Sala de uma casa com poltrona, abajur e móvel de madeira

Entenda como funciona o home staging

Está vendendo ou alugando o seu imóvel? Então, você precisa conhecer o termo Home Staging, uma técnica que surgiu nos Estados Unidos ainda na década de 70, mas que segue sendo muito usada até hoje por conta da sua efetividade.

Viva Real Publicado em 26/06/2023
Tempo de leitura 5 min

Entenda como funciona o home staging

Está vendendo ou alugando o seu imóvel? Então, você precisa conhecer o home staging, uma técnica que surgiu nos Estados Unidos, ainda na década de 70, mas que segue sendo muito usada por conta de sua efetividade.

Atualmente, a estratégia é muito comum nos Estados Unidos e em alguns países da Europa, mas ainda é pouco aproveitada no Brasil. Continue a leitura e entenda o que é esse método e como você pode aplicar suas técnicas para vender ou alugar o imóvel o mais rápido possível. Confira!

Significado de home staging

Para começar, o que é home staging? “Home staging” é um termo que se refere a um conjunto de estratégias utilizadas para facilitar a venda ou locação de imóveis. Na tradução literal “encenação de casa”, é um método de marketing imobiliário cuja ideia principal é organizar uma casa ou apartamento para que fiquem mais atrativos.

A corretora imobiliária Barb Schwarz criou o conceito home staging há mais de 50 anos, depois de perceber que a forma como os imóveis são mostrados pode fazer toda a diferença na hora de vender ou alugar. Assim, o método busca criar um ambiente que chama a atenção de possíveis clientes e causa uma boa primeira impressão.

Embora seja uma das técnicas de vendas mais utilizadas mundo afora, a encenação de casas ainda é pouco explorada no Brasil. A estratégia é mais usada por construtoras no momento de vender os imóveis recém-construídos, mas muitos profissionais do ramo já perceberam a importância dela.

Diversos estudos já comprovaram a eficiência do home staging. Uma pesquisa publicada pela associação americana RESA (Real Estate Staging Association), por exemplo, revelou que imóveis que recebem técnicas de staging vendem, em média, 73% mais rápido, além de poderem aumentar em até 20% o valor da propriedade.

Como funciona o home staging?

Basicamente, a técnica home staging visa valorizar os pontos fortes de um imóvel e, ao mesmo tempo, reduzir ao máximo os pontos fracos, aprimorando o visual do espaço para deixá-lo mais atraente. Para isso, são necessárias estratégias de marketing imobiliário, além de conhecimento sobre o mercado e sobre design de interiores.

Ao colocar um imóvel à venda ou para locação, é necessário pensar nos prováveis compradores. Por exemplo, um apartamento pequeno, próximo a uma estação de metrô, será mais atrativo aos jovens que precisam facilitar a ida ao trabalho ou à universidade. Logo, o anúncio do imóvel deve focar nessa vantagem.

Mas não para por aí: os cuidados devem ser estendidos à propriedade, que deve ser muito bem preparada para atrair a atenção dos clientes: desde a higienização, passando pelo reparo de algo que não esteja visualmente agradável até as alterações estruturais. A seguir, veja como aplicar o home staging no seu imóvel.

Apartamento com sala e cozinha integrada

5 dicas de como aplicar o home staging no seu imóvel

Separamos cinco dicas práticas para começar a aplicar a técnica, seja seu objetivo vender ou alugar um imóvel. Com o home staging, o antes e depois da propriedade vai ser impressionante. Confira!

1 – Faça todas as manutenções necessárias

Para aplicar o conceito de home staging, comece pelos reparos. Confira se o imóvel possui algum tipo de imperfeição, como manchas na parede e pisos danificados, e realize todas as manutenções necessárias antes de vender. Esses detalhes costumam afastar os clientes de uma possível compra ou locação.

2 – Capriche na higienização

Quem nunca se deparou com anúncios de casas ou apartamentos sujos e mal-cuidados? Não dá vontade de comprar ou alugar, não é mesmo? Por isso, o ideal é fazer uma boa higienização do local, desde a limpeza até a organização dos móveis. A ideia é apresentar um local limpo, amplo, organizado e funcional para os clientes.

3 – Reconheça as melhores características do imóvel

Os pontos positivos obviamente devem ser o destaque do seu imóvel. Se o local conta com uma decoração incrível na sala, que também é grande e espaçosa, foque nesse ambiente. Lembre-se: a ideia é chamar a atenção!

4 – Acerte na iluminação

Uma casa ou apartamento mal-iluminado traz uma sensação de tristeza e monotonia até mesmo em fotos. Por isso, é imprescindível verificar se o ambiente está muito bem iluminado antes de iniciar a apresentação da propriedade.

5 – Faça fotos de muita qualidade

Por fim, nossa última dica talvez seja a mais importante: fazer fotos de extrema qualidade! As imagens sempre serão o primeiro contato dos clientes com o imóvel. Caso estejam com má qualidade, as chances de venda podem cair consideravelmente.

Mas afinal, como tirar fotos de qualidade? O ideal é conferir os melhores ângulos do local e caprichar na iluminação. Quanto mais nítidas e grandes, melhores serão as fotos do seu imóvel. Além disso, foque sempre nos pontos positivos do local. Ah, se possível, peça a opinião de outras pessoas antes de usá-las no anúncio.

Gostou das nossas dicas? Não deixe de conhecer o Viva Real!

E aí, o que achou das nossas dicas? Agora que você já conhece o home staging e como aplicar nos imóveis, não deixe de conhecer e contar com todas as facilidades da nossa plataforma.

Já se estiver vendendo ou alugando a sua casa ou apartamento, não deixe de utilizar o nosso marketplace para anunciar o imóvel! Somos o maior portal imobiliário do Brasil, com mais de 28 milhões de visitas por mês. Acesse e comece já!

BANNER_Cobranded_VIVA_ZAP_1024x380