imóveis retomados - pessoas assinando contrato

Entenda o que são imóveis retomados e as vantagens deles

Você já ouviu falar em imóveis retomados? Em poucas palavras, são imóveis recuperados por instituições financeiras devido à falta do pagamento de parcelas. Neste texto, entenda melhor por que isso ocorre.

Viva Real Publicado em 24/08/2022
Tempo de leitura 5 min

Você já ouviu falar em imóveis retomados? Em poucas palavras, são imóveis recuperados por instituições financeiras devido à falta do pagamento de parcelas. Neste texto, entenda melhor por que isso ocorre.

Por que o banco retoma o imóvel?

Muitas pessoas acreditam que, ao realizar um financiamento imobiliário, o empreendimento em questão já lhes pertence. Porém, na verdade, o imóvel ainda pertence ao banco que o financiou até todas as parcelas serem pagas e está apenas alienado daquela pessoa. 

Portanto, ela possui um contrato de alienação fiduciária, que garante que quem solicitou o financiamento tem o direito de usufruir do imóvel apesar de ele juridicamente ainda pertencer à instituição financeira que realizou o empréstimo. Neste documento, fica registrado quem é o credor e o devedor fiduciário.

Geralmente, devido à falta de planejamento financeiro ou a problemas inesperados, muitas pessoas deixam de pagar o financiamento bancário do imóvel. Assim, após o período de três meses de saldo devedor, o banco notifica o mutuário sobre a procura de um acordo para o pagamento das parcelas atrasadas.

Durante a negociação, se não for possível chegar a um acordo e o imóvel não for quitado nesse período, a instituição financeira inicia o processo de retomada de imóvel. Vale lembrar que ele é irreversível, visto que, após ser recuperado pelo banco, o empreendimento vai a leilão.

O que são os leilões de imóveis?

O leilão é uma forma de venda de bens em que o leiloeiro anuncia o imóvel e estipula um valor mínimo para a aquisição dele. Quem se interessar faz um lance, e ganha quem fizer a melhor oferta. Os imóveis retomados passam por dois leilões promovidos pela instituição financeira. 

A vantagem dos leilões de imóveis é o preço, já que é possível adquirir um empreendimento com desconto de até 60%, ou mais no caso de segunda praça (o segundo leilão de um mesmo empreendimento). 

Já entre as desvantagens, pode-se citar o pagamento de todas as pendências do imóvel, além do próprio preço de compra. Exemplos disso são dívidas de IPTU ou condomínio no caso de apartamentos.

Dicas para adquirir imóveis em leilões

A primeira dica é procurar sites e empresas confiáveis, ou seja, homologados pelo Tribunal de Justiça. Em segundo lugar, verifique se a casa ou o apartamento que você deseja comprar está sendo realmente leiloado. Para isso, basta checar com a entidade, seja o Tribunal de Justiça, seja o banco ou a construtora.

Além disso, veja as características do imóvel antes de fechar negócio, pois raramente se mostram imagens do interior de imóveis retomados em leilões. Para evitar grandes surpresas, entre no site da empresa responsável pelo leilão e cheque todas as informações: metragem, endereço, andar, fachada e tudo o que estiver disponível.

Leia com atenção todas as informações inseridas no edital. Ele contém as formas de pagamento e todos os dados sobre o imóvel, por exemplo: valor mínimo de venda, dívidas pendentes, conservação do empreendimento, referências sobre o ex-proprietário, situação de ocupação, comissão do leiloeiro, entre outros.

Como funciona a venda direta?

imóveis retomados - pessoas fechando contrato de casa com aperto de mão

Se não for comprado para pagar a dívida após dois leilões, o imóvel é incluído na venda direta com o banco. Ela consiste em uma lista de imóveis que estão disponíveis para compra nos sites das próprias instituições financeiras. 

A grande vantagem da venda direta é que todos os imóveis retomados disponibilizados são entregues com todas as dívidas e pendências pagas, diferentemente dos adquiridos em leilões. Vale lembrar que não é possível comprar diretamente com o banco, pois é necessária a intermediação de um credenciado para compra.

Venda Direta Caixa

Diversos bancos oferecem a venda direta de imóveis, como Santander, Banco do Brasil e Bradesco. Entretanto, a Caixa Econômica Federal se destaca pelas vantagens oferecidas ao cliente. Então, entenda agora como comprar imóveis retomados pela Caixa.

Há quatro formas de adquirir imóveis que ficam com a Caixa: licitação aberta, fechada, leilão e venda on-line. A licitação aberta funciona como um leilão aberto para todos os interessados, podendo ocorrer até nas dependências da Caixa. Ela difere da licitação fechada, que ocorre por meio de propostas escritas após a publicação do edital, em que a maior oferta ganha.

Já a venda on-line significa que os imóveis retomados pela Caixa vão a leilão de forma on-line pelo site do banco. Nessa modalidade, ganha quem fizer a maior oferta até o momento em que o cronômetro do leilão zerar.

Caso ninguém faça um lance no imóvel até o final da contagem regressiva, passa a ser venda direta. O empreendimento fica disponível no site e o primeiro a fazer uma proposta no valor mínimo exigido já leva o imóvel, sem concorrência.

Encontre o lar dos seus sonhos no Viva Real

Se você está à procura de um imóvel, seja casa, seja apartamento para compra ou aluguel, o Viva Real ajuda você a encontrar a melhor opção. Acesse nosso site e confira os espaços disponíveis. Além disso, veja nossas dicas de compra e aluguel, recomendações de bairros nas mais diversas cidades do país e até de decoração.