como alugar sala comercial - imagem de pessoas em sala de reunião

Saiba como alugar sala comercial para seu negócio

Entender como alugar sala comercial ajuda muito na hora de escolher um local para exercer suas funções profissionais. Para isso, é importante avaliar uma série de fatores, como infraestrutura, localização, valor do aluguel e, principalmente, suas necessidades.

Viva Real Publicado em 09/02/2023
Tempo de leitura 5 min

Entender como alugar sala comercial ajuda muito na hora de escolher um local para exercer suas funções profissionais. Para isso, é importante avaliar uma série de fatores, como infraestrutura, localização, valor do aluguel e, principalmente, suas necessidades.

Por essa razão, nem sempre é fácil encontrar a sala comercial conforme seu perfil. Além disso, é interessante considerar detalhes que facilitam seu dia a dia. Logo abaixo, saiba como alugar uma sala comercial e fazer uma excelente escolha!

8 dicas práticas para alugar sala comercial com comodidade

Estar em um ambiente adequado ajuda a desempenhar as atividades profissionais de forma produtiva. Por isso, é importante alugar uma sala comercial confortável e aconchegante. A seguir, confira algumas dicas essenciais para isso.

1 – Analise e escolha a localização

Decidir a localização do imóvel é a primeira dica essencial para alugar uma sala comercial. Isso porque é necessário considerar a segurança do bairro, a facilidade de acesso, a relevância do ponto, entre outros aspectos.

Dependendo do tipo de negócio, você pode escolher um imóvel em um local menos comercial. Nesses locais, o valor do aluguel costuma ser mais barato – o que pode ajudar, principalmente, empreendedores que estão iniciando o próprio negócio.

2 – Defina o tamanho do imóvel

Geralmente, as salas comerciais para alugar possuem tamanhos similares, variando apenas em posições de portas, janelas e banheiros. Porém, existem opções maiores no mercado imobiliário, que podem acomodar móveis e equipamentos, bem como pessoas que compõem a equipe de trabalho.

Outro fator relevante é o conforto, para criar um ambiente agradável tanto para os colaboradores quanto para os clientes. Nesse caso, você pode optar por um imóvel com espaço para colocar um frigobar e tomar café ou chá, por exemplo.

3 – Defina o valor do aluguel

Outra dica importante sobre como alugar sala comercial é definir o preço do aluguel com base nas características do imóvel que você precisa. Entretanto, você deve encontrar um local compatível com seu orçamento.

O valor do aluguel é influenciado por localização, tamanho, acabamento e padrão de construção do prédio. Além disso, se o local possui estacionamento e itens para conforto, como ar-condicionado, o custo pode ser mais caro. Nesse caso, é preciso pensar nas prioridades para sua decisão.

4 – Pesquise mais antes de escolher

Para encontrar boas opções, é essencial pesquisar os imóveis por todos os meios de sua preferência. Uma maneira prática e assertiva é consultar a internet, pois existem portais especializados com ótimas ofertas.

Por mais que você tenha alguma ideia sobre como está o mercado, pesquisar é uma das dicas sobre como alugar sala comercial com economia. Além disso, você pode visitar o local e avaliar o imóvel com calma antes de fechar a locação.

como alugar sala comercial - imagem de sala de reunião

5 – Compare as opções do mercado

Após a pesquisa, vem a hora de comparar as opções para fazer uma escolha que combine com seu perfil e seu orçamento disponível. Por mais que você tenha encontrado um bom imóvel comercial, não feche negócio sem verificar outras possibilidades.

É aconselhável avaliar e comparar os benefícios que cada imóvel oferece. Isso é importante não só para escolher a melhor opção, mas também para estabelecer parâmetros na hora de negociar com o locador.

6 – Negocie o valor do aluguel

Depois de pesquisar e comparar os imóveis, você já pode negociar o aluguel da sala comercial com a pessoa responsável. Mediante negociação, você pode acordar o preço do aluguel, assim como eventuais melhorias que queira realizar no local.

Por essa razão, é fundamental conhecer o valor cobrado na região, para ter argumentos e conseguir um bom desconto. Além disso, é possível pedir um período de carência para começar a pagar o aluguel.

7 – Negocie as condições do contrato de locação

O contrato de locação é um documento que estabelece os direitos e deveres do locatário e do locador. Portanto, antes de assiná-lo, é importante ler todas as cláusulas e negociar o que considerar necessário.

Isso evita eventuais problemas, como multas rescisórias altas ou contratos com longa duração. Caso não entenda sobre as cláusulas, você pode consultar um advogado de sua confiança para receber orientação.

8 – Atente-se à vistoria do imóvel

O laudo de vistoria integra o contrato, sendo fundamental para documentar as características do imóvel. Nesse documento, devem constar as dimensões da sala comercial e as condições gerais em que ela se encontra.

Esse laudo é importante para resguardar tanto o locatário quanto o locador. Assim, ao fim do contrato, o locador comprova que está desocupando o imóvel nas mesmas condições de quando alugou. Já o locatário não terá prejuízos caso o imóvel seja entregue em más condições.

Alugue sua sala comercial no Viva Real!

Agora que já sabe como alugar sala comercial, você pode escolher o imóvel mais adequado para suas necessidades. Aliás, o Viva Real pode ajudar nessa missão, pois temos diversas opções de salas comerciais para todos os perfis de locatários.

Há imóveis de 25, 40, 70 e 133 m², entre outras dimensões e características, para garantir conforto e comodidade para você, seus colaboradores e seus clientes. Então, acesse nosso site e faça um bom negócio!

BANNER_Cobranded_VIVA_ZAP_1024x380