Imagem de um cachorro em um apartamento

7 raças de cachorros para morar em apartamento

Viva Real Publicado em 02/12/2022
Tempo de leitura 5 min

Está procurando raças de cachorro para apartamento? Se você pensa em aumentar a família com um novo pet, mas tem receio por morar em um apê sem um quintal para ele, saiba que é totalmente possível criá-lo dentro de casa.

Na verdade, a busca por um bom cachorro para apartamento vem crescendo a cada dia. Se os apartamentos são forte tendência no Brasil, a adoção de pets segue na mesma linha. Segundo um levantamento realizado pela União Internacional Protetora dos Animais (UIPA), a procura por adoção de animais aumentou 400% nos últimos tempos, por conta da pandemia de COVID-19.

Então, quais são os melhores cachorros para apartamento? Quais características permitem a esses pets viverem felizes e saudáveis em um espaço reduzido, sem fazer muita bagunça no dia a dia?

O blog do Viva Real preparou uma lista incrível com sete raças de cachorro para apartamento e tudo o que você precisa saber sobre elas antes de realizar a adoção. Continue a leitura e veja tudo!

Quais são as melhores raças de cachorro para apartamento?

As melhores raças de cachorro para apartamento são aquelas que não requerem tanto espaço – isto é, podem viver em ambientes menores – e não precisam de muitas atividades físicas para se manterem ativas e saudáveis.

Se você mora em um apartamento e deseja adotar um pet, é importante entender um pouco mais sobre as raças de cães. Isso porque escolher uma que não é indicada para habitar ambientes internos pode causar muitos problemas para o animal, como estresse, ansiedade e comportamentos destrutivos.

Pensando nisso, preparamos uma lista com as melhores raças para morar no seu apartamento, evitando que você se preocupe em incomodar os vizinhos e os próprios cães. Quer saber mais? Confira a seguir.

1- Spitz Alemão

Mais conhecido popularmente como “lulu da Pomerânia”, o Spitz Alemão é um cachorro muito companheiro e brincalhão, que se dá muito bem com todas as pessoas, sendo uma ótima opção para quem mora em apartamento.

Por outro lado, a raça não é indicada para quem passa a maior parte do tempo fora de casa. Isso porque o lulu da Pomerânia tem um temperamento muito dependente dos humanos, por isso não lida muito bem com a solidão.

Assim, deixar um Spitz sozinho por longos períodos em casa pode causar uma série de problemas comportamentais nele. Caso você não fique muito em casa, mas queira um cachorro dessa raça, uma alternativa é deixar o pet em uma creche para cães enquanto realiza suas tarefas.

2- Dachshund

Mais conhecido como “salsicha”, o Dachshund se adapta muito facilmente a qualquer tipo de ambiente. Por esse motivo, ele é considerado uma das melhores raças de cachorro para apartamento.

O cachorro salsichinha é muito famoso pelo jeito animado, divertido e ousado de ser. Ele é ótimo para casas com crianças e costuma ser muito carinhoso com todo mundo!

3- Maltês

Muitas pessoas consideram o Maltês a melhor raça de cachorro de apartamento por dois motivos: temperamento alegre, afetuoso e fiel aos humanos, e a raça quase não solta pelos!

Quem não gostaria de ter um cachorro que não solta pelos pela casa? Por mais que o Maltês tenha uma “cabeleira” de invejar qualquer cão, dificilmente você verá fios espalhados pelos cômodos – a menos que a pelagem não receba os devidos cuidados no dia a dia.

Imagem de um cachorro

4- Poodle Toy

Assim como o Maltês, o Poodle também é um ótimo cachorro para quem mora em apartamento, porque solta muito pouco pelo no decorrer do ano. Além disso, a versão Toy da raça, que pesa apenas 3 kg e tem até 25 cm de altura, é uma boa alternativa.

A diferença é que o Poodle Toy possui uma necessidade de exercícios físicos maior que a dos cães dessa lista. Isso significa que você precisa oferecer uma rotina agitada de passeios diários e um bom estoque de brinquedos para ele se divertir!

5- Shih Tzu

O Shih Tzu é uma raça de focinho achatado, olhos saltados e coração imenso que conquistou a casa de milhões de brasileiros. Inclusive, segundo levantamento feito pela Confederação Brasileira de Cinofilia (CBKC), a raça é a terceira mais popular do país.

A raça é muito companheira e amorosa, adaptando-se a qualquer tipo de ambiente. Basta oferecer muito amor e carinho no dia a dia para que esse cachorro se sinta feliz e realizado!

6- Lhasa Apso

O que torna o Lhasa Apso uma das melhores raças de cachorro para apartamento é não se importar tanto de ficar sozinho no dia a dia. Porém, o excesso não é indicado e é preciso oferecer rotina intensa de exercícios físicos e muitos brinquedos para que ele não se sinta entediado.

7- Pug

Para fechar nossa lista de raças de cachorro para apartamento, o Pug é um dos melhores cães de companhia do mundo inteiro! Ele é muito apegado à família humana e se dá bem com todo mundo, além de não exigir tanto espaço nem muita atividade física no dia a dia.

Encontre o apartamento ideal para você e seu pet

Gostou de saber mais sobre as raças de cachorro para apartamento? Se você tem um pet e está buscando um imóvel que aceita animais, venha conferir as opções do Viva Real. Aqui, estão disponíveis diversas casas e apartamentos para escolher a alternativa ideal para toda a sua família!

BANNER_Cobranded_VIVA_ZAP_1024x380