Imagem de um fio em frente a uma tomada

Saiba como trocar tomadas de maneira prática

Viva Real Publicado em 06/02/2023
Tempo de leitura 5 min

Apesar desse tipo de serviço ser feito por eletricistas, na maioria das vezes, qualquer pessoa pode aprender como trocar tomadas. Contudo, é preciso ter alguns cuidados na hora de fazer esse procedimento para não tomar choques ou sofrer outro tipo de acidente.

Sendo assim, se você precisa trocar tomadas na sua casa, vamos mostrar qual é a maneira mais segura e prática de realizar essa tarefa. No entanto, se ao fazer essa troca você perceber que a fiação da sua residência está muito obsoleta, pode ser necessário contratar um eletricista para trocar os fios.

Quais são os tipos de tomada?

Quem quer aprender como trocar tomadas precisa saber que esse dispositivo é dividido em duas classes: TUG e TUE. A primeira suporta correntes elétricas de até 10A, já as tomadas TUE são para circuitos elétricos com amperagem entre 10A a 20A.

Nas residências brasileiras é possível encontrar esses dois tipos de tomada. Sendo assim, antes de trocar as tomadas, é necessário verificar se elas são 10A ou 20A. As tomadas mais recentes trazem essa informação logo acima dos furos. Contudo, se esse dado não estiver nesse local, será necessário retirar a tomada para se certificar se ela é 10A ou 20A.

Algumas pessoas também têm dúvidas em relação ao que é tomada dupla, tripla e simples. A diferença entre elas está no número de entradas que cada uma delas possui. A simples tem uma; a dupla, duas; a tripla, três.

Quais são os cuidados que você deve ter na hora em que for trocar as tomadas?

Antes de descobrir como trocar tomadas na sua casa, você precisa saber quais cuidados devem ser tomados antes de iniciar esse procedimento. O primeiro deles é não mexer em tomadas que estão úmidas. Nesse caso, é necessário contratar um profissional para resolver a situação.

Além disso, nunca utilize garfos, facas ou outros objetos metálicos para trocar as tomadas. Também não faça esse procedimento descalço, calce um sapato com sola de borracha antes. Outra dica é nunca mexer com a rede elétrica se você estiver molhado.

Passo a passo de como trocar tomadas

O nosso país adota o padrão brasileiro de plugues e tomadas, e nós vamos levá-lo em consideração na hora de mostrar como trocar esse tipo de dispositivo. Antes de iniciar essa tarefa, separe os materiais que você vai utilizar: uma chave de fenda, uma fita crepe e uma caneta. Confira o passo a passo a seguir.

1. Desligue o disjuntor

Antes de começar a trocar as tomadas é necessário desligar o disjuntor. Isso ajuda a garantir a segurança de quem vai fazer o processo de troca e também contribui para evitar danos à rede elétrica.

Não é necessário desligar o disjuntor geral da casa, é possível desativar apenas o circuito do cômodo onde a troca de tomadas será realizada. Contudo, mesmo desligando esse dispositivo, é importante garantir que nenhuma corrente elétrica esteja passando pela tomada que será trocada.

Você pode fazer essa checagem conectando um aparelho eletrônico para ver se ele funciona ou utilizando um multímetro digital, que é um dispositivo cuja principal função é medir tensões elétricas.

Imagem de um fio conectado a uma tomada

2. Desparafuse a tomada

O próximo passo é desparafusar a tomada. Para isso, utilize uma chave de fenda. Nesse momento, é importante checar as condições dos fios para verificar se eles estão danificados ou não.

Se você se pergunta qual fio usar para tomada, saiba que ele precisa ter, pelo menos, 2,5 mm. Caso os cabos da sua casa sejam menores ou estejam muito danificados, pode ser necessário trocar a fiação desse ponto da sua casa.

Se a fiação da sua casa estiver em boas condições, será possível prosseguir com a troca. Na conexão de tomadas são utilizados três cabos: o neutro, que costuma ser azul; o terra, que pode ser verde ou amarelo; e o fase, que pode ser vermelho, preto ou marrom.

Contudo, pode ser que na fiação elétrica da sua casa não haja um padrão de cores para os cabos. Nessa situação, o que pode ser feito é colar um pedaço de fita crepe nos cabos e anotar o nome de cada um deles.

3. Conecte os fios na nova tomada

Nesta etapa será necessário conectar os fios na nova tomada. O cabo terra deve ser conectado no borne central do dispositivo. Já o neutro deve ser inserido na entrada com a letra “N”, e o fase deve ser colocado no borne com o símbolo “F/L”.

Caso você tenha colado um pedaço de fita crepe para identificar os cabos, lembre-se de retirá-los antes de conectar os fios na tomada nova. Então, é só afrouxar os parafusos do dispositivo, colocar os cabos e apertar os parafusos para finalizar o processo.

4. Parafuse a nova tomada

Em seguida, é só conferir se as conexões estão firmes, parafusar a tomada no lugar, colocar o espelho, religar o disjuntor e fazer um teste para verificar se ela está funcionando da maneira correta. Pronto, você já sabe como trocar tomadas!

Confira mais dicas de cuidados com a casa no blog do Viva Real

Agora que mostramos um passo a passo prático e eficiente de como trocar tomadas, você vai poder fazer esse tipo de serviço com muito mais facilidade e segurança na sua casa.

Caso você queira aprender a cuidar melhor do seu lar, continue no blog do Viva Real e confira todos os nossos artigos sobre cuidados com a casa, organização de ambientes e decoração.

BANNER_Cobranded_VIVA_ZAP_1024x380