Entenda mais sobre o consórcio imobiliário

Entenda mais sobre o consórcio imobiliário

Viva Real Publicado em 03/04/2023
Tempo de leitura 5 min

Para quem pensa em adquirir um imóvel próprio, mas não tem o dinheiro em mãos para pagá-lo à vista, o consórcio imobiliário pode ser uma excelente alternativa. No entanto, para saber se essa é a melhor opção para comprar uma propriedade a prazo, é fundamental entender como ela funciona, assim como quais são as vantagens e as desvantagens. Confira!

Saiba mais sobre o consórcio imobiliário

Você sabia que o consórcio é uma modalidade tipicamente brasileira, desenvolvida para as pessoas adquirirem bens de consumo de alto valor a prazo? Ele é utilizado por muita gente. Aquele destinado para a aquisição de veículos é o mais comum, mas o consórcio imobiliário destacou-se nos últimos tempos.

Segundo a Associação Brasileira de Administradoras de Consórcios (ABAC), o número de consorciados ativos no país bateu recorde, ultrapassando 8 milhões em 2021. No mesmo ano, houve um crescimento de 45,5% em relação ao consórcio de imóveis.

Afinal, o que é consórcio imobiliário? Trata-se de uma modalidade de compra planejada, uma espécie de autofinanciamento, utilizada para adquirir um imóvel. Para isso, uma instituição financeira reúne um grupo de pessoas com esse objetivo em comum para pagar parcelas periódicas.

Funcionamento do consórcio imobiliário

Basicamente, esse tipo de consórcio é uma maneira de comprar um imóvel de forma parcelada, proporcionando a oportunidade de ter a casa própria sem recorrer a empréstimos ou financiamento.

Na prática, como o consórcio imobiliário funciona? O funcionamento do consórcio imobiliário é o mesmo de qualquer outro. O valor do imóvel é dividido pela duração do grupo, definida previamente. Os participantes pagam parcelas periódicas e formam um fundo comum para comprar o bem.

É possível dizer que cada integrante paga uma fração do valor total da propriedade. Mensal ou periodicamente, de acordo com a gerenciadora do consórcio, um sorteio é realizado com parte desse fundo para uma ou mais pessoas. O sorteado recebe a chamada carta de crédito.

O valor da carta de crédito é definido no começo do consórcio e pode ser usado para adquirir o bem. Após a contemplação, um documento financeiro que autoriza o consorciado a utilizar essa quantia é emitido pela administradora do consórcio.

Lance do consórcio imobiliário

Nos consórcios imobiliários, assim como nos demais, os participantes do grupo podem dar lances, que significam a antecipação do pagamento. Por norma, quem oferta o maior lance leva a carta de crédito, como uma espécie de leilão.

Suponha que, em um determinado mês, um dos participantes decida quitar 30% do valor da carta do consórcio. Se ninguém estiver disposto a dar um lance maior, esse participante será o contemplado. Essa é uma forma efetiva de antecipar a contemplação.

Vantagens do consórcio imobiliário

As inúmeras vantagens do consórcio imobiliário fizeram com que ele ganhasse grande proporção quando se trata das maneiras de adquirir uma casa própria. A começar pelo fato de que a modalidade tem burocracia reduzida, em que, geralmente, não é necessário comprovar renda para adquirir uma cota. Confira outras.

Isenção de entrada

Para se tornar um consorciado, não é preciso dar um valor de entrada. Isso porque o preço do imóvel será parcelado de forma integral, o que torna a modalidade ideal para quem não possui uma reserva financeira.

Imagem de um casal se abraçando

Taxa de Juros

Certamente, um dos pontos a ser destacado no consórcio é que ele não tem juros. Em vez disso, o consorciado paga apenas uma taxa de administração, que varia de acordo com a administradora.

Esse valor é diluído ao longo do pagamento das parcelas mensais e, ainda assim, costuma ser inferior à taxa de um financiamento imobiliário. Apenas se atente a outros encargos cobrados para saber exatamente quanto pagar.

Esses encargos podem envolver os fundos de reserva e as taxas de seguro, um serviço adicional, nem sempre obrigatório, também diluído nas parcelas. Vale a pena saber a porcentagem que esses custos representam em relação ao valor do imóvel para escolher qual é o melhor consórcio de imóveis.

Flexibilidade de compra

As administradoras de consórcios oferecem uma variedade de prazos e planos para alcançar mais públicos. Essa flexibilidade está disponível para a escolha do valor da cota da carta de crédito, das mensalidades e do prazo para o pagamento das parcelas.

Você também pode adquirir qualquer tipo de imóvel com o consórcio imobiliário. Isso significa que pode escolher entre um terreno, uma casa, um apartamento, etc. Também é possível utilizar o dinheiro para construção ou reforma.

Consórcio imobiliário vale a pena?

Agora que você já conhece as vantagens, um dos pontos a considerar para chegar à conclusão se o consórcio imobiliário vale a pena é o tempo de espera. Como visto, essa não é uma modalidade de compra imediata, já que depende da contemplação da carta de crédito, que pode levar meses ou anos para acontecer.

Se você não tem problemas em esperar ou se programou financeiramente para ofertar um alto lance, esse pode ser um bom negócio porque não existem altas taxas de juros. Caso você queira mais dicas relacionadas a dinheiro e finanças para concretizar seu sonho da casa própria, não deixe de acompanhar o blog do Viva Real.

Encontre seu imóvel no Viva Real

Foi contemplado no consórcio imobiliário e está em busca da casa dos sonhos? Então, não perca a oportunidade de acessar o site do Viva Real para encontrar uma variedade incrível de imóveis à venda por todo o Brasil, inclusive lançamentos.

BANNER_Cobranded_VIVA_ZAP_1024x380