Como calcular o valor do metro quadrado? Aprenda a precificar o seu imóvel

Como calcular o valor do metro quadrado? Aprenda a precificar o seu imóvel

Viva Real Publicado em 26/07/2022
Tempo de leitura 5 min

Saber como calcular o valor do metro quadrado de um imóvel é extremamente importante para precificar o local corretamente. No entanto, nem todas as pessoas estão por dentro desse tipo de assunto e perdem uma oportunidade de encontrar o preço real para uma determinada área.

Ao comprar ou vender um determinado espaço, é válido ter desenvoltura para negociar e ficar por dentro de todos os detalhes, por menores que eles sejam. Abaixo, confira as principais informações para vender ou comprar um imóvel pelo preço justo!

Antes de mais nada: o que é um metro quadrado?

Antes mesmo de saber como calcular o valor do metro quadrado do terreno, é importante conhecer as origens desse termo e entender o que, de fato, ele representa para um imóvel.

De uma maneira geral, o metro quadrado (também representado por m²) é uma unidade de medida utilizada pelo Sistema Internacional de Unidades, correspondendo a um quadrado com um metro de comprimento para cada um dos lados.

Para ter uma ideia, 1 metro quadrado (1 m²) é equivalente a 10.000 mil centímetros quadrados (10.000 cm²). O uso dessa medida está diretamente ligado ao cálculo do tamanho específico de uma área. Ela é constantemente utilizada para saber as dimensões de ambientes, terrenos ou imóveis.

Como calcular o metro quadrado de um imóvel?

Para saber como calcular o preço por metro quadrado, é necessário ter alguns fatores em mente. Logo, você aprende todos os detalhes a respeito desse cálculo e dos elementos que estão diretamente envolvidos com esse valor tão esperado em um imóvel.

Cálculo de terreno

Para chegar ao valor do metro quadrado de um terreno, é preciso ficar atento a alguns detalhes relevantes. De uma maneira geral, este é um dos cálculos mais simples de realizar, pois não há uma área construída para ser incluída na operação. 

Será preciso apenas medir os lados da propriedade para chegar ao valor total. Pensando em construir no seu terreno? Então, conheça o melhor cronograma de obra!

Cálculo de casa

Para calcular o valor do metro quadrado de uma casa, o processo é mais complexo, visto que há uma construção nos limites do terreno. Antes de mais nada, será preciso medir a área construída, além de saber toda a metragem envolvida no ambiente externo.

Também é importante estar atento ao fato de que qualquer tipo de construção feita do lado de fora da casa, como piscinas ou churrasqueiras, é acrescentado no cálculo de área útil. A área comum também precisa ser levada em consideração para alcançar o valor correto.

Imagem de um campo aberto com alguns imóveis próximos

Como calcular o valor?

Muitas pessoas têm dúvida sobre como calcular o valor do metro quadrado, principalmente porque é um fator que muda de acordo com a localidade e outros motivos. O valor do metro quadrado em SP por bairro é diferente do valor do metro quadrado no RJ, por exemplo.

Sendo assim, abaixo, veja quais fatores são importantes para realizar o cálculo.

Leve em consideração imóveis semelhantes

Está com dúvida sobre quanto cobrar por metro quadrado? Então, recorra a outras propriedades semelhantes na localidade. Com uma rápida pesquisa na internet, é mais fácil chegar a uma média de preços, evitando que o valor colocado sobre o imóvel seja acima ou abaixo.

Atente-se à localização

Assim como mencionado anteriormente, a localização é um fator determinante para quem deseja definir o valor do metro quadrado. Dessa forma, a dica já passada também serve aqui: fazer uma busca por imóveis da região com a mesma metragem para chegar à média cobrada. Aproveite para conhecer melhor a região onde você vai morar

Cálculo real

Para saber como calcular o valor do metro quadrado, é necessário determinar um valor específico para a propriedade. Depois disso, é preciso conhecer a medida total, em metros quadrados, do imóvel ou do terreno. Para uma construção, é necessário multiplicar o comprimento pela largura de todos os cômodos, somando-os.

No caso de um terreno, o proprietário precisa multiplicar o comprimento do local pela largura, levando em consideração os limites daquele ambiente. Dessa maneira, fica mais simples chegar ao cálculo final do valor do metro quadrado.

Para finalizar, é preciso dividir o preço encontrado no primeiro passo pelo cálculo do metro quadrado encontrado no segundo passo. O valor final representa o preço do metro quadrado de uma propriedade, facilitando a venda ou o aluguel.

Medidas para o cálculo

O preço do metro quadrado é definido pela localidade e por  muitos outros fatores, como modificações no terreno, por exemplo. Sendo assim, leve em consideração os elementos abaixo.

  • Área comum: corresponde aos metros quadrados que, em algum momento, podem ser utilizados por mais de uma pessoa ao mesmo tempo;
  • Área privativa: espaço de uso exclusivo do proprietário, além da parte interna da moradia, como vagas ou depósitos particulares;
  • Área total: aquela que, na fórmula de cálculo de metro quadrado, representa toda a soma das medições diante das áreas privativas e comuns;
  • Comprimento e largura da área: fazem toda a diferença na hora de realizar o cálculo relacionado ao preço do metro quadrado;
  • Soma total do imóvel: permite chegar ao cálculo real de quanto irá custar o metro quadrado, assim como foi ensinado anteriormente.

Quer saber mais sobre os preços dos imóveis?

Agora que você já sabe como calcular o valor do metro quadrado, aproveite para descobrir mais sobre o mercado imobiliário no blog da Viva Real! Para entender como as pessoas anunciam imóveis, confira nosso artigo sobre quanto pagar no aluguel de um apartamento!