Escritura de imóvel: o que é e qual é a sua importância?

Escritura de imóvel: o que é e qual é a sua importância?

Na hora de comprar ou vender uma propriedade, é necessário providenciar vários documentos. Isso porque é preciso concretizar essa transação dentro dos requisitos estabelecidos pela legislação. Entre as documentações exigidas nesse processo está a escritura de imóvel. 

Viva Real Publicado em 29/05/2023
Tempo de leitura 5 min

Na hora de comprar ou vender uma propriedade, é necessário providenciar vários documentos. Isso porque é preciso concretizar essa transação dentro dos requisitos estabelecidos pela legislação. Entre as documentações exigidas nesse processo está a escritura de imóvel.

Sem essa emissão, o comprador não consegue comprovar a realização da transação de compra e venda do bem nem atualizar a documentação que atesta quem é o proprietário da casa ou do apartamento. Sendo assim, é fundamental saber o que é esse documento e como emiti-lo.

O que é escritura de imóvel?

A escritura de imóvel é um documento público, feito em um Cartório de Registro de Imóveis, que oficializa de forma jurídica o acordo de compra e venda de uma propriedade. É importante que esse certificado tenha as assinaturas tanto do vendedor quanto do comprador.

De acordo com o Art.108 do Código Civil, a emissão desse documento é obrigatória nas transações de compra e venda que envolvem propriedades cujo valor está acima de 30 salários mínimos.

Caso a escritura não seja feita, não será possível atualizar a matrícula do imóvel, que é o documento que reconhece a transferência de propriedade de um bem. Isso significa que um vendedor mal-intencionado poderá vender o mesmo bem várias vezes.

Além disso, caso a escritura não seja feita e o vendedor venha a falecer, o imóvel poderá ir para inventário ou ser penhorado. Sendo assim, para evitar qualquer problema, é importante solicitar a emissão do documento.

Qual é a diferença entre a escritura e o registro de imóvel?

Agora que você sabe o que é escritura de imóvel, vamos explicar a diferença entre esse documento e o registro de imóveis. A escritura tem como objetivo formalizar a realização de uma transação de compra e venda de um bem. Por outro lado, o Registro de Imóveis, que também é um documento feito em Cartório de Registro de Imóveis, visa atestar a mudança de proprietário na matrícula.

A matrícula de imóvel funciona como uma identificação jurídica de um bem. Nela constam todos os dados referentes à propriedade. Além disso, esse documento tem como objetivo atestar quem é o proprietário do imóvel.

Como fazer uma escritura de imóvel?

Se você deseja descobrir como emitir a escritura de imóvel, saiba que o comprador e o vendedor precisam ir a um Cartório de Registro de Imóveis e solicitar a emissão do documento.

O ideal é que você marque um horário no cartório antes de ir até o local para ter certeza de que conseguirá ser atendido. Na maioria dos casos, a escritura de imóvel é emitida no mesmo dia.

Quais documentos são necessários?

escritura de imóvel

Para conseguir emitir essa certidão, é preciso apresentar no Cartório de Registro de Imóveis os documentos necessários para escritura de imóvel. O comprador e o vendedor deverão mostrar a seguinte documentação:

  • RG e CPF;
  • RG e CPF do cônjuge e certidão de casamento, caso a pessoa seja casada;
  • comprovante de endereço.

Também é necessário apresentar a documentação do bem para conseguir emitir a escritura. Entre esses documentos estão algumas certidões, que precisam estar autenticadas e ter uma data de emissão inferior a 90 dias. A documentação da propriedade que deve ser apresentada é a seguinte:

  • matrícula de imóvel atualizada;
  • comprovante de pagamento do Imposto de Transmissão de Bens Imóveis (ITBI);
  • comprovante de quitação de débitos condominiais (caso a propriedade esteja localizada em um condomínio);
  • Certidão Negativa de Débitos do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU);
  • Certidão Negativa de Débitos perante a Receita Federal;
  • certidão de ônus;
  • certidão de ações.

Quanto custa uma escritura de imóvel?

O valor da escritura de imóvel é tabelado, o que ajuda a evitar a cobrança de preços abusivos na hora de emitir o documento. No entanto, cada estado brasileiro segue uma tabela. Portanto, o preço dessa certidão pode variar de acordo com cada unidade da federação.

Além disso, o valor da propriedade influencia no cálculo da escritura de compra e venda. Contudo, é possível obter um desconto na hora de emitir esse documento caso a pessoa esteja comprando o primeiro imóvel.

As famílias de baixa renda ou que possuem renda mensal de até três salários mínimos também podem conseguir desconto no valor da emissão desse documento e, em alguns casos, até obter a escritura sem pagar nada.

Encontre um imóvel no Viva Real

O que é escritura de imóvel, como emitir esse certificado e qual é a importância desse documento você já sabe. Agora, está na hora de começar a procurar o seu novo lar no site do Viva Real!

Aqui tem várias opções de casas e apartamentos localizados nas mais diversas cidades brasileiras. Pesquisar na nossa plataforma é muito simples: basta usar os filtros disponíveis para encontrar de maneira fácil e rápida o que você deseja.

Continue no nosso site e comece a pesquisar hoje mesmo por uma casa ou apartamento para comprar. Certamente, o Viva Real você tem o imóvel que a sua família precisa!

BANNER_Cobranded_VIVA_ZAP_1024x380