o que é lounge

O que é lounge? Entenda o conceito na arquitetura

Viva Real Publicado em 21/02/2024
Tempo de leitura 7 min

Por ser um conceito que se espalhou além do nicho de design de interiores, é comum que as pessoas se perguntem o que é lounge: é uma sala? É um espaço exclusivo na balada? Uma área especial no aeroporto?

Um lounge pode ser, sim, todas essas coisas, uma vez que a palavra em inglês significa uma sala de espera ou ante-sala, além de estilo musical e também bar.

Dentro da arquitetura, o conceito do lounge foi incorporado trazendo uma estética de sofisticação e exclusividade que a palavra (e seus significados relacionados) remetem, para nomear uma sala que é acolhedora e convida a relaxar.

Esse conceito pode ser aplicado tanto em projetos residenciais quanto nos comerciais, sempre que a proposta for promover socialização e descontração.

Pensando em investir em uma sala nessa estética sofisticada, mas não sabe por onde começar? A gente ajuda você!

O Viva Real preparou um conteúdo especial para te explicar o que é lounge, para que ele serve, suas principais características e, claro, inspirações e referências para você montar seu próprio lounge em casa.

Acompanhe até o final para tirar todas as suas dúvidas.

Boa leitura!

Procurando por ideias para decorar a sua sala? Temos um guia com 6 boas dicas que podem ajudar: confira aqui!

O que é lounge?

Dentro da arquitetura, o lounge é um espaço destinado ao convívio social, relaxamento e, muitas vezes, ao entretenimento.

Esse conceito acabou se popularizando quando começou a ser usado para descrever áreas com propostas afins em estabelecimentos comerciais e residenciais, sempre associando o lounge a um espaço de atmosfera descontraída.

Para que serve um lounge?

Um lounge vai ter seu uso definido considerando o contexto em que estiver inserido.

Apesar de ter aplicações similares em diversos ambientes, de acordo com o espaço, o lounge vai demandar estruturas e disposições específicas.

Separamos exemplos:

  • lounge residencial: integrado a residências, pode ser parte da sala de estar ou configurado como um espaço independente para relaxamento e convívio;
  • lounge de escritório: empresas modernas costumam incluir lounges como espaços informais para reuniões casuais ou pausas para os colaboradores;
  • lounge comercial: encontrado em hotéis, aeroportos, restaurantes e espaços de entretenimento, oferece aos clientes um local para descansar e socializar;
  • lounge ao ar livre: espaços públicos e privados podem receber lounges externos, como terraços, jardins e varandas, para que os usuários desfrutem da natureza com conforto e sofisticação.

Características que tornam um lounge convidativo e funcional

Agora que você já sabe o que é lounge, temos certeza de que está tendo ideias de como aplicar a funcionalidade e a sofisticação desse conceito na sua casa, não é mesmo?

Para montar um lounge que cumpra com as propostas previstas, é fundamental entender quais as características que tornam esse ambiente tão convidativo e charmoso.

Listamos as principais delas logo abaixo:

 

Conforto e relaxamento

 

Sofás, poltronas e cadeiras são escolhidos com base no conforto, encorajando as pessoas a relaxar e desfrutar do espaço;
Iluminação aconchegante

 

Aqui, a iluminação desempenha um papel fundamental, geralmente aplicada de forma mais suave e ajustável para criar uma atmosfera agradável;

 

Ambiente social Lounges são espaços projetados para incentivar a interação social; logo, a disposição do mobiliário deve ser pensada para facilitar a conversa entre as pessoas;

 

Decoração estilizada

 

Elementos decorativos como tapetes, cortinas, obras de arte e plantas são comuns em lounges, uma vez que ajudam com a atmosfera sofisticada;
Espaço aberto Lounges, ainda, costumam ser dispostos em espaços amplos e abertos, permitindo a circulação fácil e a sensação de liberdade;

 

Ambientes integrados

 

Em espaços residenciais, é comum que lounges estejam integrados a outras áreas, como salas de estar ou cozinhas, proporcionando fluidez e conectividade;
Conectividade tecnológica Com a crescente importância da tecnologia, muitos lounges incorporam recursos como Wi-Fi, tomadas elétricas e telas para garantir conectividade.

Como montar seu próprio lounge?

Essa é outra pergunta importante depois que se descobre o que é lounge: o que é preciso para montar um lounge elegante e aconchegante em casa?

Ter um lounge incorporado na sua residência é uma excelente forma de criar um refúgio aconchegante, que será o local perfeito para descansar e receber as visitas — vai ser um sucesso entre seus amigos e familiares!

Para montar seu próprio lounge, confira as dicas que separamos:

  • escolha o melhor espaço, que pode ser parte da sala de estar, a varanda ou o terraço;
  • opte sempre por móveis confortáveis, como sofás, poltronas e almofadas com tecidos agradáveis ao toque;
  • decida a paleta de cores, sempre tendo em mente as cores harmoniosas e neutras, que são as mais indicadas para promover relaxamento;
  • decore de forma personalizada para imprimir a sua identidade no espaço, escolhendo tapetes, plantas e outros elementos decorativos;
  • invista em uma iluminação aconchegante, usando luminárias de pé, abajures ou luzes de cordas, a depender da sua decoração e preferência;
  • defina o estilo do seu lounge de acordo com a sua personalidade: minimalista, clássico, boêmio… São muitas ideias com vários tipos de decoração!

Exemplos de lounges para se inspirar

Agora que você já sabe que o lounge é uma boa ideia para a sua casa, confira algumas ideias para seguir de referência nas mais variadas aplicações:

Lounge interno

o que é lounge interno

Um lounge dentro de casa deve ser uma extensão sofisticada da sua sala de estar, oferecendo aos convidados um espaço para conversar, tomar bons drinks e ouvir música.

Lounge externo

o que é lounge externo

Em espaços como terraços e varandas, o lounge oferece uma experiência de relaxamento e contato com a natureza — por isso, invista em plantas e em uma iluminação aconchegante.

Lounge corporativo

o que é lounge corporativo

Escritórios e agências são comuns por integrarem lounges em seus espaços, oferecendo uma sala de espera moderna para seus clientes e garantindo um cômodo de pausa e descontração para os colaboradores.

O lar perfeito para chamar de seu e decorar como quiser está no Viva Real! Vem conferir nossas opções de casas e apartamentos para alugar ou comprar aqui no site.

O imóvel dos sonhos está aqui no Viva Real!

Agora você sabe o que é lounge e seu conceito na arquitetura: um cômodo que vai além de apenas um espaço para espera!

Os lounges são ambientes projetados cuidadosamente para proporcionar relaxamento e convívio social — tudo com muito estilo.

Desde as decorações minimalistas até as mais contemporâneas, todo o design do espaço é pensado para adaptar e atender às necessidades do público, além de refletir a identidade do local.

Procurando pelo imóvel perfeito para chamar de seu? Confira as oportunidades de anúncios aqui do Viva Real: temos casas e apartamentos em todo o Brasil!

Quer mais dicas de decoração? O blog do Viva Real tem vários conteúdos que vão te inspirar a decorar a sua casa, confira!