varanda gourmet - pessoa feliz em varanda

Varanda gourmet: o que pode conter em uma

Cada vez mais popular nos empreendimentos, a varanda gourmet é um ambiente que valoriza qualquer imóvel. Por isso, esse espaço dedicado ao lazer merece uma decoração especial, com churrasqueira, móveis e outros itens voltados para o conforto e a recepção de amigos e familiares. 

Viva Real Publicado em 24/03/2023
Tempo de leitura 5 min

Cada vez mais popular nos empreendimentos, a varanda gourmet é um ambiente que valoriza qualquer imóvel. Por isso, esse espaço dedicado ao lazer merece uma decoração especial, com churrasqueira, móveis e outros itens voltados para o conforto e a recepção de amigos e familiares.

Então, como decorar esse tipo de ambiente no seu lar? Abaixo, separamos as melhores dicas para você deixar sua varanda ainda mais estilosa e aconchegante tanto para a família quanto para as visitas. Não perca!

O que não pode faltar em uma varanda gourmet?

Embora tenha origem na gastronomia, o termo “gourmet” se associa a tudo que tem um toque extra de requinte e sofisticação. Por isso, nas varandas, essa palavra passou a definir uma área de lazer mais completa que as tradicionais.

Diferente das varandas comuns, uma área gourmet é projetada com móveis, eletrodomésticos, plantas e objetos decorativos normalmente encontrados em cozinhas e salas de estar. O objetivo desse cômodo é complementar a cozinha e a sala, criando uma nova área de convivência única e funcional.

Imagine um espaço bem iluminado com mesa, sofá, cadeiras, frigobar e várias plantas. Parece o ambiente perfeito para receber visitas ou simplesmente relaxar no final de semana, certo? As áreas gourmet são assim. Porém, vale destacar que não existe uma regra para decorar esse tipo de varanda.

Pense no tipo de espaço que você deseja e quais são as suas necessidades. Se você gosta de fazer churrasco aos domingos, por exemplo, uma churrasqueira e uma bancada são essenciais. Em geral, vale priorizar a praticidade e o conforto. Veja as principais dicas para criar uma varanda incrível no seu imóvel, a seguir!

1. Use cadeiras, sofás e poltronas

Nada é melhor que ter bons assentos para deixar sua varanda confortável para convidados, certo? Por isso, uma boa ideia é adquirir cadeiras, banquetas, poltronas, sofás e outros modelos como chaises e espreguiçadeiras, para as visitas terem onde se sentar, descansar e conversar no espaço.

Se seu imóvel tiver uma varanda gourmet pequena, você pode optar por assentos menores, como banquinhos ou puffs. Lembre-se de complementar os móveis com muitas almofadas e mantas nas cores que combinam com sua decoração.

Já se a varanda for muito aberta, o melhor é optar por mobiliário um feito com materiais resistentes para áreas externas. Assim, os móveis não vão estragar devido ao contato com o ar livre.

varanda gourmet - imagem de varanda com mesas e cadeiras

2. Aposte na churrasqueira

Que tal uma varanda gourmet com churrasqueira? É um item essencial para quem gosta de cozinhar e receber pessoas. Assim, você pode fazer aquele churrasco aos finais de semana para a família ou os amigos.

A churrasqueira costuma ser a estrela de uma varanda gourmet e pode estar presente até nos apartamentos menores. Já se você mora em uma casa e pretende construir uma churrasqueira no pátio, há ainda mais espaço para deixar esse ambiente bem equipado.

Por isso, escolha um bom material para revestir toda a superfície da churrasqueira. Se seu estilo for mais moderno, vá pelos materiais discretos, com acabamento em madeira, azulejos ou pastilhas. Para um visual mais rústico, a dica é o acabamento com pedras naturais e irregulares ou com tijolinho maciço.

3. Instale uma bancada multiuso

Se você pretende preparar alimentos e bebidas na sua varanda, não abra mão de balcões ou uma boa bancada de varanda gourmet. Instale uma pia e um fogão cooktop embutido para apoiar o preparo das refeições. Para se sentar, um conjunto de banquetas altas fica ótimo.

Ainda assim, uma varanda gourmet grande pode muito bem ter um jogo tradicional de mesa e cadeiras. Explore as possibilidades e opte por uma peça com revestimento como mármore, madeira ou granito, que fica durável e bonito.

4. Monte um minibar

Que tal um bar na área gourmet? Para receber visitas de amigos e familiares, é essencial oferecer drinks e sucos fresquinhos. Um pequeno frigobar é perfeito para cumprir esse propósito, além de ser um item charmoso que ajuda a criar um ambiente de bar na varanda.

Esse eletrodoméstico é compacto e ocupa pouco espaço, sendo a escolha ideal para varanda gourmet pequena. Vários modelos deste produto estão disponíveis no mercado, desde designs retrô até mais contemporâneos. Veja qual combina mais com a sua decoração e faça uma escolha.

5. Adicione acessórios

Por fim, não se esqueça de dar um toque de personalidade à varanda gourmet. Para isso, selecione quadros, plantas e outros objetos de seu gosto para decorar. Outras opções de acessórios incluem itens de entretenimento, como um baralho de cartas, videogame, caixas de som e até uma TV.

Conte com a ajuda do Viva Real para encontrar um imóvel com varanda gourmet!

Agora, sinta-se à vontade para buscar os elementos que mais combinam com o estilo da varanda e atendem o novo uso do espaço pela família. Você também pode contar com o Viva Real para encontrar o imóvel com varanda perfeito. Use nossos filtros de busca para pesquisar imóveis com varanda. Confira!