pergolado

Pergolado: o que é, para que serve, valor e modelos para conhecer

Viva Real Publicado em 23/02/2024
Tempo de leitura 8 min

Se você está pensando em trazer sofisticação para a decoração da área externa da sua casa, o pergolado é uma excelente alternativa: funcional, simples e cheio de elegância!

Estrutura que se popularizou no mercado devido ao custo-benefício e sustentabilidade, uma vez que os pergolados são feitos, em sua maioria, de madeira, esse elemento arquitetônico promove sombra e aconchego em espaços que vão deixar o seu imóvel ainda mais bonito.

Desde jardins residenciais até áreas de lazer comerciais, os pergolados oferecem uma combinação única de estética, funcionalidade e conforto, além de não serem complexos de instalar.

Quer imprimir mais personalidade para a sua casa e transformar seu ambiente ao ar livre com as pérgolas, mas não sabe como? A gente ajuda você!

O Viva Real veio trazer mais dicas de decoração, e hoje tira todas as suas dúvidas sobre as estruturas de pergolados, principais modelos, como aplicar e quais os valores atuais no mercado.

Pronto para montar uma área de descanso, uma cozinha gourmet, ou o que mais a sua imaginação pensar?

Acompanhe até o final e boa leitura!

Não sabe o que fazer para decorar a área externa da sua casa? Separamos aqui 5 boas dicas para te inspirar: confira!

O que é e para que serve o pergolado?

Um pergolado é uma estrutura arquitetônica, incorporada ao imóvel na área externa, que consiste em uma série de pilares e vigas para formar um corredor ou área coberta.

Com essas vigas interligadas, a estrutura é montada com aberturas nas laterais, para gerar uma sombra parcialmente coberta e entrada de luz de forma muito sofisticada e aconchegante.

As pérgolas, ainda, além de serem elementos interessantes para sombreamento e decoração, podem funcionar com uma excelente definição de espaço no imóvel: você pode montar áreas funcionais de churrasqueira ou de jardins com esse elemento.

Ainda, o pergolado serve como suporte para plantas trepadeiras, e também valoriza bastante a residência.

Leia também: 5 tipos de decoração de jardim

Em quais ambientes o pergolado pode ser aplicado?

A versatilidade dos pergolados é um dos principais atrativos dessa estrutura decorativa! 

Eles podem ser aplicados nos mais diversos tipos de projetos, com finalidades diversas.

São alguns bons exemplos:

  • jardins residenciais, para criar áreas sombreadas ou destacar pontos específicos do jardim;
  • pátios e varandas, tornando os ambientes perfeitos para relaxamento e refeições ao ar livre;
  • áreas de descanso, para curtir um momento tranquilo ou até praticar atividades como meditação e yoga em casa;
  • estacionamentos cobertos, uma opção charmosa para garantir sombra aos veículos e proteção contra condições climáticas diversas;
  • áreas de churrasco, para implementação de cozinhas externas que resultam em momentos de lazer únicos com a família e amigos;
  • caminhos e passagens ao ar livre, uma vez que os pergolados podem criar túneis ou corredores sombreados que transformam o percurso em uma experiência arquitetônica única.

Qual o valor de um pergolado?

Os valores de pergolados costumam variar bastante de acordo com o material utilizado, bem como o tamanho da estrutura.

É possível encontrar peças a partir de R$ 700, mas elas podem passar dos R$ 15.000, além da mão-de-obra necessária para montar as pérgolas.

Em diversos sites, pode-se comprar a estrutura completa, mas também é possível encomendar de acordo com o tamanho disponível na sua propriedade.

Modelos de pergolado para conhecer e se inspirar

Está pensando em colocar um pergolado em casa e trazer mais charme para as suas áreas de lazer e jardinagem? Então confira nossas referências logo abaixo!

Separamos os principais tipos de pergolados disponíveis no mercado e interessantes aplicações para eles:

Pergolado de madeira

pergolado de madeira

A madeira é um dos materiais mais tradicionais e esteticamente atraentes para os pergolados: estruturas neste material são caracterizadas por linhas simples e design atemporal.

Sua aparência natural e calorosa cria uma atmosfera charmosa e acolhedora, e é principalmente indicada para jardins com propostas de lounges e áreas para descanso ao ar livre.

Atualmente, o mercado conta com uma grande variedade de pérgolas de madeira: cedro, pinho, ipê e cumaru são bons exemplos, com características únicas que ampliam o leque de estilos, além de resistência para se adequar aos mais diversos projetos.

Ainda, escolher o pergolado de madeira é abraçar o movimento sustentável, uma vez que são boas opções eco-friendly.

É importante destacar que, antes de instalar o pergolado feito de madeira, é fundamental tratar o material com produtos que preservam a preservem contra insetos e fungos. 

