Como organizar guarda-roupa em 9 passos
Manter a casa em ordem pode ser um desafio, principalmente na rotina corrida e agitada que todos temos — por isso, uma dúvida comum é: como organizar guarda-roupa e deixá-lo sempre arrumado?
Organizar o guarda-roupa é uma tarefa que, muitas vezes, deixamos para depois, seja por falta de tempo ou simplesmente por não saber por onde começar.
No entanto, um guarda-roupa bem-arrumado não só facilita a escolha das roupas no dia a dia, mas também traz uma sensação de ordem e tranquilidade ao ambiente.
Se você está cansado de sempre abrir o armário e ver as roupas espalhadas por todos os lados, vem com a gente: esse artigo é para você!
Separamos um conteúdo com boas práticas de como organizar guarda-roupa e mantê-lo em ordem de vez.
Acompanhe até o final e boa leitura!
Leia também: Dicas sobre como arrumar o quarto rápido
Como organizar o guarda-roupa em 9 passos
A falta de organização no armário ou closet pode levar a um acúmulo desnecessário de roupas e acessórios, dificultando a visualização do que realmente se tem e, muitas vezes, até resultando em compras desnecessárias.
Com um pouco de planejamento e dedicação, é possível transformar o guarda-roupa em um espaço funcional e esteticamente agradável, que reflete o seu estilo de vida e torna o seu dia a dia muito mais prático.
Como? A gente explica em 9 dicas:
1. Separe para doação as peças que não usa
O primeiro passo de como organizar guarda-roupa é fazer uma triagem completa das suas roupas.
Separe todas as peças que você não usa mais, seja porque não servem, não combinam com o seu estilo atual, ou simplesmente porque estão esquecidas no fundo do armário.
Essas peças podem ser doadas para quem precisa, liberando espaço no guarda-roupa e facilitando a organização.
2. Tenha cabides padronizados
Usar cabides padronizados é uma maneira simples de manter a organização visual do guarda-roupa.
Cabides iguais dão um aspecto mais arrumado e ajudam a economizar espaço, pois ocupam menos volume do que cabides de diferentes tamanhos e formas.
Além disso, cabides finos e antiderrapantes são ideais para evitar que as roupas deslizem e acabem caindo no fundo do armário.
3. Utilize etiquetas
Etiquetas são grandes aliadas na organização do guarda-roupa, especialmente para identificar caixas, cestos e prateleiras onde ficam guardados itens específicos, como acessórios, roupas de inverno, ou roupas de cama.
Isso facilita encontrar rapidamente o que você precisa, mantendo tudo no seu devido lugar.
4. Invista em organizadores
Organizadores são essenciais para otimizar o espaço e manter cada item no lugar certo!
Gavetas com divisórias, caixas, cestos e organizadores suspensos são ótimas opções para armazenar roupas íntimas, meias, acessórios e até sapatos.
Eles ajudam a evitar a bagunça e a utilizar cada centímetro disponível de forma eficiente.
5. Dobre as peças de maneira estratégica
A maneira como você dobra suas roupas faz toda a diferença na organização do guarda-roupa.
Utilize técnicas de arrumação diversas, como as que permitem dobrar as roupas de forma compacta e deixá-las em pé nas gavetas.
Isso não só economiza espaço, como também facilita a visualização de todas as peças, evitando que algo fique esquecido no fundo da gaveta.
6. Separe as roupas por tipos e estilos
Agrupar as roupas por tipos e estilos é uma maneira eficaz de organizar o guarda-roupa.
Separe as roupas de trabalho, roupas casuais, roupas de festa, e assim por diante — e, dentro dessas categorias, separe também por tipo de peça: camisas, calças, vestidos, etc.
Isso facilita na hora de montar looks e garante que você sempre tenha à mão o que precisa.
7. Organize por cores
Organizar as roupas por cores, além de proporcionar um visual esteticamente melhor, facilita a escolha das combinações.
Comece com as cores mais claras e vá até as mais escuras, seguindo uma sequência lógica; isso cria um efeito visual harmonioso e torna o guarda-roupa mais agradável aos olhos.
8. Organize conforme a estação
Mantenha as roupas da estação atual mais acessíveis, e guarde as demais em caixas ou prateleiras mais altas: por exemplo, no verão, guarde os casacos e roupas pesadas em locais menos acessíveis, e faça o inverso no inverno.
Essa rotação sazonal ajuda a manter o guarda-roupa prático e evita o acúmulo de peças que não estão em uso.
9. Use ganchos nas portas
As portas do guarda-roupa ou até as paredes próximas podem ser aproveitadas com ganchos para pendurar bolsas, cintos, chapéus ou até bijuterias.
Essa é uma maneira inteligente de utilizar espaços que muitas vezes ficam esquecidos, além de manter esses acessórios sempre à mão e organizados.
O imóvel ideal está a um clique de distância!
Agora você já sabe como organizar guarda-roupa e manter seus pertences e vestimentas sempre em ordem!
Um guarda-roupa bem-arrumado não só facilita a rotina diária, como também prolonga a vida útil das suas roupas e acessórios.
Com um pouco de dedicação, é possível transformar o guarda-roupa em um espaço funcional e agradável, que reflita o seu estilo e atenda às suas necessidades do dia a dia.
E, se você está procurando um novo lar para aumentar o tamanho do closet, vem dar uma olhada nos anúncios de imóveis aqui no Viva Real: filtre por número de quartos, imóveis mobiliados e muito mais!
Continue no blog do Viva para saber como dobrar lençol de elástico e mais dicas de organização.