Imagem de uma decoração de jardim

5 tipos de decoração de jardim

Viva Real Publicado em 04/10/2022
Tempo de leitura 5 min

Uma bela decoração de jardim é capaz de dar vida a espaços externos de casas e apartamentos enquanto proporciona uma sensação de tranquilidade e bem-estar às pessoas que moram na residência.

A verdade é que as áreas verdes estão cada vez mais incomuns em grandes cidades, onde as árvores deram espaços aos enormes edifícios. Felizmente, mesmo que o espaço seja reduzido, ainda é possível que todo mundo tenha um pedacinho de natureza em casa para chamar de seu.

No entanto, ter um jardim requer um pouco de dedicação e cuidado no dia a dia, como regar, mexer as terras com frequência, aplicar ingredientes orgânicos, realizar limpezas periódicas e por aí vai.

Além desses cuidados, é necessário se preocupar com a parte estética do local, afinal um jardim florido e bem-cuidado é a meta de qualquer um. A seguir, vamos mostrar os principais tipos de decoração de jardim para você se inspirar e aplicar as ideias na sua casa. Veja a seguir!

Qual é a importância de ter uma bela decoração de jardim?

Quem não gostaria de sentar em frente a um lindo jardim depois de um dia extremamente cansativo e observar como a natureza é bela? Apenas essa sensação de paz e tranquilidade já seria um bom motivo para ter uma decoração de jardim em casa.

Porém, além disso, saber como decorar um jardim é uma ótima dica de entretenimento e distração em meio à rotina, considerando que qualquer tipo de planta precisa de pequenos cuidados constantes.

Outro ponto importante está ligado aos benefícios que as plantas trazem para a nossa vida. Algumas espécies, como a hera, por exemplo, são capazes de “limpar” o ar que respiramos, sendo ótimas para as pessoas que têm alergias e/ou doenças respiratórias.

5 decorações de jardim para se inspirar!

Pronto, está convencido de que ter um belo jardim em casa só traz benefícios? Então, a seguir, veja alguns tipos de decoração de jardim que você pode aplicar no seu.

1 – Jardim clássico

Também conhecido como “jardim francês”, o jardim clássico é identificado pelas formas geométricas, pela simetria e pela separação bem definida dos espaços, utilizando elementos como bancos, colunas, esculturas, luminárias, fontes de água, etc. É uma boa alternativa para casas “tradicionais”, com um amplo espaço ao ar livre.

Nesse tipo de decoração de jardim, tudo é separado simetricamente, nos mínimos cuidados. Os arbustos, os pinheiros e as outras árvores que compõem o local precisam de cuidados frequentes. É por esse motivo que o jardim clássico é considerado de alto custo.

2 – Jardim vertical

Já a decoração de jardim vertical é uma ótima opção para quem tem menos espaço disponível. Inclusive, ela pode até ser aplicada em varandas de apartamentos ou muros que não estejam sendo usados.

Um jardim vertical é prático e muito fácil de cuidar no dia a dia. Você pode montá-lo usando blocos de madeira, pallets, canos de PVC, blocos de cerâmica ou qualquer outra estrutura que seja firme e não derrube as plantinhas.

Imagem de uma decoração de jardim

3 – Jardim moderno

O jardim moderno visa ser bastante funcional e acolhedor. Antigamente, os terrenos eram utilizados apenas para a agricultura ou como parte da fachada de casas de alto padrão. Porém, no decorrer do tempo, eles ganharam a função de ser um espaço dedicado à família e aos amigos.

Essa é a principal característica desse tipo de decoração de jardim. O objetivo é a socialização, além de um maior contato com a natureza. Normalmente, esses espaços são acompanhados de áreas gourmets, mas têm um estilo de decoração minimalista (menos é mais).

4 – Jardim oriental

Como o próprio nome já entrega, o jardim oriental faz alusão ao estilo de decoração de países asiáticos, utilizando três elementos básicos: pedras, bambu e água. Eles são criados a partir de magnólias, bonsai, azaleias, bambus, arbustos, coníferas e árvores perenes, cedro-japonês, avencas, cerejeira-japonesa-rosa, entre outros.

Esse tipo de decoração de jardim visa principalmente trazer calma, paz de espírito e tranquilidade para o dia a dia. Inclusive, é uma ótima escolha para quem pratica as artes da meditação. 

5 – Jardim de inverno

Por último, o jardim de inverno, assim como o vertical, é uma excelente forma de trazer a natureza para dentro de casa. É uma alternativa muito usada para dar mais vida e permitir a entrada de luz em ambientes internos.

Esse tipo de decoração de jardim é conhecido pela versatilidade, uma vez que é possível montá-lo em diferentes lugares da casa, como embaixo da escada, na sala de estar ou qualquer outro espaço disponível.

Confira mais dicas de decoração de casa no blog do Viva Real!

E aí, o que achou das nossas dicas de decoração de jardim? Agora, basta escolher o melhor tipo para a sua casa e… mãos à obra! Para ver mais dicas sobre decoração, notícias e informações sobre o mercado imobiliário brasileiro, não deixe de visitar o blog do Viva Real!

Caso esteja procurando uma casa ou um apartamento para comprar ou alugar, também confira nosso marketplace! Use todas as ferramentas de busca por tipo, preço e localização para achar a propriedade ideal em qualquer canto do país.