Entenda o financiamento de imóvel usado

Entenda o financiamento de imóvel usado

Viva Real Publicado em 26/08/2022
Tempo de leitura 5 min

A compra da casa própria envolve muitas decisões, uma delas é escolher entre o financiamento de imóvel usado ou novo. Aqui, vamos explicar as diferenças entre os dois, para você fazer a melhor escolha de acordo com suas necessidades.

Como financiar imóvel usado?

Para entender como financiar imóvel usado, primeiro, escolha qual apartamento ou casa vai comprar. Essa pesquisa pode ser feita no site do Viva Real, que possui as mais variadas opções em todo o Brasil. Em seguida, procure a instituição financeira que ofereça as melhores condições de financiamento para o seu caso.

É importante saber que não é possível financiar 100% do valor do imóvel. A maioria dos bancos financia até 80% do valor total. Esse percentual depende de cada instituição e do risco de inadimplência, calculado pela análise do seu crédito. As parcelas do financiamento não podem comprometer mais que 30% da sua renda.

Assim, é fundamental fazer seu planejamento financeiro, guardando um valor de entrada e informando-se sobre qual é o melhor banco para financiar imóvel usado. Também não se esqueça de reservar pelo menos 5% do valor do imóvel para pagar despesas obrigatórias, como cartório, ITBI e tarifas bancárias.

As diferenças de financiar imóvel usado e imóvel novo

As diferenças entre financiamento de imóvel usado e novo já foram maiores. Antigamente, as taxas eram diferentes e a Caixa só permitia financiar imóveis novos. Atualmente, as taxas são praticamente iguais e a instituição passou a financiar também imóveis usados.

Uma das diferenças está na facilidade de organização dos documentos de um imóvel novo. Por ele ser adquirido diretamente da construtora ou incorporadora, a papelada normalmente está mais organizada e adiantada para você agilizar seu financiamento e outros atos de cartório.

Outra diferença é o cuidado na hora de avaliar um imóvel usado. O financiamento é uma modalidade de operação de crédito em que o bem é a própria garantia. Portanto, o imóvel precisa estar em boas condições para ser objeto dele. 

Por isso, quando se trata de financiamento de imóvel usado, fatores como problemas estruturais são considerados com mais cuidado, para verificar se o bem está apto a ser garantia do próprio financiamento.

Pode financiar imóvel usado pelo Casa Verde e Amarela?

Como dissemos, a Caixa não costumava oferecer benefícios para o financiamento de imóvel usado. Porém, desde 2020, o banco passou a conceder esse tipo de operação de crédito a famílias com renda de até R$ 7 mil que adquirem imóveis usados em áreas urbanas.

Requisitos para financiar imóvel usado pela Caixa

  • Ser brasileiro naturalizado ou nato;
  • Possuir visto permanente no país caso seja estrangeiro;
  • Não apresentar restrição de crédito nos órgãos de proteção ao crédito, como Bacen, Serasa, SPC e Receita Federal;
  • Comprovar capacidade econômica para o pagamento mensal das parcelas do financiamento;
  • Ter capacidade civil ou ser menor emancipado com 16 anos completos, comprovando mediante diploma de nível superior, certidão de casamento, exercício de emprego público ou possuir renda a partir de empreendimento próprio.

Imagem de um homem e uma mulher olhando um imóvel

Como financiar imóvel usado pela Caixa?

Aqui, vamos mostrar como comprar um imóvel usado financiado pela Caixa, uma das instituições mais procuradas no quesito habitacional. As principais etapas para fazer o financiamento de imóvel usado pelo banco são:

1) Planejamento financeiro

Tenha em mente que sempre será exigido um valor de entrada para qualquer financiamento, com raras exceções. Por isso, junte um valor antes de contratar o crédito imobiliário.

Então, quanto a Caixa financia de um imóvel usado? Em geral, até 70% do valor do imóvel, se você é funcionário da iniciativa privada, e 80% se for funcionário público. O financiamento pode durar 35 anos no máximo, em ambos os casos.

2) Simulação de juros do imóvel

No próprio aplicativo ou site da Caixa, você pode fazer uma simulação do valor da prestação, dos prazos e de outras condições para financiar um imóvel.

3) Entrega de documentação e análise de crédito

Qual é a documentação necessária para financiar um imóvel usado?

– RG, CPF ou Registro Nacional de Estrangeiros (RNE) quando for estrangeiro;

– Comprovante de residência emitido, no máximo, há dois meses;

– Comprovante de rendimentos;

– Comprovante de estado civil;

– Extrato, se pretende empregar o FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) para pagamento de entrada.

5) Análise de Engenharia

Após a análise dos documentos, a Caixa envia um profissional habilitado para uma vistoria do imóvel, que vai avaliar o valor e as condições de uso do bem.

6) Assinatura do contrato

Finalmente, ocorre a assinatura do contrato de financiamento de imóvel usado na agência da Caixa. O contrato deve ser registrado no Cartório de Registro de Imóveis para a liberação do crédito. Por fim, você pode ajustar a data para a entrega das chaves.

Encontre sua casa no Viva Real

Decidiu financiar um imóvel usado? Então, venha encontrar a opção certa para você no Viva Real. Com nosso sistema de busca avançada, você pode pesquisar os melhores imóveis à venda em qualquer lugar do Brasil.

Compare valores e tamanhos de casas, apartamentos e terrenos, e faça simulações de financiamento para cada um deles. Comece agora mesmo a realizar seu sonho da casa própria.