Imagem de uma casa num campo

Saiba como comprar uma chácara!

Viva Real Publicado em 23/02/2022
Tempo de leitura 6 min

Morar isolado, longe do agito e da perturbação dos grandes centros urbanos, é o desejo de muitas pessoas que sonham com sossego e liberdade. No entanto, para conquistar este objetivo, é necessário se planejar e ter um certo conhecimento: você sabe como comprar uma chácara? Venha entender!

O que precisa para comprar uma chácara?

Então, como comprar uma chácara? Caso o imóvel seja destinado à exploração agrícola, extrativa, pecuária ou agroindustrial, entre os documentos necessários, está a certidão de imóvel rural. Ela serve para comprovar que o imóvel está cadastrado no Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra).

Além disso, é preciso ter a certidão negativa de imóvel rural ou a CND de imóvel rural, termos que se referem a um documento chamado Certidão de Débitos Relativos a Tributos Federais e à Dívida Ativa da União de Imóvel Rural. Ele atesta se seu imóvel rural tem débito ou dívida com o Governo Federal.

Por fim, existem algumas diferenças entre o financiamento de um imóvel urbano e um rural. No primeiro caso, ele pode ser feito pelo Sistema Financeiro da Habitação (SFH) e pelo Sistema Financeiro Imobiliário (SFI). Já no segundo, existem outras modalidades.

Para os trabalhadores rurais, uma alternativa é buscar recursos no Programa Nacional de Crédito Fundiário (PNCF). Porém, para quem não vive nem trabalha no campo, utilizar um bem próprio como garantia e fazer um empréstimo pode ser o caminho mais barato para comprar uma chácara, já que nem todas as instituições financeiras oferecem crédito para este fim.

Vantagens de comprar uma chácara

Os imóveis rurais são um tipo de empreendimento imobiliário que desperta cada vez mais interesse nas pessoas, sobretudo naquelas que vivem nas grandes cidades. A loucura da vida urbana faz uma parcela deste público almejar um local no campo, como chácaras, sítios e casas de campo.

Para morar, usar como lazer ou dar uma escapadinha aos finais de semana, comprar uma chácara é uma ótima alternativa. Se você ainda tem dúvidas sobre isso, listamos algumas vantagens abaixo, confira!

Ter um espaço para o lazer

Grande parte das pessoas que se interessam em comprar uma chácara está pensando no sossego que isso pode proporcionar. Porém, você sabia que este empreendimento também é bom para quem está em busca de curtir a vida com privacidade e liberdade?

Isso porque viver em apartamentos nos deixa “reféns” de certas regras, como limite de barulhos. Além disso, geralmente, não há muito espaço nos imóveis urbanos. Mesmo uma chácara pequena pode resolver esta questão, sendo um ótimo espaço para reunir a família nos churrascos de fim de semana, chamar a galera para a piscina ou celebrar aniversários e festas!

Cultivar a própria horta

Plantar os próprios alimentos, além de um hobby querido por muitas pessoas que gostam de plantas e jardinagem, é uma forma de cuidar da alimentação, sabendo a procedência dos produtos.

Aliás, quem resiste ao sabor de um bom tempero caseiro, não é mesmo? O gostinho da comida de roça, que vai da terra diretamente para o prato, deixa as receitas ainda mais especiais.

Imagem de uma casa no campo

Gerar uma renda extra

Talvez você esteja pensando: como comprar uma chácara pode me dar uma grana extra? Vamos explicar! Primeiro, o tópico anterior é um ponto a se considerar. Com o crescimento da tendência de um estilo saudável, os alimentos orgânicos também estão em alta, então por que não vendê-los?

Além disso, é muito comum que as pessoas adquiram uma chácara apenas para passar um tempo esporadicamente e tirar uns dias de folga. Sendo assim, alugá-la enquanto não está em uso, como nos fins de semana e nos feriados prolongados, é uma excelente ideia para fazer a propriedade render financeiramente.

Entendendo as propriedades rurais

Para usufruir todos os pontos positivos listados acima, é preciso fechar um bom negócio. Para isso, é fundamental entender alguns conceitos sobre como comprar uma chácara. Para começar, as propriedades rurais não são todas a mesma coisa.

Você sabia, por exemplo, que o tamanho da chácara determina que ela seja considerada como tal? Por vezes, usamos o termo “sítio” ou “chácara” para a definição da moradia em área rural, mas não é bem assim que funciona.

As áreas rurais recebem diferentes nomes no Brasil, por isso é importante você entender o que significa cada uma dessas nomenclaturas. Sabendo que cada alqueire possui 2,42 hectares e que cada hectare corresponde a 10.000 m², temos:

  • chácara: possui até 5 alqueires;
  • sítio: tem uma área que varia entre 5 e 40 alqueires;
  • fazenda: apresenta área de terra superior a 40 alqueires.

Fatores para considerar ao comprar uma chácara

Diferenciar os tipos de propriedades rurais é um dos primeiros passos para saber como comprar uma chácara. Para ser considerada legal e regular, uma chácara deve ter, no mínimo, 2 hectares de área (20 mil m²).

Este valor mínimo pode variar, aumentando para 3, 4 ou 5 ha, conforme a legislação específica. No Sudeste, por exemplo, o tamanho mínimo de chácara (fração mínima de parcelamento) varia entre 2 e 3 ha. Separamos alguns pontos para observar em uma chácara à venda.

Localização

Apesar da busca por tranquilidade, dê preferência a chácaras próximas de locais que supram suas necessidades básicas do dia a dia, como supermercados e farmácias. Assim, além de a rotina ficar mais prática e cômoda, você não precisa se deslocar por distâncias muito longas em momentos de imprevistos.

Estado de conservação

Seja em uma propriedade rural, seja em uma urbana, checar o estado de conservação de imóvel é um passo essencial. Isso gera uma economia de tempo e dinheiro, visto que, quanto mais conservada a propriedade estiver, menor será seu investimento em reformas.

Encontre sua chácara no Viva Real

No site do Viva Real, você encontra chácaras à venda de uma maneira prática e rápida. Basta filtrar sua busca por este tipo de imóvel e cidade em que deseja comprar a propriedade. Você terá acesso a detalhes e fotos, deixando sua experiência mais completa. Venha conferir!

BANNER_Cobranded_VIVA_ZAP_1024x380