reforma de imovel alugado quem paga - imagem de pessoa reformando

Reforma de imóvel alugado: quem paga? Descubra agora!

Quem mora de aluguel ou aluga um ponto comercial, provavelmente, já se perguntou se, em caso de reforma de imóvel alugado, quem paga: o inquilino ou o proprietário? Não existe uma resposta única para essa questão, porque cada tipo de reparo é responsabilidade de uma parte.  

Viva Real Publicado em 23/03/2023
Tempo de leitura 5 min

Quem mora de aluguel ou aluga um ponto comercial, provavelmente, já se perguntou se, em caso de reforma de imóvel alugado, quem paga: o inquilino ou o proprietário? Não existe uma resposta única para essa questão, porque cada tipo de reparo é responsabilidade de uma parte.

Contudo, o locatário não pode realizar nenhuma modificação na casa ou no apartamento, mesmo as essenciais, sem notificar antes, por escrito, o dono da propriedade. Sendo assim, a seguir, confira como se conduz a reforma em imóvel alugado.

Quem paga pela reforma de imóvel alugado?

Antes de responder, na reforma de imóvel alugado, quem paga  o quê, é necessário entender se esse reparo será feito por questões estéticas ou necessidade de manter as boas condições de habitação da residência.

O artigo 22 da lei n.º 8245/91, também conhecida como Lei do Inquilinato, estabelece que o proprietário do imóvel é responsável por entregar uma unidade imobiliária em boas condições ao inquilino. Assim, caso o imóvel apresente problemas estruturais, como infiltrações, danos na rede elétrica e telhas quebradas, ele deve arcar com o reparo.

No entanto, se o problema for causado por mau uso do inquilino, o proprietário não terá essa obrigação. Além disso, caso o locatário se recuse a pagar os reparos, o locador pode entrar com uma ação judicial para obrigá-lo.

Como saber se a necessidade de reparo foi causada pelo mau uso do imóvel por parte do inquilino?

Caso suspeite que a necessidade de reforma foi ocasionada pelo mau uso do inquilino, o proprietário pode solicitar uma análise da situação da propriedade por um profissional, para determinar isso.

Para exemplificar essa situação, imagine que o inquilino entrou em contato com o proprietário do imóvel solicitando um reparo na rede hidráulica da casa, devido ao entupimento dos canos.

Se o encanador contratado pelo locador descobrir que o problema no sistema hidráulico ocorreu porque o inquilino jogou dejetos inapropriados na pia, como óleo de cozinha, o locatário deve arcar com os custos do reparo.

Quais reparos no imóvel devem ser custeados pelo inquilino?

É comum que as pessoas se perguntem quais reparos são de responsabilidade do proprietário e do inquilino. Por isso, é importante esclarecer que todos os custos referentes à manutenção do imóvel pertencem ao locatário enquanto ele residir no local. Entre essas despesas, estão:

  • limpeza da caixa d’água;
  • limpeza da caixa de gordura;
  • troca de torneiras e chuveiros, caso essas peças apresentem algum defeito;
  • manutenção do jardim, se houver;
  • revisão da rede de gás.

Além disso, todos os danos causados pelo inquilino, e até por terceiros, ao imóvel durante a vigência do contrato de locação devem ser custeados pelo locatário. Sendo assim, nessa situação, a resposta para a questão “reforma de imóvel alugado: quem paga?” é o morador do local.

O que o inquilino deve fazer caso precise reformar o imóvel?

reforma de imovel alugado quem paga - imagem de imóvel em reforma

Para reformar um apartamento alugado, primeiro, o inquilino deve entrar em contato com a imobiliária ou o proprietário do imóvel, informando a necessidade de realizar um reparo na propriedade.

Nessa situação, o proprietário pode enviar um profissional para o serviço ou solicitar três orçamentos por parte do locatário, para escolher uma pessoa ou empresa para realizar os reparos.

Caso seja realmente necessário fazer uma reforma estrutural na propriedade, mas o dono do imóvel se recuse a pagar por esse reparo, o inquilino pode romper o contrato de locação sem pagar uma multa por isso.

No entanto, caso o inquilino faça uma reforma estrutural sem notificar o proprietário do imóvel e tente solicitar o ressarcimento dos gastos após o término do contrato de locação, o locador não terá obrigação de fazer isso.

Vale a pena reformar imóvel alugado?

Muitos inquilinos se perguntam se vale a pena reformar um apartamento alugado para deixá-lo mais personalizado. Se você gosta de ambientes bem decorados e harmoniosos, pode ser uma boa opção fazer uma pequena reforma para deixar a sua casa alugada do jeito que você deseja.

Além disso, quem aluga uma propriedade para fins comerciais, provavelmente, terá que fazer uma reforma em imóvel comercial alugado para deixar o local adequado às atividades da empresa. Contudo, é importante saber que, na hora de entregar a propriedade, será necessário desfazer essas modificações.

Encontre um imóvel para alugar no site do Viva Real

Agora que você já sabe que, em reforma de imóvel alugado, quem paga vai depender do tipo de reparo realizado, é possível fechar um contrato de locação com muito mais segurança.

Caso você esteja procurando um imóvel para alugar, conte com a ajuda do Viva Real. No nosso site, há opções de casas e apartamentos para todos os gostos e bolsos. Sendo assim, continue na nossa página para encontrar seu próximo lar.

BANNER_Cobranded_VIVA_ZAP_1024x380