reunião de condomínio - imagem de pessoas fazendo reunião

Reunião de condomínio: saiba como funciona

Você mora em condomínio? Se sim, provavelmente participará de uma reunião de condomínio em algum momento da vida. Pensando nisso, vale a pena estar sempre preparado para as pautas que podem surgir.

Viva Real Publicado em 14/04/2023
Tempo de leitura 5 min

Você mora em condomínio? Se sim, provavelmente participará de uma reunião de condomínio em algum momento da vida. Pensando nisso, vale a pena estar sempre preparado para as pautas que podem surgir.

Reunimos aqui as informações mais importantes sobre esse tipo de reunião, como para que serve esse momento e o que falar durante o encontro. Continue a leitura para saber mais sobre o tema!

Para que serve a reunião de condomínio?

A reunião ou assembleia de condomínio é uma das atividades mais importantes desempenhadas pelos síndicos. É nesse momento que ele pode conhecer e administrar todas as demandas, bem como divulgar informes sobre o funcionamento do prédio.

Durante esse encontro, os condôminos também podem fazer reclamações, discutir regras internas e participar das decisões que envolvem o condomínio. Por isso, a participação de todos é essencial.

Segundo a Lei do Condomínio (lei federal n.º 4.591/64), a realização de uma Assembleia Geral Ordinária é obrigatória pelo menos uma vez por ano. As pautas das reuniões variam desde temas financeiros, como aprovação de contas, passando pela manutenção do local e chegando até assuntos relacionados à convivência no ambiente.

Agora, se você mora em um prédio pequeno e sem síndico, provavelmente não terá nenhuma convenção de condomínio. Nesse caso, conforme a legislação, a reunião é dispensada em função do pequeno porte do condomínio. Cabe aos proprietários resolverem as demandas do local.

Quem pode participar de uma reunião de condomínio?

Normalmente, podem participar da reunião de condomínio os proprietários dos imóveis, inquilinos, síndico, além de representantes legais com procuração. Lembrando que, no caso dos inquilinos, eles só poderão votar em situações que estejam relacionadas a despesas extraordinárias.

O que falar em uma assembleia de condomínio?

Saber os assuntos que serão tratados na reunião é tanto uma responsabilidade dos síndicos quanto dos condôminos. O síndico deve liderar o encontro com clareza e objetividade, criando uma ordem de importância e estabelecendo um tempo para a discussão de cada tópico relacionado à convivência no condomínio.

Caso surjam muitas demandas, o recomendado é dividir as pautas em reuniões separadas. Afinal, quanto menos temas, mais proveitosa será a assembleia. Uma reforma simples, como o conserto do interfone de um prédio, por exemplo, pode ser tratada rapidamente. Reserve mais tempo para o debate de temas polêmicos.

Para poder votar sobre decisões do condomínio, os assuntos devem estar listados na convocação. Mas como fazer a ata de reunião de condomínio? Esse documento é feito pelo secretário e o presidente, duas pessoas que são eleitas na reunião para conduzi-la. Elas devem redigir e assinar a ata, anotando todas as decisões.

As decisões tomadas e as responsabilidades definidas são formalizadas nesse documento. Por fim, a ata deve ser distribuída por e-mail, bem como fixada em um local de fácil acesso e visualização no condomínio para que todas as pessoas saibam o que foi definido na reunião de condomínio.

reunião de condomínio - imagem de pessoas conversando

Dicas para síndicos

Primeiro, o síndico deve garantir que os inquilinos participem das reuniões. Para isso, é preciso colar cartazes com dez dias de antecedência pelo condomínio, informando a data, o horário e as pautas do encontro. Também vale enviar um comunicado pelo WhatsApp lembrando a todos da assembleia.

Às vezes, garantir o quórum da reunião de condomínio é um dos maiores desafios dos síndicos. Por isso, foque em dar agilidade à reunião, promovendo as resoluções necessárias durante a assembleia. Também é interessante seguir as seguintes dicas:

  • informe as pautas da reunião com antecedência, incluindo o orçamento disponível;
  • reserve um espaço confortável para sediar as reuniões;
  • estabeleça um limite de tempo para a fala de cada participante;
  • exija respeito entre os moradores;
  • ofereça comes e bebes aos participantes para incentivar a presença;
  • proponha que a reunião seja virtual, caso facilite a presença dos inquilinos.

Após a reunião de condomínio, faça uma análise dos assuntos com a mesa mediadora. Aproveite esse momento para rever as decisões tomadas e finalizar a ata. Por fim, lembre-se de sempre manter a transparência: guarde todos os documentos e se coloque à disposição para tirar todas as dúvidas dos condôminos.

Dicas para condôminos

A primeira dica para os condôminos é: não deixe de participar da reunião de condomínio! Pode não ser o momento mais prazeroso, mas é um dos mais importantes para os moradores. É o espaço que você tem para sugerir mudanças, participar de decisões e manter uma boa relação com os vizinhos. Além disso:

  • informe-se sobre os tópicos da reunião de antemão;
  • mantenha o celular no silencioso ou desligado durante a reunião;
  • levante a mão para solicitar a palavra antes de falar;
  • não discuta problemas pessoais, apenas os que dizem respeito a todos.

Saiba mais com a ajuda do Viva Real

Já se sente mais informado sobre como funcionam as reuniões de condomínio? Saiba também que o Viva Real é a plataforma mais completa do Brasil sobre imóveis para alugar ou comprar.

Com mais de cinco milhões de imóveis à venda em todo território brasileiro, fica fácil encontrar a opção ideal para você e sua família! E o melhor: é possível procurar o tipo de imóvel que você quiser usando nossos filtros avançados.

Selecione o tipo de propriedade e pesquise por localização, tamanho e número de cômodos, além de itens mais específicos, como a presença de salão de festas e segurança 24 horas, por exemplo. Acesse e veja os imóveis à venda!

BANNER_Cobranded_VIVA_ZAP_1024x380