Apartamentos à venda em Santana: conheça a história do bairro

Apartamentos à venda em Santana: conheça a história do bairro

Viva Real Publicado em 22/06/2017
Tempo de leitura 6 min

Praticamente, todos os bairros de São Paulo tem uma história interessante na sua origem, e que boa parte dos moradores dessa incrível metrópole desconhece. Enquanto algumas áreas apresentam problemas de qualidade de vida, outras se desenvolvem com mais equilíbrio. Se você está em busca de apartamentos à venda em Santana, por exemplo, você está fazendo uma escolha certa.
Esse é o local perfeito para quem quer unir um pouco de tranquilidade com as facilidades que um centro urbano pode proporcionar. Ficou interessado? Então não deixe de conferir esse conteúdo que preparamos sobre a região e seus diferenciais!

A ascendência de Santana

A ascendência do bairro, bem como o seu próprio nome, está diretamente ligada à conhecida “Fazenda de Santana”, que era uma grande área na região outrora de propriedade da Companhia de Jesus.
Posteriormente, ela teve suas terras partilhadas em sesmarias, mais ou menos no início do século XIX. Onde fica atualmente a Rua Alfredo Pujol foi criada a sede da estância e, logo depois, outras pequenas casas foram surgindo no entorno.
Passado algum tempo, se inaugurou um reservatório de água no alto da serra e isso provocou a chegada de muitas novas chácaras por ali, que mais tarde se transformaram nos imóveis mais parecidos com o padrão atual.

O começo é muito interessante

Antes do bairro de Santana sequer ter esse nome e contar com os limites atuais, a região era bastante diferente. Tudo começou a mudar por conta de um dos maiores marcos da história da cidade, que foi a construção da Ponte das Bandeiras. Além de facilitar a movimentação dos moradores, ela era a principal interligação entre a Zona Norte e a Zona Sul.
Além disso, outro fator que deu contornos mais marcantes para a área ser como é hoje foi o famoso Tramway Cantareira, que serviu de inspiração inclusive para um dos grandes clássicos do cancioneiro Paulista: a música Trem das Onze de Adoniram Barbosa. Ele também passava por Santana, sendo a principal ligação até o centro da cidade.

A localização é privilegiada

Nos dias de hoje, um fato que chama muito a atenção de quem está em busca de apartamentos à venda em Santana é a sua localização extremamente privilegiada. Entre outras coisas, podemos destacar o fácil acesso à Marginal Tietê e às avenidas Tiradentes, Nove de Julho, Voluntários da Pátria, Santos Dumont, Nova Cantareira e muitas outras.
Como se não fosse o suficiente, o local também é servido pela linha azul do metrô. Os moradores e demais visitantes podem facilmente utilizar a estação que leva o mesmo nome do bairro ou optar pelas vizinhas Tietê, Carandiru ou Jardim São Paulo. Isso contribui, por exemplo, para uma menor dependência de veículos particulares.

Tem excelente atendimento de serviços

Com a valorização do bairro e o desenvolvimento da região, vários prestadores de serviços foram se instalando pelo local. Atualmente, os moradores podem contar com uma variedade excelente de estabelecimentos comerciais importantes, além de outros pontos de interesse cruciais para uma boa qualidade de vida.
São boas escolas, hospitais, restaurantes de alto nível, shoppings com grandes opções de compra e ótimos comércios de rua. O destaque maior é a Avenida Voluntários da Pátria, que conta com mais de 600 lojas e é uma das vias mais importantes da Zona Norte, pois faz a ligação com as outras principais avenidas dali.

É um reduto de área verde

O desenvolvimento e o crescimento da região não deixaram para trás a vocação pela natureza que vinha desde antes da existência da própria Fazenda de Santana. O local é um reduto verde incrível para um grande centro urbano como a cidade de São Paulo e, ainda, disponibiliza para moradores e visitantes algumas áreas muito interessantes.
Podemos destacar, por exemplo, a Serra da Cantareira e o Horto Florestal que, juntos, são o grande pulmão do município. O Horto, com mais de 1,7 milhão de metros quadrados, possui uma grande diversidade na fauna e na flora, além de atrações como um palco para eventos, espaço para piquenique, pista de Cooper, bicas de água potável e o Museu Florestal.

Várias opções de entretenimento

Outro fator que faz com que muita gente esteja em busca de apartamentos à venda em Santana são as várias opções de entretenimento do bairro. Podemos citar com mais destaque, por exemplo, os três mais importantes e tradicionais clubes da região, que são o Espéria, a Portuguesa e o Tietê.
Nesses locais você pode desfrutar de excelentes momentos com a família, com espaços como piscinas, quadras de tênis e de futebol, salão de baile e muitos outros atrativos. Quem não quiser arcar com as mensalidades, também pode se deliciar com o prazer gratuito nos 95 mil metros quadrados do Parque da Juventude.

A infraestrutura é excelente

Para quem não abre mão de uma boa infraestrutura, o bairro de Santana é uma opção excelente. Ele conta, por exemplo, com hospitais bastante tradicionais na cidade de São Paulo, como o Hospital Presidente, o Hospital San Paolo e o Hospital São Camilo, entre alguns outros um pouco menores.
Além disso, existem escolas históricas na área, como o Colégio Imperatriz Leopoldina e o Colégio Madre Mazzarello. Em termos de consumo de alto padrão, os destaques são o Shopping Center Norte e o Shopping Santana Parque, que juntos oferecem mais de 400 lojas de diversos segmentos e marcas conhecidas.

O mercado imobiliário é pujante

Por fim, outra das razões para as pessoas estarem em busca de apartamentos à venda em Santana é o mercado imobiliário pujante, ou seja, apresenta grande força no local. A qualidade de vida que citamos ao longo desse artigo e a boa variedade de propriedades que a região oferece fazem com que o número de interessados não pare de crescer.
Embora você ainda possa encontrar casas por ali, o destaque mesmo são empreendimentos de alto padrão, como prédios e condomínios de excelente qualidade. Não é à toa que Santana tem o maior índice de desenvolvimento humano da Zona Norte, sendo comparável, inclusive, a diversos países de primeiro mundo.
E você, está em busca de apartamentos à venda em Santana? Então entre em contato com a nossa empresa!