Pergolado de eucalipto

pergolado de eucalipto

Bem parecido com o de madeira, o pergolado de eucalipto é uma opção de beleza natural para quem não abre mão da sustentabilidade.

Isso porque o eucalipto é uma opção ecologicamente correta para essas estruturas, considerando que é uma árvore de crescimento rápido.

Ainda, o eucalipto é muito resistente às intempéries, tornando-se uma escolha bem sólida para estruturas expostas ao ar livre.

Pergolado de ferro

pergolado de ferro

Elegante e durável, a pérgola de ferro forjado é uma opção muito utilizada para designs mais sofisticados, com uma proposta industrial — muitas vezes, é um tipo escolhido para projetos que incorporam detalhes ornamentais.

O grande diferencial desse tipo de pergolado é a durabilidade: a resistência do material torna as pérgolas fabricadas neste modelo ideais para enfrentar as condições climáticas ao longo do tempo.

Ainda, com a aplicação de revestimentos protetores, os pergolados de ferro ficam protegidos da corrosão, e não demandam grandes manutenções.

Pergolado de vidro

pergolado de vidro

Uma alternativa que equilibra sofisticação e estilo contemporâneo, a pérgola de vidro é uma estrutura elegante para espaços externos que buscam aproveitar a luz natural ao máximo — uma vez que a transparência é o principal atrativo desse tipo.

O design minimalista se encaixa bem em propostas modernas, além de oferecer proteção contra chuva leve e vento sem deixar de aproveitar o ambiente externo nessas condições climáticas.

Pergolado de concreto

pergolado de concreto

Com uma estrutura robusta, o pergolado de concreto é uma das alternativas mais duráveis disponíveis no mercado.

É ideal para criar designs mais sólidos e com forte influência do estilo industrial.

Um detalhe importante acerca dos pergolados de ferro fica acerca do seu peso: devido ao material pesado, é fundamental que a fundação para receber a estrutura seja adequada para suportar a carga — logo, se o solo em questão é mais leve, um estudo prévio precisa ser executado com muita atenção.

Pergolado de alumínio

pergolado de alumínio

Para uma estética clean e minimalista, que não deixa de lado a resistência, os pergolados de alumínio são os queridinhos dos projetos.

Essas estruturas vão bem em áreas onde ventos fortes são constantes — por isso, o material deve ser de boa qualidade.

Mesmo resistente, o alumínio é um material leve e fácil de manusear, e garante instalação rápida e eficiente quando comparado a outros materiais.

Também é interessante destacar que o pergolado de alumínio pode ser combinado facilmente com outros materiais: um bom exemplo é o vidro que, em projetos assim, cria um visual muito mais sofisticado.

Pergolado com policarbonato

pergolado com policarbonato

Assim como os modelos feitos de vidro, as pérgolas de policarbonato são excelentes alternativas para quem valoriza a entrada de luz.

Essas estruturas usam anéis de policarbonato transparentes ou opacos, e ainda garantem proteção contra sol e chuva.

São estruturas leves para quem busca uma proposta natural — mas isso não quer dizer que esse tipo de pergolado é frágil!

As pérgolas de policarbonato são resistentes a impactos, e o material ainda é tratado para resistir aos raios ultravioleta (UV), oferecendo proteção extra contra a exposição prolongada ao sol.

Pergolado de bambu

pergolado de bambu

Para áreas com estética tropical e exótica, os pergolados de bambu são a maior tendência disponível em design de interiores atualmente.

O bambu é um material leve e flexível, permitindo uma variedade de designs criativos e grande adaptação a diferentes formas: seu tom terroso e textura única são um charme único para o ambiente!

Ainda, proporcionam visual natural e sustentável, com forte inspiração na cultura oriental.

Entre outras vantagens desse tipo de pérgola, é importante destacar que o bambu, quando tratado no momento da fabricação da estrutura, é muito resistente às intempéries e pode suportar condições climáticas variadas, desde o sol intenso até a chuva.

Procurando pelo lar ideal para chamar de seu — e decorar como quiser? Confira as opções de imóveis disponíveis no Viva Real!

A busca pelo lar dos sonhos termina aqui no Viva Real!

Hoje você viu que os pergolados não são apenas estruturas arquitetônicas, mas elementos transformadores de espaços externos — vão trazer um charme único e especial para a sua casa!

Seja em jardins ou em áreas de descanso à beira da piscina, esse elemento arquitetônico proporciona uma combinação de beleza, funcionalidade e conforto, e vai ser o sucesso dos seus convidados em casa.

Procurando pelo imóvel ideal para pôr em prática todas as suas ideias de decoração e reformas? No Viva Real você encontra: temos oportunidades de compra e aluguel em todo o Brasil! Venha conferir aqui no site.

Quer mais dicas de decoração como essa? Acesse o blog completo do Viva Real e fique sempre atualizado de nossos conteúdos!