7 dicas para morar em apartamento em Santos

7 dicas para morar em apartamento em Santos

Viva Real Publicado em 07/11/2016
Tempo de leitura 4 min

Carregada pelos ventos, a maresia traz consigo cloreto e sulfato que, ao interagir com os materiais de um apartamento em Santos, faz com que eles entrem em corrosão. A boa notícia é que há alguns cuidados que podem ser feitos para minimizar esses efeitos e proteger móveis, eletrodoméstico e a estrutura do imóvel. Confira sete dicas para manter os seus pertences em perfeito estado durante a ação.

1. Evite corrosão de esquadrias e dobradiças

Ao procurar por um imóvel em Santos, o ideal é checar o material em que as esquadrias são feitas. As de ferro não são indicadas e costumam enferrujar com facilidade. É recomendado a troca por alternativas como PVC ou alumínio, que sofrem menos com as ações da maresia.
As dobradiças precisam de cuidados periódicos. Use um spray de óleo uma vez por semana para proteger o componente e evitar o rangido das portas. O mesmo vale para encaixes de metal de gavetas e armários.

2. Garanta vida útil aos portões

Portões e grades de ferro não são indicados para apartamentos no litoral. Porém, se você já comprou ou alugou o imóvel, é possível fazer com que esses elementos durem mais.
Pinte-os com revestimentos antioxidantes, que impedem que o material entre em contato com os sais da maresia. Pode ser que, em determinada situação, haja a necessidade de refazer essa ação anualmente.

3. Não deixe os eletrodomésticos enferrujarem

Fogões, geladeiras e máquinas de lavar roupa precisam de um cuidado especial. Uma ideia para diminuir o impacto da salinidade nos eletrodomésticos é limpá-los periodicamente com água doce e sabão de coco neutro.
Outra forma eficaz de protegê-los é usar uma capa com tramas fechadas. Deixe os aparelhos sempre cobertos quando não estiverem em uso. Recomenda-se também ligá-los de tempos em tempos para conservar sua estrutura interna dos danos.
Se o seu equipamento já está oxidado, o indicado é levá-lo a um profissional que faça a manutenção de pintura, aumentando a vida útil do eletro.

4. Proteja o computador

A maresia pode fazer um computador estragar facilmente. Para manter o dispositivo por mais tempo, não o coloque em locais com muita circulação de ar. Outra forma de evitar corrosão é usando uma capa para todos os componentes, sempre que não estiver em uso.

5. Conserve os tecidos

A umidade pode mofar e até desbotar um tecido. Previna-se escolhendo revestir os móveis com poliéster, que é mais resistente. Opte por cortinas blecaute que, além de proteger os móveis do sol forte, também barram os efeitos da maresia.

6. Mantenha os móveis sempre novos

Para ter móveis que resistam aos efeitos que um apartamento na Baixada Santista sofre, escolha a madeira mais resistente. Algumas opções são teca, ipê, maçaranduba e pinho de Riga. Evite compensados de baixa densidade, que não ficam protegidos nem com produtos específicos.
Nas peças de madeira, aplique sempre óleo de peroba e lustra-móveis. Limpe com frequência para eliminar os resíduos de sal.  Para garantir a conservação, lixe o produto uma vez por ano e aplique verniz ou stain.

7. Paredes blindadas

É comum precisar pintar um apartamento em Santos com maior frequência, por causa dos efeitos salinares. No caso de paredes externas, o concreto pode rachar após as estruturas internas enferrujarem e apodrecerem. Para evitar esse tipo de imprevisto, o ideal é pintá-las com produtos impermeabilizantes, que evitam a penetração desses sais.
Na parte mais exposta, como a fachada, pode ser usada tinta à base de borracha clorada ou revestimentos de pedra e cerâmica, que são mais resistentes. O alto índice de umidade dentro de casa também pode sacrificar as paredes, que costumam embolorar. A melhor alternativa para resolver o problema é pintar a casa com tintas especiais com fungicidas na fórmula. É importante também escolher tintas que permitam que as paredes respirem.
Quem busca comprar ou alugar um apartamento em Santos precisa se atentar a esses cuidados. Tomando as precauções devidas, o imóvel se mantém bonito por muito mais tempo.
Você tem uma casa na praia e já sofreu com as ações da maresia? Conte sua experiência nos comentários.