Imagem de uma pessoa usando uma calculadora

Juros de financiamento imobiliário: entenda tudo sobre esse assunto

Para comprar um imóvel a prazo com segurança, é importante compreender como funcionam os juros de financiamento imobiliário. Eles fazem toda a diferença na hora de escolher o banco ou instituição financiadora. Veja a seguir como os juros podem ser aplicados e as melhores taxas oferecidas pelo mercado brasileiro.

Viva Real Publicado em 24/07/2023
Tempo de leitura 5 min

Quer fazer um financiamento imobiliário e está pesquisando qual seria o custo desse investimento? Então, você não pode deixar de entender os juros de financiamento imobiliário: como funcionam, quanto custam e quais as melhores taxas praticadas entre as instituições financeiras brasileiras.

Compreendendo isso, você consegue ter segurança na compra do imóvel a prazo. Então, continue a leitura para saber mais sobre esse tema e tomar a melhor decisão na hora de assinar um financiamento.

Quanto custam os juros de financiamento imobiliário?

O custo mais significativo é o pagamento de juros de financiamento imobiliário. Isso porque a instituição bancária, quando empresta o dinheiro para a compra do imóvel, conta não só com o retorno do valor, mas também com os juros acrescidos ao montante.

Quanto é o juros de financiamento imobiliário? Bom, esse valor pode variar dependendo das condições do mercado, do prazo do empréstimo e do perfil do recebedor. A seguir, vamos conferir as taxas e os índices que formam o percentual cobrado pelas instituições financeiras em um financiamento imobiliário.

Como a taxa Selic influencia o valor do financiamento?

Muito presente na vida do brasileiro, a Taxa Selic (Sistema Especial de Licenciamento e Custódia) é simplesmente a taxa básica de juros da economia. Ela é utilizada para controlar a inflação, por isso, impacta todas as taxas de juros do país, sendo utilizada como parâmetro para a prática dos preços no mercado.

Assim, quando a Selic diminui, os juros para empréstimos e outras formas de acesso ao crédito também reduzem, incluindo a taxa de juros imobiliário – daí sua influência no valor pago pelo imóvel.

Em momento de inflação alta, o Banco Central aumenta a Selic. No entanto, em 2023, a taxa Selic tem se mantido a mesma desde agosto de 2022 (13,75% ao ano). Ainda que a taxa possa variar com a inflação, o financiamento de imóvel ainda é a modalidade de crédito com as taxas de juros mais baixas do mercado.

Por isso, se você se planejou para comprar seu imóvel a prazo, é hora de entender outros fatores que influenciam nos juros de crédito imobiliário para poder escolher a melhor opção do mercado.

Financiamento com juros pré ou pós-fixados?

Um dos fatores que determinam o valor do seu financiamento é se os juros são pré-fixados, ou seja, fixos e definidos previamente em contrato, ou pós-fixados, com correções ao longo do tempo baseadas em índices como a TR ou o IPCA.

A Taxa Referenciada (TR), assim como a Selic, é calculada e divulgada pelo Banco Central. Ela foi criada em 1991 para controlar a hiperinflação da época, função agora cumprida pela Selic. Ainda hoje, porém, a TR determina a rentabilidade da poupança e é o principal modelo de pós-fixado utilizado em financiamentos.

Outro modelo de correção de juros comum nas instituições financiadoras utiliza o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), o medidor da inflação. De modo geral, financiamentos pós-fixados pelo IPCA têm um prazo menor de pagamento: até 30 anos.

Já o saldo devedor tem uma redução mais acelerada pela TR. Hoje, a correção pela TR é a mais atrativa em termos de juros pós-fixados. Porém, lembre-se: você deve começar com uma boa pesquisa de mercado para encontrar os melhores juros de financiamento imobiliário.

Ranking de melhores taxas de juros de financiamento imobiliário

Para começar, uma boa forma é verificar o site do Banco Central. Lá é publicado mensalmente o ranking dos bancos com as melhores taxas de juros de financiamento imobiliário, tanto pré como pós-fixados, seja pela TR, seja pelo IPCA.

Após acessar o site do Banco Central, você vai ver o banco com a melhor taxa de juros para financiamento imobiliário do mês. Em seguida, pode ir ao site de cada banco fazer a simulação com o valor do imóvel pretendido e analisar o custo total do negócio, com a inclusão de outras taxas, como a seguradora.

Essa pesquisa é importante para que você descubra qual é o melhor banco para financiar seu imóvel e evitar cair em armadilhas de juros abusivos. Afinal, mesmo com as variações, todos os bancos devem trabalhar com juros dentro da média praticada pelo mercado e regulada pelo Banco Central.

Imagem de um casal usando a calculadora

O banco com as melhores taxas para financiar um imóvel

Por fim, qual é o melhor banco para financiar um imóvel? A resposta depende de uma boa pesquisa, a partir da sua necessidade. No ranking do Bacen, entre os dez bancos com as melhores taxas pós-fixadas em TR, a diferença na taxa de juros imobiliários pode variar até 2%, entre o primeiro e o último colocado.

De modo geral, para financiar um imóvel residencial, o crédito imobiliário da Caixa é um dos mais atrativos do mercado, com a melhor taxa de financiamento imobiliário. O Banco do Estado de Sergipe (Banese) e o Banco do Estado do Espírito Santo (Banestes) também se destacam nessa modalidade.

São bancos que, além de taxas de juros mais baixas, oferecem facilidades como parcelamento em até 35 anos, financiamento de até 80% do valor do imóvel, e também permitem a compra de imóveis com valores populares e em todos os estados brasileiros. Se você for correntista, há ainda outras vantagens oferecidas.

Simule seu financiamento com o Viva Real

Pronto para encontrar os melhores juros de financiamento imobiliário do mercado? Então, é hora de definir o tipo e o preço do seu imóvel. Comece agora sua pesquisa com ajuda do Viva Real, a maior plataforma de imóveis do Brasil!

Use nossa calculadora de poder de compra para direcionar sua busca pelo imóvel ideal. Basta inserir a sua renda mensal e o valor que você tem disponível para oferecer de entrada. Boa pesquisa!

BANNER_Cobranded_VIVA_ZAP_1024x380