Como economizar água em casa

Como economizar água em casa

Viva Real Publicado em 22/04/2014
Tempo de leitura 3 min

Economizar água em casa é importante por vários motivos. Não estaremos apenas reduzindo a fatura a ser paga, mas também estaremos contribuindo com o cuidado ao meio ambiente. Para isso, existe uma série de costumes que deveríamos incorporar à nossa rotina diária.
Entre essas práticas está o de não deixar aberta a torneira enquanto lavamos os pratos ou escovamos os dentes, regar as plantas na parte da manhã, usar o chuveiro em vez da banheira, etc.
Também vale lembrar que podemos encontrar uma série de aparatos capazes de nos ajudar a melhorar o aproveitamento da água. Vamos conhecer alguns dos principais dispositivos para economizar no consumo da água:
1 – Os novos modelos das caixas de descarga são de baixo consumo e podemos reduzir consideravelmente o gasto de água graças às suas pequenas descargas. No caso das caixas de descarga antigas, satisfazíamos a mesma necessidade usando uma quantidade maior de água, com quantidades que podiam chegar aos 30 litros.
2 – Se por acaso você não tiver a intenção de substituir a caixa de descarga, pode ser feita uma adaptação do modelo antigo para que ele gaste menos. Podemos baixar o nível da boia ou colocar no seu interior uma garrafa com água, para que a capacidade da caixa seja completada antes.
3 – A economia não tem por que ser sinônimo de desconforto. Você pode comprovar esse fato substituindo a saída da ducha por uma de fluxo reduzido. Este aparelho irá permitir-nos limitar o fluxo da água. Contudo, para conseguir a sensação de antes, podemos aumentar a pressão e incorporar outro acessório como o arejador. A sensação será similar à que tínhamos antes com a vantagem de que o consumo irá reduzir-se pela metade. Estes limitadores podem ser encontrados em distintos formatos. São bastante comuns os que possuem o formato de um anel metálico e que são colocados entre o cabeçal da ducha e a ponta da mangueira.
4 – Graças às torneiras monocomando podemos conseguir mais comodidade. É possível controlar tudo com apenas uma chave e eliminar qualquer possibilidade de gotejamento quando a fechamos. A isso devemos acrescentar que a regulagem da temperatura também será mais simples ao impedir perdas produzidas nos sistemas de dois comandos, onde muita água é desperdiçada até conseguir-se uma temperatura ideal.
5 – Na hora de adquirir uma lavadora é recomendável optar por uma que tenha programas de baixo consumo de água. Isso pode significar que ela seja um pouco mais cara, mas a longo prazo, você sai ganhando ao economizar água e energia elétrica.