Imagem de um imóvel desocupado

Imóvel parado? Veja como evitar prejuízos e o que fazer com ele

Ter um imóvel parado, isto é, inutilizado ou desocupado, não é uma ideia tão interessante. Na verdade, muitos especialistas em economia apontam que esse erro pode gerar custos e, consequentemente, prejuízo para o bolso do proprietário.

Viva Real Publicado em 07/11/2022
Tempo de leitura 4 min

Ter um imóvel parado, isto é, inutilizado ou desocupado, não é uma ideia tão interessante. Na verdade, muitos especialistas em economia apontam que esse erro pode gerar custos e, consequentemente, prejuízo para o bolso do proprietário.

Então, o que fazer com imóvel parado? Vendê-lo é uma boa opção para evitar prejuízos? Na teoria, essa até parece a melhor alternativa, mas, na prática, nem tanto!

Existem outras possibilidades que, além de evitar o desperdício de dinheiro, vão fazer o imóvel render uma boa quantia. Continue a leitura e confira tudo o que você precisa saber sobre imóvel parado, a seguir!

Por que deixar um imóvel parado pode dar prejuízo?

A princípio, ter um imóvel parado até parece ser apenas uma “oportunidade perdida” de ganhar um dinheiro extra todos os meses. Porém, pouca gente sabe que isso é sinônimo de prejuízo!

Quando uma casa ou um apartamento está parado há muito tempo, isso tende a gerar uma série de gastos para o proprietário, envolvendo principalmente despesas mensais que todas as pessoas devem pagar. Veja a seguir!

1 – Impostos

Toda moradia tem custos mensais. Mesmo que esteja desocupado por um, dois ou três anos, o imóvel não está livre de contas, movimentos do mercado financeiro e, principalmente, impostos pagos ao Estado.

O Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) do imóvel, por exemplo, deve ser pago por todos os proprietários de imóveis, comerciais ou residenciais, em regiões urbanas.

2 – Manutenção é fundamental

Um imóvel parado não dispensa manutenções, muito pelo contrário! Uma porta pode emperrar, algum vidro pode se quebrar, a descarga do vaso sanitário pode parar de funcionar misteriosamente. Enfim, tudo pode acontecer, mesmo sem ninguém dentro de casa.

Além disso, um imóvel parado requer uma limpeza frequente. Portanto, as manutenções devem estar sempre em dia, para evitar problemas no momento em que o proprietário desejar utilizá-lo.

3 – Taxa de condomínio

Caso seu imóvel fique em um prédio, não se esqueça da taxa mensal de condomínio. O valor depende principalmente da infraestrutura do local, além da quantidade de funcionários, mas não costuma ser tão barato.

4 – Segurança

Dependendo da região, é necessário investir em segurança para evitar uma possível invasão de imóvel. Infelizmente, ocorrências como essa são bastante comuns e obrigam os proprietários a terem algum tipo de despesa com segurança, seja para pagar um caseiro, seja para colocar câmeras de segurança.

5 – Contas mensais

Mesmo com a casa ou o apartamento desocupados, as contas de água, gás e luz continuam chegando. Logo, o proprietário também deve contar com esse tipo de despesa.

Sala de um imóvel vazia

O que fazer com imóvel parado?

Deu para perceber que ficar com um imóvel parado não é uma boa ideia, não é mesmo? Se esse for o seu caso, o blog do Viva Real preparou algumas dicas para ajudar você a arrumar uma função para ele. Veja a seguir!

1 – Alugue seu imóvel

A princípio, colocar o imóvel à disposição para locação é a melhor alternativa para quem está precisando de dinheiro com uma certa urgência e, ao mesmo tempo, quer evitar todos os gastos citados acima.

2 – Venda o imóvel

Uma alternativa para driblar todos esses problemas é a venda do imóvel. No entanto, saiba que esse processo pode ser um pouco mais demorado em comparação com a locação.

3 – Que tal uma reforma?

Seja para alugar, seja para vender seu imóvel que está parado no momento, uma boa reforma sempre é bem-vinda. Na verdade, as chances de alugar ou vender uma casa ou um apartamento caem drasticamente quando o imóvel não está em boas condições.

Por essa razão, realizar uma reforma na sua propriedade desocupada é fundamental para não haver uma depreciação de imóvel durante o negócio.

4 – Verifique se a documentação está em dia

Independentemente de o imóvel estar parado ou não, conferir se a documentação está em dia com frequência é importante para evitar dores de cabeça. Portanto, cheque se os impostos foram pagos em dia e evite dificuldades durante o processo de locação ou venda.

Alugue ou venda seu imóvel parado no Viva Real!

Agora que você já sabe os possíveis prejuízos de manter um imóvel parado e o que fazer para evitar despesas com ele, que tal anunciá-lo no Viva Real, o maior portal de imóveis do Brasil?

Nosso marketplace recebe mais de 28 milhões de visitas mensais, e acontecem mais de três milhões de contatos interessados todos os meses. Então, não deixe de visitar o nosso blog para ter mais dicas de decoração, notícias e conteúdos sobre o mercado imobiliário brasileiro.

BANNER_Cobranded_VIVA_ZAP_1024x380