Construcard: dicas para realizar o sonho da casa própria

Por Vitório Real
08/03/2016 @ 19:30

Acredito que todo mundo sonha em ter sua casa própria. Seja casado ou solteiro, para viver com a família ou investir no mercado imobiliário que está aquecido, construir seu próprio imóvel é uma grande vantagem e principalmente, traz segurança para o futuro. Por isso a gente separou um guia prático para ter o seu Construcard, o cartão da Caixa Econômica Federal que permite você comprar material de construção, armário embutido e até cozinha planejada. Ou seja, para construir ou reformar, o Construcard é um excelente negócio.

Você já tem uma conta na Caixa Economica Federal? Pois esta é a primeira dica: Quem for correntista da CEF tem benefícios, consegue retirar o valor total do financiamento na hora e não necessita de avalista. Para isso, basta ter o financiamento aprovado e  para isso você vai precisar dos seguintes documentos:

– 2 Cópias do RG e CPF;
– 2 Cópias Comprovante de Endereço – Tem que estar em nome do cliente que vai dar entrada no financiamento, e deve estar atualizado do mês em que estamos;
– 2 Cópias Certidão de Casamento – se casado;
– 2 Cópias Certidão de Nascimento – se solteiro;
– 2 Cópias Comprovante de renda dos três últimos meses – Contra Cheque;
– 2 Cópias da Carteira de trabalho – Página com foto, identificação e Registros;
– 2 Cópias do carnê do IPTU – onde será a obra ou Reforma IPTU do ano em que estamos;
– 2 Cópias da Declaração de Imposto de Renda – Se declarante com Darfs Recolhidas (não serão aceitas darfs com recolhimentos retroativos).
– Movimentação dos 3 últimos meses da conta bancária;
– Faturas de todos os cartões de crédito que possuir dos 3 últimos meses;
– Se possuir algum veículo anexar cópia do documento;
– Se possuir algum Imóvel ou terreno anexar cópia do documento

O limite de crédito liberado pela Caixa Econômica Federal para o Construcard varia entre R$1.000,00 e R$180.000,00. A taxa de juros do cartão vai de 1,40% a 1,85% ao mês. A CEF entende que se você está fazendo o cartão você vai construir e está gastando, mas se você não usar o cartão no mês seguinte, não paga. Existe uma carência de pagamento que vai de 2 a 6 meses. Se você pegar o seu cartão e não gastar nos 3 primeiros meses, você só começa a pagar o juros no 5 mês, com o juros somado ao valor gasto no mês anterior. A caixa ainda garante que se você pegar 50 mil reais em crédito e não usar o valor todo, o financiamento será recalculado e você pagará apenas o que usou. O Cartão expira em 6 meses, portanto se você tiver o crédito aprovado e liberado mas não usar em 6 meses o cartão perderá a validade e você deverá refazer todo o processo para retirar um novo cartão. Após usar o dinheiro e começar a pagar, o valor financiado pode ser pago em até 96 meses.

Para você saber quais estabelecimentos são cadastrados e aceitam o Construcard, acesse o site AceitoConstrucard. No site, os estabelecimentos estão organizados pelo ramo de atividade, estado, cidade e até bairro. Ou seja, muito fácil para você fazer suas compras num estabelecimento perto de você.

Uma das perguntas mais frequentes sobre o Construcard é se ele pode ser usado para pagar mão de obra. Infelizmente não. Para pagar mão de obra a sugestão é você fazer o financiamento chamado de Aporte, onde você dá algum bem que você tem em seu nome como garantia, e pega o dinheiro sem estar ligado aofinanciamento imobiliário. Outra dica é fazer a reforma o mais rápido possível, pois cada mês de obra os juros vão somando ao valor financiado;

Se você desejar, acesse o site da Caixa e faça uma simulação de financiamento online. Para fazer seu cartão, vá até uma agência da Caixa Econômica federal e converse com um gerente.

14 Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Todos os comentários estão sujeitos a aprovação, para evitar que qualquer conteúdo impróprio, ilegal ou ofensivo seja publicado. O preenchimento do Nome e E-mail são obrigatórios.

Dayane Burgos

Olá, Maria.

Como podemos ajudá-la?

Um beijo.

Dayane Burgos

Olá, Cibele.

Os requisitos para obter este cartão é ser pessoa física e ter conta corrente na Caixa, ser maior de 18 anos (ou emancipado) e ser aprovado nas avaliações de cadastro e de risco de crédito.

Ao contratar o financiamento, você receberá um cartão e terá até seis meses para comprar tudo o que precisa. Para contratar o ConstruCard, você deve ir até uma Agência da Caixa e apresentar os documentos necessários. Esses dados serão utilizados para realizar a pesquisa cadastral e a análise de risco de crédito. Depois da aprovação, assine o contrato e receba o cartão. Desbloqueie o cartão e compre o material que deseja.

Qualquer dúvida, estou à disposição.

Um beijo.

Michael

Fui em uma agência caixa e a gerente falou que a taxa de juros é 3,5.achei estranho porque vi taxas de 1,4 aproximadamente

Responder
Danilo Souza

Olá Michael. tudo bom?

Michael, recomendamos que você ligue no Atendimento ao cliente da Caixa para que eles te passem as informações de juros com mais exatidão.
Atendimento ao cliente Caixa: 0800 726 0101

Boa sorte e abraço 🙂

EVERALDO LIMA

Boa Tarde
Gostaria de saber se posso usar meu FGTS
para reforma da minha casa

Responder
Danilo Souza

Olá Everaldo. Tudo certo?

Como sua pergunta é especifica quanto a reforma é recomendável que você entre em contato com o Atendimento da Caixa para receber uma informação mais exata.

Atendimento ao cliente Caixa: 0800 726 0101

Boa sorte e um abraço 🙂

Flavia Bücheler Luiz

Boa tarde

Eu gostaria de saber se para financiar os materiais de construção através do Construcard, é nescessário dar algum valor de entrada…

Responder
Danilo Souza

Olá Flavia. Tudo bom?

“O financiamento tem duas fases: utilização e amortização. A primeira fase destina-se à compra do seu material de construção, que pode ser entre dois e seis meses. Durante esse período, você paga somente os juros dos valores utilizados.

A segunda fase, que pode variar entre um e 238 meses, é a amortização do saldo devedor, ou seja, o pagamento mensal das prestações até a quitação do financiamento. Essa etapa só começa após o fim do prazo definido para compras.”

Espero ter ajudado e abraço 🙂

Paulo Henrique de Jesus santos

Tenho uma empresa mecânica e caSá e tipo sobrado mas prescisava de acabamento tem como eu consegui o construcar para ajudar a minha reforma

Responder
Danilo Souza

Olá Paulo. Tudo certo?

Recomendamos que você entre em contato com o atendimento ao cliente da Caixa econômica para verificar se eles tem restrições quanto a isso!

Atendimento ao cliente da Caixa: 0800 726 0101

Boa sorte e abraço 🙂

zair santana da silva

gostaria de saber se podemos comprar cimentos , tintas , portas e etc ..

Responder
Danilo Souza

Olá Zair. Tudo bem?

O Construcard é uma linha de crédito para compra de material de construção em lojas credenciadas pela Caixa. Ao contratar o financiamento, você recebe um cartão e tem até seis meses para comprar tudo o que precisar.

Com o cartão, você pode comprar, além de materiais de construção mais comuns (como tijolos, esquadrias, pisos, telhas e tintas), armários não removíveis, piscinas, elevadores, caixas-d’água, aquecedores solares, aerogeradores e equipamentos de energia fotovoltaica.

Espero ter ajudado e abraço 🙂