Imagem de duas pessoas analisando documentos

Saiba o que é cadastro único de imóvel e por que ele é importante

Viva Real Publicado em 11/01/2023
Tempo de leitura 5 min

Ter a casa própria é o sonho de muitos brasileiros. Contudo, para comprar uma propriedade, além de conseguir um financiamento imobiliário, é necessário analisar vários documentos para verificar a situação legal da unidade imobiliária. Isso pode ser facilitado com o cadastro único de imóvel. 

Esse tipo de registro tem o objetivo de reunir todas as informações da propriedade. Portanto, o cadastro único de imóvel permite que o comprador verifique, de uma forma rápida e eficaz, se existe algum problema com a unidade imobiliária desejada.

O que é cadastro único?

Algumas pessoas confundem o Cadastro Único com o cadastro único de imóvel. Ambos são iniciativas do governo federal e podem ser usados para facilitar a compra de unidades imobiliárias por pessoas de baixa renda. Esses programas também visam reduzir o déficit habitacional no Brasil.

Porém, para diferenciar essas duas iniciativas, é importante que você saiba que o Cadastro Único é uma forma de identificar famílias com renda mensal entre meio e três salários mínimos que, portanto, poderiam participar de algum programa social do governo, como o Auxílio Brasil.

Sendo assim, esse instrumento do governo também pode ajudar a selecionar as pessoas que podem participar do programa habitacional Casa Verde e Amarela (antigo Minha Casa, Minha Vida).

O que é cadastro único de imóvel?

O cadastro único de imóvel é uma forma de registro imobiliário, em que constam as principais informações sobre a propriedade, incluindo o envolvimento em alguma ação judicial.

Isso é importante porque, caso haja algum ônus do imóvel, ou seja, impedimentos legais, o comprador não vai utilizar a unidade imobiliária como gostaria, podendo até perder a propriedade em alguns casos. Sendo assim, o cadastro único de imóvel evita que isso aconteça.

Quais são os documentos necessários para comprar um imóvel?

Mesmo com o cadastro único de imóvel, quem quer comprar ou vender uma propriedade, residencial ou comercial, precisa reunir vários documentos para concretizar as operações imobiliárias. 

Um dos principais documentos providenciados por quem quer comprar um imóvel é a escritura. Sem ela, não é possível fazer a transmissão da propriedade de uma pessoa para outra.

Outro documento muito importante é a matrícula do imóvel, que traz todas as informações referentes a uma unidade imobiliária, como proprietário, localização e data da construção. Outros papéis fundamentais em um processo de compra de propriedades são:

  • RG;
  • CPF;
  • comprovante de residência;
  • Certidão de estado civil.
  • certidões negativas de ações na Justiça e ações cíveis;
  • Certidões Negativas de Débitos das Fazendas Estadual e Municipal.

Imagem de uma pessoa analisando alguns papéis

Quais são os tipos de financiamento imobiliário?

Agora que já mostramos qual é a importância do cadastro único de imóvel e quais são os documentos necessários para efetuar a compra de uma propriedade, você precisa conhecer os principais tipos de financiamento imobiliário para concretizar o sonho da casa própria.

Como a maioria dos brasileiros não consegue comprar uma casa ou um apartamento à vista, é comum que os compradores solicitem um empréstimo bancário para concluir a transação de compra de uma propriedade.

Sendo assim, é importante saber quais são os tipos de financiamentos imobiliários e quem pode solicitar cada um deles. A seguir, confira as principais linhas de crédito para compra de imóveis disponíveis no Brasil.

SFH

O Sistema Financeiro Habitacional (SFH) possibilita o financiamento de propriedades que custam até R$ 1,5 milhão. Além disso, é possível usar os recursos do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) nesse empréstimo imobiliário.

Essa linha de crédito permite financiar até 80% do valor do imóvel. Contudo, as parcelas do financiamento não podem comprometer mais que 30% da renda mensal do solicitante do empréstimo. Além disso, o SFH se destina apenas a pessoas físicas.

SFI

Outra linha de crédito para compra de imóveis muito usada no Brasil é o Sistema Financeiro Imobiliário (SFI), que financia propriedades de qualquer valor e pode ser solicitado tanto por pessoas físicas quanto por empresas.

Além disso, com o SFI, é possível financiar até 90% do valor da propriedade. Contudo, os juros cobrados nessa modalidade de financiamento imobiliário costumam ser maiores que os do SFH.

Casa Verde e Amarela (antigo Minha Casa, Minha Vida)

O Casa Verde e Amarela é um programa do governo federal que visa oferecer um financiamento imobiliário para famílias com renda mensal bruta de até R$ 8 mil. Além disso, quando menor for a renda, menores serão os juros pagos no empréstimo.

Seu próximo imóvel está no Viva Real

Agora que mostramos o que é cadastro único de imóvel, quais são os documentos necessários para comprar uma propriedade e quais são os principais tipos de financiamento imobiliário, você já pode começar a procurar sua próxima casa ou apartamento.

Para isso, conte com o Viva Real, que apresenta uma seleção de imóveis espalhados entre várias cidades brasileiras. No nosso marketplace, há propriedades para todos os gostos e bolsos.

Sendo assim, certamente, você vai encontrar uma casa ou um apartamento que atenda todas as suas necessidades no nosso site. Também não se esqueça de conferir o cadastro único de imóvel antes de comprar a propriedade.

BANNER_Cobranded_VIVA_ZAP_1024x380