como alugar um imovel rapido

Como alugar um imóvel rápido? Confira 7 passos

Viva Real Publicado em 12/02/2024
Tempo de leitura 6 min

Essa é uma dúvida frequente de imobiliárias e pessoas físicas que anunciam seus imóveis, sejam eles casas ou apartamentos: como alugar um imóvel rápido?

A verdade é que o processo de alugar um imóvel pode ser bem desafiador, demandando uma série de estratégias, organização, divulgação e as várias etapas que compõem um anúncio imobiliário.

Porque um dos principais passos para alugar uma propriedade é o anúncio dela — mas não é o único, especialmente se você quiser ter rápidos resultados!

Com um direcionamento adequado e a combinação certa de boas práticas, é possível agilizar o processo de alugar um imóvel, oferecendo as melhores opções para o seu público-alvo.

E ninguém melhor do que o maior portal de compra e venda de imóveis para ajudar o seu negócio com essa demanda, não é mesmo?

O Viva Real, uma das maiores vitrines imobiliárias do país, preparou aqui um guia completo com tudo o que você precisa saber sobre como alugar um imóvel rápido: boas dicas que vão potencializar seus processos, anúncios e ajudar você a conquistar bons contratos.

Acompanhe o artigo abaixo para tirar todas as suas dúvidas.

Boa leitura!

Quer saber qual o melhor mês para anunciar imóveis? Faça aqui o download do e-book do DataZAP para 2024!

Como alugar um imóvel rápido? 7 dicas eficientes

Acelerar o processo de locação pode ser feito de forma competente e sem comprometer a qualidade do serviço oferecido por você ou pela sua empresa — se você está anunciando sem uma imobiliária, essas dicas também vão ser um grande avanço para fechar contratos!

Confira nossa lista com 7 boas práticas para alugar rapidamente seu imóvel, visando também proporcionar uma experiência satisfatória tanto para locadores quanto para os locatários interessados:

1. Conheça seu público potencial

como alugar um imovel rapido: dicas

Saber a fundo expectativas e necessidades do perfil dos seus clientes é uma forma sólida (e essencial) de começar um processo mais ágil de aluguel de imóveis.

Quando você conhece melhor a personalidade do seu público, passa a oferecer soluções mais adequadas para a realidade dele: estamos falando da faixa de valor esperada para a locação, estilo de vida e mais outros detalhes importantes.

Uma boa estratégia, aqui, é oferecer aos locatários interessados um questionário que aborde questões simples, mas bem direcionadas, sobre informações importantes e que contemplem o que você precisa para oferecer uma melhor experiência de locação.

2. Invista em benfeitorias no imóvel

Trabalhar a apresentação da casa ou apartamento que você deseja alugar é fundamental para que o imóvel seja atrativo para os potenciais locatários: isso vai desde a estrutura até o design do espaço.

A prática de home staging é uma boa opção para destacar pontos fortes do imóvel, ajudando os locatários a visualizarem o potencial do imóvel e de que forma o espaço pode se adaptar às suas variadas necessidades.

3. Faça pequenos reparos e manutenções

A verdade é que ninguém quer alugar um imóvel que esteja precisando de reparos, não é mesmo?

Cada vez mais, aumenta a procura por imóveis prontos para morar sem a necessidade de reformas: esse estudo do DataZAP de 2023 aponta que 70% dos locatários buscam por casas e apartamentos usados e sem a necessidade de reparos.

Faça uma manutenção preventiva na propriedade, ajustando o que for necessário na parte elétrica e hidráulica, além de pinturas e demais melhorias na parte estética da residência.

4. Defina um valor competitivo com o mercado

O seu potencial inquilino certamente vai pesquisar — e muito! — os valores de imóveis antes de decidir fechar contrato com o seu.

Esteja à frente fazendo uma minuciosa pesquisa de mercado, analisando o que os demais proprietários estabelecem como valor de aluguel.

Se o seu preço estipulado estiver muito acima do que é oferecido, é possível que isso afaste os interessados.

5. Esteja aberto a negociações

como alugar um imovel rapido: negociações

É preciso ter em mente que o seu imóvel não é o único na vizinhança disponível para aluguel: possivelmente, terão outras residências inclusive parecidas com a que você está tentando alugar.

Por isso, tenha mais flexibilidade com as propostas oferecidas, para manter o potencial inquilino interessado, negociando o valor proposto e até o período de contrato.

6. Capriche nas fotos e vídeos para os anúncios 

Os interessados no seu imóvel serão cativados, inicialmente, pelo anúncio que você publicar: por isso, a primeira impressão da residência é extremamente importante!

Invista em uma boa estrutura e iluminação para as fotos e vídeos da casa ou apartamento, destacando os diferenciais da estrutura do imóvel, valorizando pontos fortes e apresentando as mil possibilidades que o local pode oferecer ao futuro inquilino.

Aqui, também é fundamental manter os anúncios sempre atualizados, com informações e mudanças que são de interesse do seu público.

7. Procure por um portal de imóveis

Para aumentar o alcance do seu imóvel, é fundamental que você esteja presente no cenário digital, que também é, atualmente, o meio de busca de imóveis mais escolhido pelos locatários.

Além disso, optar por uma portal imobiliário é uma maneira de reduzir custos e ter mais praticidade para gerir o processo de locação do imóvel, trazendo uma série de vantagens para você!

O melhor lugar para anunciar o seu imóvel é o Viva Real: mais de 28 milhões de visitas todo mês! Crie já seu anúncio aqui no nosso site.

Também são outras boas dicas de como alugar um imóvel rápido:

  • esteja disposto a agendar visitas rapidamente;
  • ofereça variedade de opções de garantia locatícia;
  • mantenha uma comunicação efetiva com os interessados;
  • seja sempre transparente nas relações contratuais impostas;
  • conte com o suporte de um corretor especializado para ajudar com o processo de aluguel de imóveis — esse profissional garante maior segurança no fechamento de contratos, tornando o procedimento mais ágil.

Anuncie seu imóvel no Viva Real!

Agora que você sabe como alugar um imóvel rápido, já pode começar a colocar em prática todas essas dicas!

Com essa lista de boas práticas, certamente você vai maximizar suas chances de alugar o imóvel com mais rapidez, além de garantir um serviço satisfatório ao futuro inquilino.

Outra coisa que também vai te ajudar a alugar seu imóvel com mais agilidade é anunciar aqui no Viva Real: uma das maiores plataformas de compra, venda e aluguel de imóveis de todo o Brasil — somos parte do grupo OLX!

Quer garantir a chance de ter muitos contatos interessados? Anuncie com a gente!

Para mais dicas e conteúdos como este, acesse o blog completo do Viva Real.