Conheça 6 tipos de piso para quintal

Conheça 6 tipos de piso para quintal

Viva Real Publicado em 17/10/2022
Tempo de leitura 5 min

Existem vários tipos de piso para quintal feitos sob medida para você e sua família desfrutarem de excelentes momentos na área externa da sua casa. No entanto, devido a toda essa variedade disponível no mercado, é normal que surjam algumas dúvidas no momento da compra.

Na verdade, escolher o melhor tipo de piso para quintal não é uma tarefa tão simples e vai muito além da estética. É claro que o ideal é selecionar um modelo que faça sentido na decoração da casa, mas algumas características devem ser consideradas.

Por esse motivo, o blog do Viva Real preparou um artigo especial para ajudar nesse momento. Preparamos uma lista incrível sobre os melhores tipos de pisos para quintal que podem fazer parte da decoração da sua casa. Continue a leitura e veja tudo o que você precisa saber a seguir!

Como escolher o melhor piso para o quintal?

Então, qual é o melhor piso para quintal disponível no mercado? Basicamente, não há uma resposta certa para essa pergunta. Nesse caso, o ideal é escolher o tipo de acordo com as necessidades e o estilo de vida dos moradores da sua casa.

Uma dica muito importante é, antes de procurar pela internet ou até ir a uma loja especializada, avaliar a situação do terreno, bem como o clima típico da sua região, a presença de crianças e pets em casa, entre outros fatores.

Tudo deve ser muito bem pensado, uma vez que o tipo de piso para quintal escolhido provavelmente ficará por muitos anos na sua casa, certo? Abaixo, veja a nossa lista com as melhores opções do mercado.

1 – Piso de cerâmica

Para quem procura um visual mais elegante, o piso para quintal de cerâmica certamente é uma das melhores alternativas, desde que a área externa da sua residência seja seca e coberta.

Vale lembrar que a cerâmica não é um dos tipos de piso antiderrapante para quintal. Embora tenha um ótimo custo-benefício, esse material não oferece uma aderência tão boa para o dia a dia. Em contrapartida, é bem resistente e há modelos de cores e texturas diferentes.

2 – Pedra São Tomé

Independentemente do tipo da pedra escolhida, todas são ótimas para servir de piso para área externa. A pedra São Tomé é uma das mais utilizadas em áreas externas, muito por causa da resistência, da alta durabilidade e, é claro, da beleza.

Porém, a pedra São Tomé ainda é muito usada em áreas molhadas, como os arredores de piscinas e duchas, por exemplo, pois tem um ótimo poder de absorção de água e isolamento térmico.

Imagem da área externa de uma casa

3 – Pedra miracema

Já a pedra miracema é uma das mais usadas em quintais, garagens e até calçadas. Além de ser extremamente resistente, esse material dá um ótimo acabamento ao ambiente e é considerado um dos mais baratos do mercado.

Também conhecida como “pedra lajinha”, a miracema nada mais é que um tipo de granito. Entretanto, diferentemente de outras versões, ela não passa por nenhum tipo de polimento, ou seja, é vendido na forma bruta.

4 – Piso emborrachado

O piso emborrachado para quintal é fácil de limpar e antiderrapante, diminui a reverberação de som (eco) e conta com uma excelente capacidade de absorção de impacto. Por esse motivo, é um tipo recomendado para casas com pessoas mais velhas ou crianças, devido à segurança e ao conforto que promove.

No entanto, esse tipo de piso para quintal não é recomendado para garagens. Além disso, é preciso ter muito cuidado com a água, devido à baixa capacidade de drenagem.

5 – Porcelanato

O porcelanato é o tipo de piso para quintal mais usado mundo afora. Além de ser muito resistente e fácil de limpar, ele possui uma extensa variedade de cores, formatos, texturas e por aí vai.

Esse é um piso muito bonito, que certamente vai cair muito bem na sua casa, mas exige cuidado. O porcelanato não tem uma boa absorção de líquidos, por isso costuma ser bastante liso e escorregadio. Ainda assim, existem alguns modelos com uma aderência maior.

6 – Piso de concreto

Por último, por ser uma alternativa muito econômica e fácil de aplicar, o concreto é um dos melhores pisos para quintal e garagem. As placas de concreto, por exemplo, são as opções mais duráveis, com um ótimo custo-benefício em comparação com os demais tipos.

Com o passar dos anos, é normal que apareçam algumas rachaduras no piso de concreto do seu quintal. Porém, normalmente, elas são muito fáceis de consertar e não costumam trazer muita dor de cabeça. Uma boa dica para melhorar a absorção da água da chuva é incluir pequenas faixas de grama, pedras ou cascalho entre os pisos.

Visite nosso blog para ver mais dicas!

E aí, o que achou das nossas dicas de piso para quintal? Agora, basta escolher o que mais corresponde às necessidades da sua casa e realizar orçamentos em algumas lojas especializadas! Para ver mais dicas sobre decoração, visite o blog do Viva Real e fique por dentro das principais novidades!