Organização financeira: como comprar um imóvel com renda baixa?
Você sabe como comprar um imóvel com renda baixa? Ter a casa própria é o sonho de muitos brasileiros, mas nem todos conseguem realizá-lo, por questões financeiras. Se você é um deles, confira dicas para se organizar financeiramente.
O mercado imobiliário oferece diversas formas e condições para pessoas de baixa renda comprarem ou financiarem o imóvel próprio. A seguir, veja mais informações sobre como comprar um imóvel com renda baixa.
Como identificar a categoria “baixa renda”?
No Brasil, o Governo Federal define como “baixa renda” os cidadãos cuja renda familiar per capita não ultrapasse a metade de um salário-mínimo por mês, R$ 606,00 atualmente. Famílias cuja renda total não ultrapasse três salários-mínimos por mês também se enquadram nessa classificação.
Para saber se você entra nesse critério, basta realizar um simples cálculo: some todas as rendas da família, divida o valor pelo número de pessoas dela e o resultado deve ser igual ou inferior a R$ 606,00. Se você se identificou com esse perfil, entenda como comprar um imóvel com renda baixa na sequência.
Programas habitacionais do governo
Surgidos com o intuito de fornecer financiamento facilitado para diferentes classes da população, os programas habitacionais oferecidos pelo governo são uma ótima opção para ter como comprar um imóvel com baixa renda. A principal vantagem deles consiste na disponibilização de taxas de juros menores e subsídios.
Casa Verde e Amarela
O programa Casa Verde e Amarela se tornou, em 2020, o substituto do Minha Casa, Minha Vida (MCMV), o programa de moradia mais conhecido do país. Seja em áreas rurais, seja em ambientes urbanos, o programa visa facilitar o acesso à moradia própria para todos os cidadãos brasileiros.
Ambos os programas têm o mesmo objetivo: dar auxílio para a compra um imóvel com renda baixa. Porém, o Casa Verde e Amarela apresenta novas modalidades que listamos abaixo.
- Financiamento de imóveis: divide a população em três faixas para definir a taxa de juros e os benefícios, com a novidade de que as regiões Norte e Nordeste terão foco especial;
- Regularização fundiária: almeja normalizar a situação de casas em terrenos irregulares, por meio do uso de dinheiro público em reformas ou reconstruções totais;
- Reforma de imóveis: procura fazer melhorias no programa Minha Casa Minha Vida, por exemplo, trazendo a possibilidade de usar o FGTS para reduzir dívidas.
Para financiar seu imóvel pelo programa, é necessário ter uma renda de até 7 mil. O processo pode ocorrer individualmente ou por uma empresa especializada como mediadora. Após selecionar a forma do financiamento, você pode fazer uma simulação de quanto vai precisar investir e, em seguida, enviar a documentação a um correspondente da Caixa.
Habitação de Interesse Social (HIS)
A Habitação de Interesse Social foi criada para abrigar famílias de baixa renda e reduzir o déficit habitacional do país. Geralmente, são casas ou apartamentos menores, com até dois dormitórios, sala de estar e sala de jantar compartilhadas, cozinha, lavanderia e banheiro, e localização menos valorizada.
CDHU – Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano
Já a Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano do Estado de São Paulo é conhecida como o maior programa de moradia popular do Brasil. A finalidade dela é executar programas habitacionais em todo o território do Estado, atendendo famílias com renda na faixa de um a dez salários-mínimos.
Em geral, as casas e os apartamentos são adquiridos por meio de parcerias com empresas privadas, em diferentes cidades, exclusivamente para os beneficiados.
Como funciona o financiamento habitacional Caixa?
O financiamento habitacional Caixa é uma modalidade de crédito que oferece condições especiais e facilita a compra de imóveis. Isso é possível graças às taxas de juros que acompanham os índices econômicos do país.
Dentre as vantagens dele, está a disponibilização de diferentes linhas de crédito habitacional, por exemplo, financiamento de imóveis usados e programas para quem deseja construir ou renovar o próprio lar. Além disso, o programa oferece benefícios como juros mais baixos e maior prazo para quitação.
O financiamento da casa própria pela Caixa é bem acessível, sendo muito utilizado por famílias de baixa renda. Entretanto, há limitações envolvendo a reputação do cliente no mercado, por exemplo, uma pessoa negativada pode encontrar problemas no processo.
Fora isso, basta ter mais de 18 anos e uma residência permanente no Brasil. Por meio de uma análise de perfil, o banco oferece a modalidade que mais se encaixa na sua realidade financeira.
Como usar o FGTS para comprar um imóvel?
Também há como comprar um imóvel com renda baixa recorrendo ao saque do FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço). Ele consiste em um fundo cujo objetivo é oferecer proteção ao trabalhador demitido sem justa causa. Entenda como usar o FGTS para comprar um imóvel:
- uso do saldo como entrada do financiamento na compra ou na construção de um imóvel residencial;
- quitação total ou amortização da dívida de saldo devedor, desde que o valor de avaliação do imóvel objeto do financiamento esteja dentro do limite estabelecido para o Sistema Financeiro de Habitação (SFH);
- diminuição em até 80% o valor das prestações em 12 meses consecutivos, de acordo com as mesmas condições acima.
Quer comprar um imóvel? A Viva Real ajuda!
Agora que você já sabe como financiar um imóvel com baixa renda, confira dicas de compra ou aluguel de casas e apartamentos novos ou usados. Aqui na Viva Real, você encontra tudo o que precisa saber sobre o mercado imobiliário.
Para quem já tem um lar, mas gostaria de renová-lo, confira também dicas de decoração, como 7 truques para o seu apartamento parecer maior. A Viva Real ajuda você a achar o lugar ideal e torná-lo a casa dos seus sonhos.