementos que vêm à mente quando pensamos em construção são os tipos de tijolos. 

Mais do que essenciais na estrutura de qualquer edificação e do que simples blocos de construção, os tijolos são a base que define a durabilidade, o isolamento térmico e até a estética de uma casa. 

Por isso, vamos mostrar 10 tipos de tijolos e suas características únicas, para que você possa escolher o ideal para o seu próximo projeto ou para a sua casa dos sonhos.

Acompanhe o nosso conteúdo!

Quer saber quantos tijolos você precisa para a sua construção? Aprenda a fazer o cálculo em nosso artigo!

10 tipos de tijolos e suas características

Confira a lista com 10 tipos de tijolos que separamos para você:

1. Tijolo baiano

O tijolo baiano é uma escolha popular em construções internas no Brasil por ser leve, barato e econômico. Com sua estrutura vazada, ele facilita a passagem de instalações elétricas e hidráulicas.

Ele é muito utilizado em alvenarias de vedação e na construção civil brasileira, pois as suas cavidades proporcionam uma boa adesão à massa e boa capacidade de isolamento térmico e acústico.

2. Tijolo de concreto

O tijolo de concreto é o tipo mais comum, forte e versátil, frequentemente usado em muros de arrimo e fundações. 

Ele é feito com uma mistura de cimento, areia, aditivos, agregados e água, oferecendo uma excelente resistência estrutural e é uma ótima opção para construções robustas, como edifícios. 

Também pode ser utilizado em paredes de vedação, muros e alvenaria estrutural.

Vale ressaltar que ele é menos suscetível a danos causados por fungos, insetos e roedores, além de oferecer ótimo isolamento térmico e acústico.

3. Tijolo de concreto celular

Também conhecido como bloco de concreto celular, o tijolo de concreto celular é conhecido por sua leveza e isolamento térmico. 

Ele é produzido a partir de uma mistura de cimento, areia, aditivos, agregado e água, e deve ser impermeabilizado porque absorve mais umidade.

Também é ideal para preencher lajes, fundação de obras e construções de regiões com climas variados, ajudando a manter a temperatura interna confortável.

4. Tijolo de barro

O clássico tijolo de barro ou de cerâmica é amado por sua aparência rústica e natural. Ele é feito a partir de argila misturada com água em altas temperaturas, sendo um tipo de tijolo com materiais renováveis.

Também suporta cargas consideráveis, apesar de ser mais frágil que outros tipos de tijolos como o de concreto, e tem uma boa capacidade de isolamento térmico.

O tijolo de barro é utilizado para paredes estruturais de edifícios residenciais, comerciais e industriais, além de paredes de vedação, lareiras, chaminés e revestimento de paredes internas e externas.

tipos de tijolos para construção

5. Tijolo refratário

O tijolo refratário é resistente a altas temperaturas e é perfeito para churrasqueiras, lareiras e fornos. 

Ele é feito de materiais que suportam o calor extremo sem perder a integridade estrutural, além de manter o calor onde é necessário e garantir eficiência e segurança.

Também pode ser usado em fornos industriais, caldeiras, estufas e incineradores.

Leia também: Parede verde artificial: como montar, preço e ideias para se inspirar

6. Tijolo laminado

Uma opção moderna, o tijolo laminado é fino e elegante, ideal para acabamentos decorativos e construções que buscam uma aparência sofisticada e moderna.

Muito utilizado em áreas externas, ele adiciona um toque contemporâneo a qualquer ambiente e tem uma camada externa lisa e uniforme.

7. Tijolo maciço

O tijolo maciço é um modelo que tem alta resistência e durabilidade. Ele é feito de argila ou concreto e não possui furos.

Ele é indicado para revestimento de construção e para decoração da parte externa de casas, como “tijolinhos à vista”.

8. Tijolo de vidro

O tijolo de vidro é utilizado principalmente em projetos decorativos e é indicado para quem busca luminosidade e design. 

Ele permite a passagem de luz, mantendo a privacidade e isolamento térmico, além de dar um toque de modernidade e elegância. Assim, pode ser usado em banheiros, escadas, halls e fachadas de edifícios.

É um tipo de tijolo mais fino, denso e não muito resistente como o tijolo de concreto e de barro. Além disso, tem baixo isolamento térmico, apesar de oferecer bom isolamento acústico.

9. Tijolo ecológico

Se você procura uma opção mais sustentável, o tijolo ecológico é perfeito para você, pois é feito com a mistura de solo, cimento e água, e não passa por processos de queima, o que reduz a emissão de CO2.

Assim, ele reduz o impacto ambiental e ainda oferece boa resistência e isolamento térmico.Também pode ser usado em paredes internas e externas, revestimento, muros de contenção e estruturas leves.

10. Tijolo de Adobe

O tijolo de adobe é feito de mistura de terra crua, água e fibras naturais, como a palha, sendo uma opção moldada de modo artesanal.

Ele é secado ao sol e é usado em construções em regiões quentes, pois tem excelente isolamento térmico.

É um dos tipos de tijolos ecológicos que podem ser encontrados em casas antigas que foram construídas durante o Brasil colonial.

tipos de tijolos para áreas externas

Qual tijolo mais usado em construção?

A resposta pode variar de acordo com a região e o tipo de projeto. No entanto, os tijolos de barro ou cerâmica continuam sendo uma escolha comum devido ao seu custo-benefício e facilidade de uso. 

A sua leveza e boas propriedades de isolamento térmico e acústico o tornam uma escolha popular para construções residenciais.

Agora que você aprendeu sobre os tipos de tijolos, que tal encontrar o imóvel ideal? Navegue pela nossa plataforma e descubra o lar dos seus sonhos!

Encontre o imóvel ideal no Viva Real

Como você viu, existem vários tipos de tijolos e cada um tem as suas particularidades e pode ser utilizado em determinadas construções e tipos de decoração.

Agora que você conhece mais sobre os tipos de tijolos e as suas principais características, está pronto para escolher o melhor tipo na hora de construir ou reformar a sua casa.

Se você está procurando o imóvel ideal, não deixe de visitar o Viva Real, onde você encontra as melhores opções de imóveis que se encaixam no seu estilo de vida e nas suas necessidades.

Aproveite e aprenda ainda mais com outros conteúdos em nosso blog! Recomendamos a leitura do nosso artigo sobre cuidados para pintar a área externa de imóvel!