o que é fiador - imagem de pessoas em casa

Venha entender o que é fiador

O termo fiador é amplamente utilizado no mercado imobiliário, principalmente quando se trata de locação de imóveis. Embora o recurso seja bastante recorrente nessa situação, algumas pessoas ainda podem apresentar dúvidas sobre o que é fiador.

Viva Real Publicado em 10/04/2023
Tempo de leitura 5 min

O termo fiador é amplamente utilizado no mercado imobiliário, principalmente quando se trata de locação de imóveis. Embora o recurso seja bastante recorrente nessa situação, algumas pessoas ainda podem apresentar dúvidas sobre o que é fiador.

Apesar de haver outras maneiras que assegurem o proprietário de um imóvel na hora de alugá-lo, a presença de um fiador ainda é importante em muitos casos e pode ser decisiva no fechamento de um contrato de locação. Prova disso é que, em 2019, 46% dos contratos de aluguel em São Paulo contaram com a presença de um fiador.

Esses dados foram divulgados pelo Sindicato de Habitação de São Paulo (Secovi-SP). Dada a importância dessa figura para a locação de imóveis, o blog do Viva Real preparou este conteúdo especial para você entender o que é fiador, qual é o papel dele e demais pontos sobre o assunto. Então, continue a leitura.

Afinal, o que é um fiador?

De maneira geral, o fiador é uma pessoa de extrema confiança, solicitada como garantia de crédito em diferentes tipos de contratos, como empréstimo, financiamento e locação de imóveis. Na prática, ele apresenta boas condições para ser acionado quando o indivíduo que tomou o crédito não consegue pagar a dívida.

Portanto, o fiador de aluguel se encarrega de assumir os pagamentos dos valores relacionados aos custos de aluguel em caso de inadimplência por parte do inquilino. De maneira geral, essa figura representa uma forma de garantia financeira para o dono do imóvel deixá-lo seguro de que o valor do aluguel será pago.

Como o fiador de aluguel funciona?

Ao decidir alugar um imóvel, o proprietário ou a administradora solicita maneiras de assegurar o pagamento da locação, como depósito caução, seguro fiança ou fiador de imóvel. A fiança é uma modalidade prevista no artigo 37 da lei do inquilinato.

Isso acontece, pois, em todo contrato de aluguel, deve ser oferecida alguma garantia ao dono do imóvel para ele não ser prejudicado financeiramente durante a locação. Entre todas as possibilidades, a escolha de um fiador foi uma das mais comuns por muitos anos.

Embora tenha perdido a popularidade ao longo do tempo para outros modelos, a exigência de um fiador ainda é presente no mercado imobiliário. Ela acontece principalmente entre os proprietários de imóveis mais tradicionalistas. Então, se você tem interesse em alugar uma propriedade, é bom saber o que é fiador.

o que é fiador - imagem de pessoas em casa

Saiba os requisitos para ser fiador

O fiador para locação pode ser uma pessoa física ou jurídica. No entanto, como ele será o responsável legal a arcar com as dívidas do inquilino em falta de pagamento, há alguns requisitos para essa escolha.

Afinal, quem pode ser fiador de um imóvel? A pessoa precisa ser maior de 18 anos, ter renda líquida comprovada de, no mínimo, 3 vezes o valor do pacote de locação (aluguel, condomínio e IPTU), um imóvel quitado no nome e não possuir pendências de crédito.

Isso precisa ser comprovado por meio de documentos bancários, como extratos. A principal obrigatoriedade é a de que o fiador tenha imóvel quitado. Isso porque, quando uma pessoa física aceita ser fiadora, ela automaticamente coloca os próprios bens como uma espécie de garantia adicional de pagamento.

Ou seja, quando a responsabilidade de pagar a dívida do aluguel passa a ser do fiador, e ele também não honra com ela, há riscos dos bens serem leiloados para essa quitação. Por isso, pode ser cada vez mais difícil encontrar pessoas dispostas a assinar o contrato de aluguel como fiador.

Veja os principais tipos de fiadores

Geralmente, os fiadores se restringem a familiares e amigos muito próximos, devido aos riscos financeiros envolvidos. Além de saber o que é fiador, é importante entender que existem dois tipos: o solidário e o subsidiário.

  • Fiador solidário: torna-se responsável pela dívida no exato momento em que ela acontece. Muitas vezes, ele é acionado ao mesmo tempo que o inquilino e deve arcar com as despesas imediatamente;
  • Fiador subsidiário: não é o primeiro acionado para arcar com a dívida. Ele só assume a responsabilidade depois da execução dos bens do inquilino para a quitação, ou seja, serve como último recurso para o pagamento.

Alugue seu imóvel sem fiador no Viva Real

Saiba que o fiador não é a única forma de dar garantias ao proprietário do imóvel no contrato de locação. Existem outras modalidades para alugar imóvel sem fiador, como o seguro fiança, a carta fiança e o depósito caução. Tente fazer um bom negócio para ambas partes.

Se você gostou deste conteúdo e de entender o que é fiador, mantenha-se ligado no blog sempre que for possível. Por aqui, você encontra inúmeras dicas de aluguel para passar pelo processo de locação sem tantas dificuldades.

Está em busca de um imóvel para alugar sem fiador? Pelo site do Viva Real, é possível encontrar uma variedade incrível de imóveis para locação, de diferentes tipos, residencial ou comercial, casa ou apartamento. Para isso, basta filtrar sua escolha pelo campo de busca. A pesquisa é fácil e didática. Não deixe de conferir o catálogo.

BANNER_Cobranded_VIVA_ZAP_1024x380