#

Qual é a melhor opção: comprar ou alugar?

Essa é certamente uma das perguntas mais feitas por quem decidiu sair da casa da família ou dos amigos: comprar ou alugar? Aqui, vamos ajudar você a entender as vantagens e desvantagens de cada opção, e escolher a melhor para você.

# Viva Real Publicado em 04/08/2022
Tempo de leitura 5 min

Essa é certamente uma das perguntas mais feitas por quem decidiu sair da casa da família ou dos amigos: comprar ou alugar? Aqui, vamos ajudar você a entender as vantagens e desvantagens de cada opção, e escolher a melhor para você.

Para começar, saiba que não existe uma única opção certa e qualquer fonte que leve você a pensar isso não está indo pelo melhor caminho. Na hora de decidir entre alugar ou comprar um imóvel, o que vai realmente determinar a melhor escolha é a sua realidade.

Para cada realidade, uma escolha diferente

Não adianta se basear em fórmulas pré-definidas. Imagine que você vem de uma família que possui alguns imóveis pela cidade e nunca precisou se preocupar com moradia. Nesse caso, é natural que o sonho da casa própria nem passe pela sua cabeça, então você vai preferir as vantagens do aluguel.

Por outro lado, suponha que você faz parte de uma família que sempre viveu de aluguel, às vezes tendo que se mudar às pressas porque o preço aumentou muito ou o proprietário decidiu vender o imóvel. Neste caso, entre morar de aluguel ou comprar, provavelmente você não terá dúvidas sobre comprar.

Então, antes de qualquer coisa, é isso: observe sua realidade e os seus anseios. O fator psicológico influencia e é muito importante na decisão, para você se sentir bem com sua escolha. Agora, vamos mostrar alguns pontos importantes para ajudar você a decidir se vale a pena alugar ou comprar um imóvel.

Primeiro, observe suas finanças

O primeiro passo na hora de escolher comprar um imóvel é analisar a sua renda. Isso porque é muito provável que vai precisar de um financiamento. Na prática, é pegar um empréstimo no banco para comprar um bem cujo valor você não possui à vista. E aqui você vai analisar se vale a pena financiar um imóvel.

O valor emprestado pelo banco para o financiamento é dividido em parcelas, acrescidas de juros e correção monetária. Mesmo sendo a modalidade de crédito com as taxas de juros mais baixas do mercado, a depender do tipo de amortização, as parcelas talvez sejam maiores que o valor de um aluguel.

Além disso, você precisa ter uma quantia já separada para pagar a entrada do financiamento à vista (normalmente em torno de 20% do total), mais as despesas com cartório (registro, escritura e ITBI). Também lembre-se: o financiamento dura em torno de 35 anos, exceto se você quitá-lo antes do prazo.

Então, faça uma simulação de financiamento e veja se terá condições de arcar com a entrada e as prestações. Se você já se planejou para isso e possui uma boa renda, ótimo! Se não, entre alugar ou financiar um imóvel, talvez você ainda precise escolher a primeira opção.

Qual é o melhor investimento?

Esse é outro fator importante a analisar. Imagine que você fez a simulação de financiamento, com dois resultados diferentes: 1) as parcelas estão muito mais altas que o aluguel, mas você ainda tem condições de arcar; e 2) as parcelas são similares a um aluguel. E aí, vale mais a pena comprar ou alugar?

No primeiro caso, você pode considerar passar mais um tempo de aluguel enquanto poupa a diferença mensal para aumentar o valor da entrada do seu financiamento no futuro. Isso naturalmente vai reduzir o valor das parcelas.

Contudo, seja honesto consigo: você terá disciplina para poupar ou vai gastar a “sobra” todo mês? Uma das vantagens do financiamento, que pode fazer diferença na hora de escolher entre comprar ou alugar, é justamente o comprometimento com o investimento. 

Já quando as parcelas e o aluguel são parecidos, o que vai pesar mesmo é o seu perfil e o que você deseja na sua vida. Se você tem renda estável, quer aumentar seu patrimônio e gosta de administrar imóveis, vá em frente no financiamento. Se gosta de mobilidade e tem disciplina para poupar, o aluguel pode ser melhor.

comprar ou alugar - pessoa conhecendo casa

Desvantagens de alugar e comprar

Chegou até aqui e ainda tem dúvidas se é melhor comprar ou alugar? Então, vamos fazer o teste final: analisar as desvantagens de cada opção. Como diria Charlie Brown Jr., “para cada escolha, uma renúncia, isso é a vida”. Veja o que você pode perder em cada uma delas.

Desvantagens de comprar um imóvel

Optando por um financiamento, você fica preso a uma dívida por muitos anos e paga juros que não vão retornar para você. Além disso, se perder renda, você terá dificuldade em quitar as parcelas e, na pior das hipóteses, deverá vender o imóvel para pagar a dívida.

Outro fator importante é que você será responsável por toda a administração do imóvel, desde o pagamento dos tributos anuais até a manutenção diária. No final das contas, sempre existe a possibilidade de seu imóvel não se valorizar no futuro.

Desvantagens de alugar um imóvel

A primeira desvantagem do aluguel é justamente não ter controle sobre o imóvel, não poder fazer reformas como quiser, a não ser que tenha autorização do proprietário. Aliás, ele pode pedir que você desocupe o imóvel quando desejar.

Além disso, o proprietário tem o direito de aumentar o valor do aluguel todos os anos, independentemente da renda do inquilino. Por fim, o dinheiro do aluguel não se converte em patrimônio para você, ou seja, é apenas uma despesa, não um investimento.

Compre ou alugue na Viva Real

Seja qual for a sua escolha, comprar ou alugar um imóvel é muito melhor com a Viva Real. Temos a maior cartela de imóveis do Brasil, com opções de casas e apartamentos de todos os tipos, em todas as regiões do país. Escolha agora onde vai querer morar.