levantamento topografico

Levantamento topográfico: o que é, importância, tipos e mais

Viva Real Publicado em 05/02/2024
Tempo de leitura 6 min

O levantamento topográfico é um termo técnico importante para a arquitetura e para a engenharia: mas sabia que ter um conhecimento básico sobre esse conceito pode impactar também a compra de um terreno?

Essa técnica é responsável por fornecer dados precisos sobre a superfície da Terra e de seus recursos naturais, o que é fundamental para o planejamento assertivo de projetos de construção diversos.

Estamos falando de estradas, terrenos, redes de infraestrutura, e mais uma infinidade de aplicações: o levantamento topográfico é a base para todas elas!

Se você não sabe do que se trata essa área da engenharia e quer entender como funciona a técnica, veio ao lugar certo!

O Viva Real preparou um conteúdo completo sobre o assunto, e tira todas as suas dúvidas acerca desse tema para ajudar na tomada de decisão durante a compra de um terreno, ou o melhor uso da sua propriedade já adquirida.

Acompanhe nosso guia abaixo e tire todas suas dúvidas.

Boa leitura!

Não sabe o que é o memorial descritivo de um imóvel? A gente tem um conteúdo sobre esse assunto aqui no blog: vem conferir!

O que é levantamento topográfico?

Esse é um conjunto de técnicas e procedimentos utilizados para medir, mapear e representar detalhadamente uma determinada superfície terrestre, incluindo suas características naturais e artificiais.

A prática visa criar representações precisas e tridimensionais de um terreno, identificando pontos como:

  • contornos;
  • elevações;
  • estruturas;
  • cursos d’água;
  • demais elementos presentes na área geográfica estudada.

O levantamento topográfico tem como objetivo fornecer dados detalhados (e fundamentais para engenheiros e arquitetos), que servirão de base para o planejamento, projeto e execução de diversas atividades da construção civil, do urbanismo, da agricultura e da preservação ambiental.

Por que esse mapeamento é importante?

levantamento topografico: importância

Pela definição do levantamento topográfico, já dá para ter uma ideia da relevância dessa prática, não é mesmo?

Em suma, todos os setores que demandam informações precisas sobre o relevo e as características geográficas de um local precisam desse levantamento.

Ainda, a importância desse mapeamento é apresentada nas mais diversas frentes:

  • planejamento urbano e rural, fornecendo dados para o desenvolvimento das áreas rurais;
  • agricultura e silvicultura, apoiando o manejo de áreas agrícolas por meio da análise do solo;
  • meio ambiente e preservação, contribuindo para o monitoramento e gestão ambiental;
  • geologia e geociências, apoiando estudos geológicos e geotécnicos, além de fornecer dados sobre a estrutura da terra;
  • construção civil e engenharia, fornecendo informações essenciais para o projeto e a construção de edifícios, pontes, barragens e demais estruturas.

No setor imobiliário, o levantamento topográfico é fundamental para a avaliação de terrenos e propriedades, fornecendo dados sobre a topografia, limites e características que podem afetar o valor do imóvel.

Quais são os 3 tipos de levantamento topográfico?

Esse mapeamento é dividido em três categorias diferentes, que possuem aplicações distintas e que costumam ser incorporadas em demandas diversas nos setores que destacamos no tópico acima.

Acompanhe os três tipos de levantamento:

Planimétrico

Esse tipo de levantamento é responsável por medir as projeções horizontais de uma determinada área, e é essencial para que sejam especificados os limites de um terreno.

Também é chamado de planimetria e é amplamente utilizado na construção civil e na engenharia, essencialmente em grandes empreendimentos.

Altimétrico

Esse tipo de mapeamento tem seu foco nas diferenças de altura e elevações de um terreno.

Com o mapeamento altimétrico, é possível registrar o grau de declividade do terreno por meio da análise das curvas de nível — representações na planta baixa dos pontos do local que apresentam a mesma altura, conectadas por linhas.

Planialtimétrico

Já essa categoria de estudo topográfico se concentra em entender as diferenças de nível de um terreno, unindo os dois tipos de levantamento que apresentamos acima.

Com o levantamento planialtimétrico é possível medir as projeções horizontais e as alturas presentes no relevo, o que garante uma análise mais completa e que contempla mais áreas dependentes do levantamento topográfico.

Como é feito o levantamento topográfico?

levantamento topografico: como é feito

O mapeamento topográfico de um terreno é executado em, essencialmente, 4 etapas básicas:

  1. planejamento: definição de objetivos e métodos a serem utilizados, além de uma análise prévia da área;
  2. campo: coleta de dados no local com uso dos instrumentos apropriados;
  3. processamento: tratamento e análise dos dados obtidos;
  4. elaboração de mapas: criação dos desenhos topográficos detalhados.

Ainda, dentro dos métodos utilizados no mapeamento, destacamos:

  • estação total, para medições angulares e de distância;
  • nivelamento, para uma medição precisa de diferenças de altura;
  • levantamento por GPS, com receptores GPS para obter coordenadas precisas;
  • mapeamento aéreo, com a utilização de drones ou aeronaves para captar imagens.

Quem pode fazer o levantamento topográfico?

Apenas profissionais habilitados pelo Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA) e pelo Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU) podem fazer o mapeamento topográfico de um terreno.

Estamos falando de profissionais como engenheiros agrônomos, arquitetos, agrimensores e engenheiros civis.

Também é possível que esses especialistas formem empresas com mais profissionais especializados para desempenhar o serviço de levantamento, garantindo que os projetos possam ser realizados dentro da regularidade e com o mínimo de desperdício de material possível.

Procurando por um imóvel para comprar ou alugar? A sua busca termina aqui no Viva Real! Confira nossas opções de casas e apartamentos em todo o Brasil.

Seu imóvel dos sonhos está no Viva Real!

Hoje, você conferiu que o levantamento topográfico é uma ferramenta indispensável para diversos setores, garantindo informações cruciais para o desenvolvimento de projetos e, também, para a preservação do meio ambiente.

Ainda, a evolução tecnológica contribui significativamente para aumentar a precisão e a eficiência desse mapeamento, consolidando a importância da técnica em diversas demandas da engenharia civil e de setores relacionados.

Aqui no Viva Real, você encontra a sua casa ou apartamento dos sonhos: temos diversas opções disponíveis em todo o país, e você pode filtrar a sua busca em nossos anúncios conforme o seu perfil e as necessidades da sua família!

Quer mais conteúdos informativos como este? Confira o blog completo do Viva Real para não perder nenhuma atualização dos nossos artigos.