O que é um centro comercial.

Saiba o que é um centro comercial e quais são suas características

Viva Real Publicado em 25/08/2023
Tempo de leitura 5 min

O centro comercial é um tipo de construção imobiliária cada vez mais popular no Brasil, tanto para empreendedores que estão abrindo lojas, restaurantes e serviços, quanto para consumidores que buscam locais agradáveis para experimentar e comprar. Mas você sabe exatamente o que é um centro comercial?

Vamos explicar tudo sobre centros comerciais neste conteúdo, inclusive listando as principais características desse tipo de shopping center. Assim, você fica mais informado na hora de escolher um ponto em centro comercial para alugar ou comprar, por exemplo. Confira!

O que define um centro comercial?

Então, o que é um centro comercial? Também conhecido como shopping center, o centro comercial é um tipo de empreendimento projetado para abrigar uma variedade de lojas, restaurantes e serviços em um único local, bem como áreas de lazer, restaurantes e praças de alimentação.

Os espaços comerciais são frequentemente projetados para criar uma experiência agradável de compra, oferecendo estacionamento amplo, espaços de convivência, corredores bem iluminados e uma variedade de atividades para atrair visitantes.

Eles podem variar em tamanho e estilo, desde pequenos shoppings com um pequeno conjunto de lojas até grandes complexos que contêm centenas de estabelecimentos e várias atrações.

O principal objetivo de um centro comercial é proporcionar aos consumidores um ambiente conveniente e diversificado para fazer compras, ter entretenimento e alimentação. Além disso, os centros comerciais também têm como objetivo criar um ambiente social, onde as pessoas possam se reunir, passear e passar tempo juntas.

Principais características de um centro comercial

Agora que você entende melhor o que é um centro comercial, confira as principais características desse tipo de empreendimento. Basicamente, nesse espaço comercial multifuncional, é oferecida uma ampla gama de opções de compra, entretenimento e experiências sociais em um ambiente agradável e conveniente.

Diversidade de lojas e serviços

A variedade de lojas de varejo, que podem incluir moda, eletrônicos, produtos para casa, brinquedos, livros, joias, entre outros, é uma característica que define o que é um centro comercial. Além disso, eles muitas vezes têm serviços como bancos, salões de beleza, academias e agências de viagens.

Ampla variedade de tamanhos

Os centros comerciais podem variar de tamanho, desde um pequeno shopping de bairro até grandes complexos comerciais, com vários andares repletos de lojas e atrações.

Ambiente agradável

Os corredores dos centros comerciais são geralmente projetados com iluminação adequada, decoração atrativa e layout organizado, criando um ambiente agradável para alugar salas comerciais e para os compradores consumirem.

Conveniência

Centros comerciais geralmente oferecem estacionamento amplo e acessível, facilitando o acesso dos visitantes. Além disso, costumam estar localizados em áreas de fácil acesso, seja por transporte público, seja vias rodoviárias importantes.

Espaços de convivência

Além de ser um centro de compras, esse tipo de construção pode incluir espaços de convivência, como bancos, áreas de descanso, jardins internos e espaços para relaxamento.

O que é um centro comercial.

Praça de alimentação

A maioria dos centros comerciais possui uma praça de alimentação ou área de restaurantes, onde os visitantes podem encontrar diversas opções culinárias, desde fast-food até restaurantes de alta gastronomia.

Entretenimento

Muitos centros comerciais oferecem opções de entretenimento para os visitantes, como cinemas, áreas de jogos e até mesmo espaços para eventos ao vivo, como shows e apresentações.

Atividades sociais

Os centros comerciais frequentemente organizam eventos e atividades culturais para atrair visitantes, como desfiles de moda, sessões de autógrafos, feiras temáticas e gastronômicas, além de eventos pontuais relacionados a datas comemorativas.

Segurança

Outra característica que mostra o que é um centro comercial é a segurança dos visitantes, que costuma ser prioridade nesses espaços. Isso pode incluir medidas de vigilância, como instalação de câmeras, e também pessoal de segurança.

Como escolher um centro comercial

Se você está montando uma loja e por isso procura encontrar um ponto em um centro comercial para alugar ou comprar, é importante entender quais questões você deve ficar atento. Afinal, surgem muitas dúvidas nesse momento: como escolher o ponto certo? Será que minha loja vai ter movimento?

  • localização: saiba a região onde seus consumidores estão. Analise o seu público-alvo e busque as áreas da cidade que ele costuma frequentar;
  • concorrência: liste seus concorrentes. Assim, você pode pesquisar onde eles estão localizados e entender melhor a região certa para abrir o seu negócio;
  • trânsito: prefira um local com trânsito de pessoas a pé. Assim, é mais fácil os clientes notarem a loja, terem interesse e fazerem uma compra.
  • região comercial: prefira também estar perto de outros comércios. Opte por um centro que já possua comércio movimentado, com lotéricas, farmácias, padarias, salões de beleza e outros.
  • valor: por fim, considere o valor do aluguel ou compra. O ideal é optar pelo ponto com o preço mais justo. Antes, defina o seu orçamento máximo para gastar com a compra ou aluguel de ponto comercial.

Encontre pontos comerciais no Viva Real

Ficou interessado em saber mais sobre pontos comerciais? O Viva Real pode ajudar nessa tarefa. Nossa plataforma é a maior do Brasil, com milhões de imóveis comerciais à venda ou para aluguel. Que tal conferir algumas opções e encontrar o ponto ideal para você? Acesse e veja pontos comerciais na região que deseja.

BANNER_Cobranded_VIVA_ZAP_1024x380